facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...
agradecimento-da-cnbb-a-dom-edney-gouvea-mattosoLeia abaixo a íntegra da carta de agradecimento que a CNBB divulgou em seu site a Dom Edney...

Dom Edney preside Solenidade da Imaculada e 150 anos da Catedral

Certamente, o dia 8 de dezembro de 2019 será uma data memorável para os fiéis da Diocese de Nova Friburgo. Nesta ocasião, além de celebrar a Padroeira Principal, a Imaculada Conceição, foi comemorado o Jubileu de 150 anos de fundação da Catedral de São João Batista. Para celebrar a data, não poderia faltar a Santa Missa em Ação de Graças e um grande bolo para promover a confraternização entre os presentes. A Eucaristia deste dia solene foi presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e a homilia foi proferida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, O. Cist.. A cerimônia foi concelebrada por diversos padres deste território episcopal e por sacerdotes convidados, contando com a presença de autoridades civis e de uma grande parcela de fiéis. Confira o que aconteceu!

Entrada Solene

site destaque 2019 150anoscatedral 1

Iniciando a programação religiosa deste dia festivo, por volta das 9h, Dom Edney adentrou a Catedral aspergindo e abençoando o povo de Deus. Acompanhado de Dom Orani e do Vigário Geral da Diocese e Pároco, Pe. Marcus Vinicius Macedo, o Prelado fez um momento de oração pessoal na Capela do Santíssimo e cumprimentou as autoridades presentes. Na oportunidade, Pe. Marcus ressaltou a importância da presença de Dom Orani durante a cerimônia. “A Matriz, quando foi inaugurada em 8 de dezembro de 1869, contou a presença do então Bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria Lacerda. E, por isso, Eminência, sentimo-nos honrados com vossa presença entre nós e, sobretudo, pedimos que demonstre ao Santo Padre o nosso filial afeto e adesão ao Seu Pontificado”.

O Bispo de Nova Friburgo recordou que “Dom Orani celebrou, no dia de ontem, 45 anos de Ordenação Sacerdotal. Entre as intenções dessa Santa Missa, colocamos o seu ministério”.

Ritos iniciais

Nos ritos iniciais, Dom Edney saudou Dom Orani e o clero ali presente. As autoridades, os paroquianos e todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para a realização deste jubileu também foram recordados.

site destaque 2019 150anoscatedral 2

- Meus irmãos e irmãs, nessa data tão solene e festiva em que não só comemoramos a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, nossa Padroeira, queremos também celebrar e elevar a nossa Ação de Graças a Deus pelos 150 anos da Matriz de São João Batista. Esta Igreja, ao longo de um século e meio, vem cumprindo a missão de ser farol, de ser luz, de apontar caminhos em tempos muitas vezes difíceis, evangelizando, levando Jesus não somente a esta cidade, mas, como Catedral desde 1960, sendo a Mãe e a grande referência de todas as Igrejas da nossa Diocese – disse o Bispo, saudando, logo em seguida, a cada um dos presentes.

“Dom Orani acolheu com muito carinho o convite para proferir a homilia desta Santa Missa Solene, que marca de certa forma um elo histórico entre o passado e o presente. Estava presente na criação desta Igreja a Arquidiocese do Rio de Janeiro, está presente na ação de graças dos 150 anos, a Arquidiocese do Rio de Janeiro”, pontuou o Bispo.

Homilia

A homilia foi proferida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que, ao longo de sua pregação, abordou questões históricas, as leituras do dia e a importância da Igreja Católica na sociedade como luz de Cristo.

site destaque 2019 150anoscatedral 7

- Caríssimo Dom Edney, agradeço as palavras a mim dirigidas e o convite para estar aqui neste dia tão significativo e importante não só para esta Igreja Catedral nos seus 150 anos, mas também para toda a Diocese de Nova Friburgo. Realmente, caríssimos irmãos e irmãs, são muitos os vínculos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro com esta querida Diocese de Nova Friburgo – disse Dom Orani no início de sua homilia.

- A antiga Igreja Matriz, hoje Catedral, traz consigo um pouco da história da própria cidade. E, a Igreja Católica tem esse cuidado justamente de estar atenta a esses sinais e levar adiante com grande preocupação para que se preserve os valores, a história, a memória, e, ao mesmo tempo, que as novas gerações possam conhecer um pouco mais daquilo que significou os inícios dessa trajetória.

site destaque 2019 150anoscatedral 8

Relacionando a Solenidade da Imaculada Conceição com a data de fundação da Catedral, o Arcebispo abordou a figura de Maria.

- A bela providência de ter sido inaugura a Igreja Matriz, hoje Catedral de São João Batista, justamente no dia da Imaculada Conceição, é para nós uma oportunidade de olhar também a figura de Maria nesse contexto do Advento. O Tempo do Advento, da expectativa de um lado, e da preparação para a primeira vinda do Senhor de outro. Como lembra bem São Bernardo, entre a primeira e a segunda vinda estarmos abertos a Sua vinda hoje em nossa história e em nossa vida. E, para isso, Maria é o grande sinal. O próprio fato da Imaculada Conceição aparece para nós como uma oportunidade de vivermos bem o Advento, seja Maria que está prestes a dar à luz ao seu Filho Jesus, seja Maria que foi preparada para ser a habitação do Verbo.

A respeito da Liturgia do dia, o Cardeal abordou a leitura do Livro do Gênesis sobre o pecado original e pontuou que “em Maria vemos aquela que soube ouvir e dizer o seu sim ao plano do Senhor. É um convite a todos nós, caríssimos irmãos e irmãs, a vermos como Deus nos prepara também. Somos chamados a fazer a nossa parte”.

site destaque 2019 150anoscatedral 9

“O Jubileu é um tempo de recomeço, de retomada, não só lembrando o passado, mas atuando hoje como se estivéssemos começando”, disse o Arcebispo recordando desde antes da construção desta Igreja até os tempos atuais. “Dom Edney me apresentava o Ambulatório Bento XVI, que já atendeu mais de 50 mil pessoas nos últimos anos. É a presença da Igreja que não se reduz somente a beleza da história, mas também vai trabalhando nos tempos atuais. Celebrar um jubileu é olhar também essa responsabilidade nossa de hoje, de ver como podemos ter esse entusiasmo inicial”.

O Arcebispo pontuou a importância do testemunho cristão na sociedade, assim como os valores, a fraternidade, a conversão pessoal e a busca por um mundo melhor. “Cabe a nós cumprirmos muito bem a nossa missão de cristãos na sociedade”.

Finalizando, exortou. “Temos certeza que o Espírito Santo, que foi conduzindo a nossa vida e a Igreja até hoje, sempre nos iluminará e nos conduzirá para o futuro. Mas, Ele espera de nós a mesma resposta de Maria: “Cumpra-se em mim segundo a Tua Vontade”. Que a nossa vontade se configure com a de Deus!”.

Homenagens

site destaque 2019 150anoscatedral 5

Muitas homenagens foram feitas para complementar as alegrias desse tão esperado dia. Inicialmente, o Prefeito de Nova Friburgo e a Primeira Dama, Renato e Cristina Bravo, dirigiram palavras de agradecimento a Igreja Católica pelo importante trabalho desenvolvido nesta cidade e informaram que em maio de 2020, por ocasião do aniversário do município, será lançado um livro especial sobre o Jubileu de 150 anos da Catedral. Logo após, o Presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Alexandre Cruz, acompanhado dos Vereadores Professor Pierre e Nami Nassif, entregou uma Moção Honrosa ao Bispo e ao Pe. Marcus.

Claro, para selar este momento, não poderiam faltar aqueles que, junto ao Pároco, trabalham incansavelmente para ser Igreja: os paroquianos. Emocionados, eles dirigiram agradecimentos: ao Bispo Diocesano; ao convidado ilustre, Dom Orani; aos sacerdotes, autoridades e povo de Deus ali presentes; aos que colaboraram para o desenvolvimento pastoral na Catedral ao longo dos 150 anos; e, recordaram alguns trabalhos sociais importantes desta Igreja. As restaurações realizadas ao longo deste último ano – Capela do Santíssimo e do Batismo – também foram salientadas como um importante passo na retomada das pinturas originais do templo. Neste momento, foi anunciada a criação e lançamento da Cerveja Artesanal Matriz 150 anos, desenvolvida especialmente para o Jubileu. Os Epíscopos e o Pe. Marcus foram presenteados com flores e uma placa.

site destaque 2019 150anoscatedral 4

Na oportunidade, Dom Edney expressou sua gratidão por este dia.

- Penso que esse momento coroa todo o ano jubilar que tivemos a oportunidade de viver, e de uma forma muito bonita, pois fizemos um elo entre o hoje e uma lembrança com o que já passou. Todos os anos vividos como Matriz, os Párocos que aqui estiveram, Monsenhores que passaram por esta Igreja Catedral, cada um dando a sua contribuição para fazer o que hoje esta Igreja é: um sinal, um marco da evangelização, que vem levando a história até a sua consumação final. Não podemos deixar de lembrar também dos Bispo Diocesanos que por aqui passaram.

Concluindo, dirigiu-se ao Cardeal.

- Dom Orani, sua presença entre nós mais do que uma honra é uma grande referência, que nos ajuda a olhar para frente com olhos de esperança, confiança, e, de fato, vamos entregar esta história para outros que virão um dia, para que todo esse trabalho possa continuar. Nós passamos, os padres, os bispos, todos nós passamos. Mas, este templo fica como um memorial, como uma testemunha silenciosa e, por isso mesmo, tivemos tanto empenho para trazer de volta a expressão da fé daqueles que nos antecederam. Queremos lembrar também de todos os paroquianos, desde o início, que ajudaram o Padre Jacob Joye no começo de tudo e, depois, a todos os outros. Obrigado a todos que colaboraram para que esta história fosse escrita, os que estão entre nós e os que já estão junto de Deus e intercedem por nós.

Placa comemorativa

Após a bênção final, todos se dirigiram para a porta da Igreja Matriz para o descerramento da placa comemorativa pelo Jubileu dos 150 anos.

Bolo dos 150 anos

site destaque 2019 150anoscatedral 3

Este momento não poderia passar sem uma saborosa iguaria presente nas celebrações: o bolo! Para esta ocasião, as pastorais e paroquianos da Catedral se reuniram e além de dar sabor espiritual à vida dos irmãos, deram um show de sabor gastronômico, confeccionando um bolo com 10 metros de largura. Feito com muita dedicação e carinho, cada receita foi ornada com imagens da Catedral, de suas pastorais, movimentos e de momentos especiais que marcaram esses 150 anos de história.

Após abençoar o bolo, Dom Edney cortou o primeiro pedaço, ofertando-o ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani. Posteriormente, todos os presentes puderam desfrutar de um momento de confraternização na Praça Dermeval Barbosa Moreira.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso