facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-do-laicato-festa-de-nossa-senhora-das-gracas-comecou-neste-final-de-semanaA tradicional festa de Nossa Senhora das Graças teve início neste sábado, 17, e movimentou o...
sede-pastoral-familiar-do-vicariato-tem-novo-assessor-e-novos-integrantes-na-comissao-vicarialA Pastoral Familiar do Vicariato Sede passou por um momento de transformação. Em reunião...
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...

Bispo e seminaristas participam de encontro da Província

A Diocese de Campos dos Goytacazes acolheu no dia 17/8, os Bispos e seminaristas da Arquidiocese e das Dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Niterói. O Bispo de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, esteve no evento acompanhado do Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, Pe. Alex Paiva; do Prefeito de Disciplinas desta Casa de Formação, Diácono Pablo Guimarães; e dos seminaristas da Diocese. O encontro, marcado por momentos de espiritualidade, formação e convivência fraterna, contou com a presença dos demais Bispos e seminaristas desta circunscrição eclesiástica.

site destaque encontrodaprovincia 2018 1

A cada ano o encontro dos seminaristas acontece em uma modalidade: um ano é com a presença de todo o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e, no seguinte, é divido por Província. A Província Eclesiástica de Niterói é formada pela Arquidiocese de Niterói, pelas Dioceses de Nova Friburgo, Campos e Petrópolis e pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney.

Durante o 19º Encontro dos Seminaristas, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, fez uma conferência sobre a Mistanásia, tendo como base o livro de sua autoria: “A morte social: Mistanásia e Bioética”, resultado do estudo conclusivo do curso de Pós-Doutorado em Bioética na Universidade São Camilo. Na palestra, Dom Luiz falou sobre o papel da Igreja Católica, em especial dos novos sacerdotes, que tem a missão da preservação da vida e da dignidade humana.

site destaque encontrodaprovincia 2018 3

O encontro foi concluído com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Paz, sendo concelebrada por Dom Edney, Dom Fernando Rifan (Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney), por Dom Luiz Ricci e demais padres das Dioceses participantes. A cerimônia aconteceu na Paróquia Santa Teresinha, no bairro da Pecuária.

Durante a Eucaristia, tendo por base o Evangelho do dia (Mt 19,3-12), Dom Roberto abordou a proposta do IX Encontro Mundial das Famílias - “Evangelho da Família, alegria para o mundo” -, e a importância da Pastoral Familiar para o seminarista.

- Acreditar e viver a alegria de ser e se ter uma família, é motivo de reconhecimento e testemunho de esperança. Sabemos, por experiência, que o núcleo familiar é o melhor lugar para viver e conviver, porque é onde somos tratados pelo que somos, independente do que temos, pensamos ou aparentamos. O lar é, como dizia São João Paulo II, o lugar da genealogia da pessoa, da sua gestação, formação e de seus relacionamentos basilares – destacou Dom Roberto.

site destaque encontrodaprovincia 2018 5

Após a Missa, aconteceu um almoço de confraternização entre os participantes. Os jovens também puderam aproveitar o momento para praticar esportes.

Depoimentos

O Reitor do Seminário Diocesano de Nova Friburgo, Pe. Alex Paiva, destacou a união entre os formadores e os jovens.

- Para o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, pertencente à Diocese de Nova Friburgo, este encontro é especial, pois nos leva a observar a importância de caminharmos unidos na formação de nossos futuros sacerdotes. Esta união começa pelo conhecimento entre os seminaristas e os formadores, momento em que também trocamos experiências e compartilhamos nossas realidades, vivenciando a dinâmica da Igreja em saída. Que a Imaculada Conceição interceda por nós!

O Prefeito de Disciplina da Casa de Formação em Nova Friburgo, afirmou que “foi muito bonito ver os seminaristas das Dioceses de nossa Província reunidos. O dia de oração e convivência incentiva entre eles a amizade sacerdotal, tão importante para o futuro ministério.

site destaque encontrodaprovincia 2018 2

Daigo Oliveira, seminarista do primeiro ano de Filosofia na Diocese de Nova Friburgo, acentuou que “foi uma experiência muito rica. Essa foi a segunda edição que participei. Lá pudemos partilhar vários momentos, entre eles a palestra, a Santa Missa e depois uma convivência fraterna entre os seminaristas, na qual pudemos conhecer os demais jovens e desde já começar aquilo que o Documento da Igreja Pastores Dabo Vobis pede, que é a fraternidade sacerdotal”.

O Seminarista Alan Nogueira de Souza, da Diocese de Campos, falou sobre a importância do encontro no sentido de auxiliar os futuros sacerdotes, promovendo além do lazer a partilha de experiências.

- Para a Diocese de Campos foi uma grande alegria sediar o 19º Encontro da Província de Niterói. Certamente, ficamos muito gratos com a presença dos Senhores Bispos das Dioceses da nossa Província Eclesiástica, que sempre nos oferecem um testemunho vocacional e ao mesmo tempo nos fortalecem na caminhada; dos formadores dos seminários, os quais têm a árdua missão e ao mesmo tempo a magnitude de nos formar futuros pastores das ovelhas, sempre nos apoiando e indicando o melhor caminho a seguir; e, por fim, e não menos importante, a cada irmão seminarista que veio para juntos vivermos essa experiência de fraternidade vocacional.

Texto: Monara Teixeira e Ricardo Gomes
Fotos: Fabrício Luís Meira da Silva - Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso