facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-e-padres-com-ate-10-anos-de-sacerdocio-participam-de-encontroCom o objetivo de promover dias de convivência e fraternidade entre o Bispo, Dom Edney Gouvêa...
sede-paroquia-santana-realiza-missa-em-hotel-de-idosos-em-campo-do-coelhoCom imensa felicidade, os moradores do Hotel de Idosos Ville Vive, situado na estrada...
sede-bispo-conduz-formacao-em-encontro-vicarial-de-catequese-de-2017No domingo (12/11), das 14h às 17h, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede, participaram...

NOTA OFICIAL

Ao Clero e aos fiéis desta Igreja Particular de Nova Friburgo comunicamos que o sacerdote Sadraks Gualberto do Couto, após transcorrido o regular processo canônico, perdeu de forma definitiva e irrevogável o estado clerical e também a obrigação do celibato, por força do rescrito da Sé Apostólica, conforme o cân. 290, 3º, do Código de Direito Canônico.

Em virtude do cân. 292, a perda do estado clerical tem as seguintes consequências:

a) perda dos direitos inerentes ao estado clerical, das dignidades e funções eclesiásticas, e das obrigações próprias;

b) proibição de exercer qualquer forma de ministério, salvo a absolvição sacramental a qualquer fiel em caso de perigo de morte, conforme os cânones 976 e 986, parágrafo 2.

O sacerdote ora dispensado, em data de 22 de fevereiro de 2017, pediu ao Santo Padre a graça da dispensa do celibato e das obrigações inerentes à Sagrada Ordenação.

A Congregação para a Doutrina da Fé, depois de atento estudo da documentação, apresentou o pedido ao Santo Padre que, em data de 30 de junho de 2017, concedeu a graça pro bono Ecclesiae.

A plena eficácia do rescrito teve lugar a partir do dia 18 de agosto de 2017, ocasião da notificação ao sacerdote dispensado.

Nova Friburgo, 22 de agosto de 2017
Memória de Nossa Senhora Rainha

Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo Diocesano de Nova Friburgo

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso