facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-preside-missa-dos-40-anos-da-paroquia-imaculada-conceicaoQuatro décadas de história celebradas com muito louvor. Assim aconteceram as comemorações...
norte-capelas-em-valao-do-barro-celebram-sao-sebastiaoNo dia 20/01, as Capelas dedicadas a São Sebastião nas comunidades da Minguta e Ponte Faria,...
1-encontro-nacional-de-assessores-juridicos-de-diocesesSegundo carta de convocação enviada aos bispos/arcebispos, dia 13 de dezembro, será um tempo...
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...

Bispo recebe Moção da Câmara de Vereadores de Cantagalo

NOV mocaoNa última quarta-feira (04), Dom Edney Gouvêa Mattoso recebeu uma Moção de Parabenização do Poder Legislativo do Município de Cantagalo. A condecoração homenageia o Bispo da Diocese de Nova Friburgo pela elevação do Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento que ocorreu na culminância do Ano Eucarístico Diocesano. Também foi homenageado o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Sergio da Rocha, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, e o Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Jeferson Fernandes Nóbrega.

A sessão solene foi realizada na Sala de Sessões Patrono Cívico Tiradentes e contou com a participação da comunidade cantagalense marcada pela presença da parcela católica local. Ao receber a homenagem, o bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, externou a alegria em recebê-la do Poder Legislativo cantagalense afirmando que a elevação do Santuário é resultado de um intenso trabalho de pastoral na Diocese e que produzirá abundantes frutos por toda a história vindoura.

Discursaram o Vereador Ciro Fernandes, relator da Moção, o Presidente da Casa Legislativa, representando os demais vereadores, e o Pároco de Cantagalo e Reitor do Santuário, Pe. Jeferson.

NOV mocao-G

Texto e foto: Matheus Diniz

CONHECENDO A MOÇÃO

“Senhor Presidente,
Senhores Vereadores,
Senhoras Vereadoras,

CIRO FERNANDES PINTO, vereador infra-assinado, no uso de suas atribuições regimentais, vem perante Vossas Excelências, ouvido o Doutro Plenário, apresentar MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO ao Núncio Apostólico no Brasil, V. Ex.ª Revmª Dom Giovani D’Aniello, representante diplomático da Santa Sé no Brasil, V. Ex.ª Revmª Dom Edney Gouvêa Mattoso, Bispo da Diocese de Nova Friburgo, que administra a Igreja Católica na região, Revmº Padre Jeferson Fernandes Nobrega e toda Comunidade pela elevação da Paróquia do Santíssimo Sacramento à categoria de Santuário, através de Decreto Diocesano, lido no dia 04 de junho do corrente ano, na Santa Missa de Corpus Christi, dia do seu Padroeiro, o Santíssimo Sacramento.

A Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo foi criada em 09 de outubro de 1796, com arquitetura privilegiada, sendo um cartão postal de nossa querida cidade e a sua mudança de status atrairá, com certeza, mais fiéis para o Santuário.

É com imensa alegria que o povo de Cantagalo vê um de seus principais patrimônios ser tomado por tamanha importância. Nossa Igreja, erguida no centro da cidade, é um marco primordial para onde o cantagalense e os peregrinos olham e reconhecem a ação de Deus na sua vida e na sua História. E é uma das mais visitadas da região por peregrinos de outras cidades e estados, que vão ao templo com o intuito de rezar e pedir graças, sendo assim, merecedora deste título, pela importância arquitetônica, atendimento aos fiéis, trabalho pastoral, visitas de peregrinos e sua história.

Cantagalo é uma cidade turística pelas belezas naturais, e por ser a cidade natal de um dos maiores escritores deste país, Euclides da Cunha. Ao ser nossa Igreja elevada à qualidade de Santuário, o nosso munícipio incrementa ainda mais potencialidades, proporcionando maior fluxo de peregrinos e, assim, fomentando e promovendo a economia local.

O ato evidencia tamanha importância, não somente para a comunidade católica, mas também, para todos os cidadãos cantagalenses que rejubila de alegria pelo fato de ter em sua sede um Santuário do Santíssimo Sacramento, o que possibilita a divulgação do nome de nossa cidade e de sua integração religiosa e cultural com os demais municípios. Porém, nossa Igreja não é simplesmente um monumento ou um ponto turístico. Ela é um símbolo de fé de um povo, local de reunião com nosso Deus. É ainda a representação da nossa “igreja interior”, o nosso coração, onde Deus faz sua morada privilegiada. E não podemos esquecer de que ela é também um lugar de encontro com os irmãos, pois ninguém se salva só, porque

Cristo entregou a Sua vida por todos. Enfim, é o presente espiritual de Deus para a nossa Cidade.

A elevação a Santuário é uma conquista do povo católico de Cantagalo. Parabenizamos o Padre Jeferson Nobrega por essa importante conquista, e também agradecemos os outros padres que por aqui passaram, como também todas as milhares de pessoas que ajudaram a construir esta história que, em outubro de 2015 contará 219 anos.

Destacamos a dedicação e o envolvimento de cada voluntário, que não mediu esforços e dedicou dias na organização e execução deste grande evento.

Sem duvida, o sorriso estampado no rosto e a satisfação de cada colaborador e de cada presente, foram essenciais para a celebração desse importante acontecimento.

Com certeza, o esforço e dedicação oferecidos a esse histórico episódio, foram suficientes para manter uma grande interação entre todos. Sendo assim, saúdo a todos que participaram desse momento histórico na vida de nossa comunidade Católica.

Momento histórico porque, a dignidade do título que a nossa Igreja recebeu, coroa com especial júbilo a vivência na fé, que a comunidade católica bicentenária, realiza na sua missão de “ser sal, luz e fermento” para todos os seres humanos.

Na verdade, a dignidade precede o título! De fato, o título de Santuário concedido a nossa Igreja, nada mais é que o reconhecimento da intensa vida pastoral e sua beleza arquitetônica e transcendência histórica. Características essas que foram reconhecidas por parte da nossa Diocese e por autoridades católicas.

Nesta oportunidade, rogamos ao Santíssimo que interceda, sempre, por aqueles que trabalharam em prol da nossa cidade e pela edificação do Reino de Deus nos corações dos homens. Deus os recompense!

Diante do exposto, é com grande satisfação que solicitamos que se registre, nos Anais desta Casa Legislativa, os nossos cumprimentos a toda comunidade do Santuário do Santíssimo Sacramento de Cantagalo, desejando-lhe muita saúde, paz, fé e prosperidade, para continuar com as obras, e atender aos peregrinos dos quatro cantos do mundo, levando assim o nome de Cantagalo, e principalmente, de Nosso Santíssimo Sacramento. E que seja encaminhada cópia desta Moção ao Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, V. Ex.ª Revmª. Dom Sergio da Rocha, SE/SUL – Quadra 801 – Conjunto “B” – 70.200 – 014 – Brasília-DF, Ao V. Ex.ª Revmª Bispo Diocesano de Nova Friburgo-RJ Dom Edney Gouvea Mattoso, Rua Carlos Baltazar da Silveira, nº 36 - Centro - Nova Friburgo-RJ, ao representante diplomático da Santa Sé no Brasil, V. Ex.ª Revmª Dom Giovanni D’Aniello, SES - Av. das Nações, 801, lote 1 – Brasília-DF cep: 70401-900 , Ao Reitor e Pároco Revmº. Pe. Jeferson Fernandes Nóbrega, Rua César Freijanes - s/n, Cantagalo - RJ, 28500-00.

Sala das Sessões, Patrono Cívico Tiradentes, em 30 de junho de 2015.”

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso