facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

37º Unidade enche de alegria milhares de corações

unidade dia1Mais de 8 mil pessoas em um grande momento de fé encheram de alegria a cidade de Santa Maria Madalena. A 37º Unidade Diocesana, realizada neste sábado (30), mobilizou mais de 600 colaboradores paroquianos, um verdadeiro exército azul, assim chamado pelo Bispo Diocesano, que prepararam tudo com muito carinho e dedicação para receber os peregrinos vindos dos 19 municípios que compõem a Diocese de Nova Friburgo.

Na linguagem do Papa Francisco “A Alegria do Evangelho” vem impulsionando os católicos a marchar com ritmo sempre crescente rumo à plenitude do amor para celebrar a alegria de ter encontrado Jesus. Assim a Diocese de Nova Friburgo, tem trabalhado para estimular uma nova “obra” de conversão pessoal e pastoral, já que cada ação na Igreja deve ser missionária no sentido em que ser Igreja é estar em saída; em saída permanente.

Na abertura da 37º Unidade Diocesana em Santa Maria Madalena, Dom Edney Gouvêa Mattoso, falou aos fiéis:

- E vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo.

unidade dia

Peçamos a Deus que nos faça viver da eucaristia e assim façamos da nossa própria vida: Eucaristia e Missão. Renovemos nosso modo de agir e pensar, ritmando-os na promessa do senhor: Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos (Mt 28, 20).

Nossa verdadeira alegria e fonte de renovação é a certeza de não estamos sóis, pois Cristo permanece vivo em sua Igreja. E não nos esqueçamos: O nosso coração eclesial deve bater no compasso da missão.”

O tema desta edição, “A Alegria do Evangelho Enche o Coração", está relacionado com o Ano Eucarístico. Segundo o Vigário geral Pe Marcus Vinícius, temos que ter fé perante os obstáculos que nos são impostos todos os dias.

unidade dia3- Sem dúvida alguma temos que colocar na nossa fé a certeza da vitória diante de tantos desafios que enfrentamos em nossa sociedade.

Nessa edição da 37º Unidade Diocesana os participantes puderam encontrar almoço, lanches, feira de livrarias, atendimento de confissões, palestras, Adoração ao Santíssimo Sacramento e entre outros.

À tarde, a Coroação de Nossa Senhora emocionou os presentes. Um dos momentos aguardados pelos fiéis era o show de Eugênio Jorge. Ao som de canções como “Ninguém te ama como Eu”, o público louvou ao Senhor e agradeceu por todas as bênçãos conquistadas.

Santa Missa

Para encerrar o dia de atividades, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, que esteve entre os fiéis durante todo o dia, presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelos Vigários e sacerdotes de toda a Diocese. Além deles, estavam presentes Diáconos permanentes, diáconos em preparação para ordenação sacerdotal, seminaristas e autoridades civis e militares.

unidade dia6

O anuncio de Jesus Cristo dirigido a todas as nações da terra faz nos perceber exatamente que ninguém está excluído desse anuncio.

Em sua homilia, comentando a primeira leitura, o prelado explicou que Deus escolheu em primeiro lugar o homem, o ser humano e Ele não vai pedir de ninguém aquilo que ele mesmo já não tenha dado. Mas alertou: “A quem muito foi dado, muito será cobrado (Lc 12,48)”

Dom Edney lembrou que nós de fato, como Igreja, devemos tomar consciência da nossa vocação e missão para nos tornarmos multiplicados da boa nova, colocando a serviço de todos os dons que Ele nos deu. “A nossa sociedade de hoje exige de nós cada vez mais comprometimento. Um dos maiores pecados que um ser humano pode cometer é a omissão.” Alertou o Bispo.

Para ele, nós que formamos esse grande corpo eclesial que é a Igreja Particular de Nova Friburgo, temos uma grande missão pela frente: anunciar, evangelizar...

A Diocese de Nova Friburgo tem se destacado com grandes iniciativas pastorais já que vem se redescobrindo a dimensão missionaria da pastoral e ocupando cada vez mais, lugar privilegiado.

No ano em que foi proclamado o Ano Eucarístico, o bispo alertou que devemos ver no sacramento da eucaristia, esse sacramento de compromisso. “Receber o Senhor em nós, significa comprometermos com Ele diretamente. Quem comunga o Corpo do Senhor, procura fazer transformar a sua vida, numa só com ele.” Comentou.

unidade dia2O bispo diocesano ainda insistiu para que coloquemos esses dons de forma generosa e amorosa do seio da Igreja a serviço dos irmãos.

Antes do anuncio do lugar que irá sediar a próxima unidade o Padre Celso Diniz aproveitou para agradecer ao Prefeito Sr. Clementino e a todos que ajudaram a realizar este evento. Em especial, agradeceu ao pároco da Paróquia de Santa Maria Madalena, Pe José Rial pela confiança que ele depositou a ele para realizar essa grande festa.

Com muita alegria no coração, Dom Edney anunciou que a Paróquia de Santa Terezinha, em Nova Friburgo, irá acolher o 38º Dia da Unidade.

Texto e fotos: Jorge Ronald

Veja mais fotos na nossa página no Flickr. Clique aqui

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso