facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
governo-itinerante-litoral-comunidades-recebem-dom-edney-para-sacramento-da-crismaO Sacramento da Confirmação é o que completa o Batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito...
dom-alberto-taveira-inaugura-barco-hospital-papa-francisco“Com a bênção e inauguração deste barco hospital nós estamos dando uma resposta concreta,...
litoral-governo-itinerante-comunidade-malvinas-recebe-visita-do-bispo-dom-edneyEm prosseguimento aos compromissos do 8º Governo Itinerante do dia 14/8, foi a vez da Capela...
bispo-preside-missa-em-desagravo-a-profanacao-de-templo-em-macaePassados exatamente quatro dias do ataque sofrido, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em...
governo-itinerante-bispo-visita-fazenda-esperanca-em-macaeA unidade macaense da Fazenda da Esperança recebeu, no dia 13/8, a visita do Bispo Diocesano,...

“Igreja e família têm que caminhar juntas!”, diz Bispo em formação

A Comissão Diocesana Vida e Família promoveu um encontro formativo na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo, no dia 14/7. A programação contou com a presença do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e das Coordenações Nacional, Regional, Diocesana, Vicarial e Paroquial. Aproximadamente, 100 pessoas estiveram presentes ao longo do evento, que tratou sobre os Encontros de Preparação para Vida Matrimonial (EPVM).

site destaque 2019 epvm 1

Realizada no salão do Centro Social, a atividade teve início com um momento de oração. O orientador da formação foi o Responsável Nacional do Setor Pré-Matrimônio, André Parreira, que também é membro da Assessoria Pedagógica da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e do INAPAF. As palestras tiveram como tema: A Preparação para o Matrimônio nos documentos da Igreja nos últimos 50 anos; As etapas da Preparação para o Matrimônio; O que é a Preparação Próxima? Uma sugestão para a Preparação Próxima - Livro Matrimônio: Encontros de Preparação; e, Publicidade dos EPVM na Paróquia. Ao longo da programação, foram feitos trabalhos em grupo e a apresentação de um painel por Vicariato. Os participantes também puderam tirar suas dúvidas. O encontro também contou com um espaço kids.

Orientações do Bispo Diocesano

Em sua fala, Dom Edney abordou que “não adianta tratar da realidade do matrimônio no pós se o pré-matrimonial não tiver sido bem trabalhado. O pré-matrimonial começa bem antes da preparação próxima ao casamento”. E complementou.

- Essa preparação para a vida matrimonial começa na adolescência, quando iniciam os primeiros encontros, namoros, onde ainda está acontecendo o discernimento da vocação, do caminho que se quer trilhar pelo resto da vida. Sabemos que um adolescente se coloca diante de muitas possibilidades, mas ele terá que afunilar até chegar a conclusão do que de fato vai empreender. Até esse passo, chamamos de discernimento vocacional ou acompanhamento vocacional. É um trabalho árduo, desafiador, que precisamos ter a coragem de abraçar com nossos jovens.

site destaque 2019 epvm 5

O Epíscopo também pontuou a importância do diálogo e que ele é fundamental entre os pais e os filhos.

- O setor matrimonial pode ajudar bastante nos diversos encontros de casais, nessa promoção do diálogo intrafamiliar, ou seja, de que os jovens comecem a ver nos próprios pais uma presença amiga, em que poderão se apoiar, se espelhar, para ajudar nesse discernimento. A igreja também pode e deve fazer muito. É preciso que a comunidade paroquial abrace, primeiro, os jovens, ajudando nesse processo de descoberta. Igreja e família têm que caminhar juntas!

“É muito importante que as nossas comunidades, motivadas por diversos meios pela Pastoral Familiar, abracem mais os jovens casais”, exortou o Prelado sobre o trabalho a ser desenvolvido com os recém-casados. “Se não soubermos preparar bem aqueles que estão ao nosso redor, o que vamos dizer para os que estão distantes? Para os que procuram a igreja somente com o objetivo de casar?”, questionou.

site destaque 2019 epvm 4

O momento com o Bispo foi encerrado com uma palavra de encorajamento para a continuidade dos trabalhos da Pastoral Familiar e uma foto com todos os presentes. Posteriormente, André retomou o circuito de palestras e pontuou que é preciso fazer uma catequese pré-matrimonial. O palestrante também apresentou diversos documentos da Igreja no mundo e no Brasil sobre o assunto. “O que esses documentos nos apontam? O ideal é que a preparação se estenda por um tempo razoável, acompanhando os períodos do namoro e, principalmente, do noivado. Quanto antes começarmos a acompanhar, melhor é!”. Logo após, aconteceu uma pausa para o almoço e, na parte da tarde, foram realizados os trabalhos em grupo.

Depoimentos

O palestrante, André Parreira, ressaltou que “a família é um patrimônio para a Igreja e nós tratamos bem do patrimônio. Para cuidar bem, precisamos saber como fazê-lo. A Igreja possui muito material, muita informação, de como zelar pelas famílias, a começar pela preparação para o matrimônio. O encontro é para isso: transmitir o que a Igreja diz e espera de cada um”.

site destaque 2019 epvm 2

A Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar, o casal Ana Cristina e Amauri Marques, destacou a importância deste encontro.

- É de suma importância fazer essa formação. Nossa proposta na Diocese é que todos os Vicariatos possam compreender e aprender, ter essa formação por igual para que estejamos em consonância com o Regional e o Nacional, falando sempre a mesma linguagem e com o objetivo de formar esses casais para a preparação do matrimônio – disse Ana Cristina, ressaltando que esse processo contribuirá para o fortalecimento do pós matrimonial e a diminuição dos casos especiais.

Encontro Vicarial de Viúvos e Viúvas

site destaque 2019 epvm 3

A Coordenadora Diocesana também salientou que em 4/8 acontecerá um encontro do Vicariato Sede para viúvos e viúvas, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia, a partir das 8h30. O objetivo deste evento é o acolhimento na Igreja e em especial na Pastoral Familiar, daqueles que passaram pela perda de seus cônjuges.

- Começamos esse ano fazendo uma formação geral com todos os agentes da Pastoral Familiar e conforme acontecem nossas reuniões, conversamos sobre as necessidades. Vamos seguindo as diretrizes nacionais e regionais, mas também as necessidades da nossa Diocese. Estamos fazendo esse trabalho agora com o Setor Pré-Matrimonial e também com os Casos Especiais.

As inscrições devem ser feitas nas secretarias paroquiais.

Texto e fotos: Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso