facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
pastoral-diocesana-se-reune-para-vigilia-pelos-mortos-de-aidsAgentes de Pastoral, familiares, amigos e portadores de HIV/AIDS se reuniram no dia 21 de maio...
norte-nucleo-diocesano-do-ministerio-de-jovens-promove-evento-em-macucoRepresentando o Núcleo Diocesano do Ministério de Jovens, Bárbara Soares, Alberto Luciano,...
dom-edney-preside-eucaristia-na-comunidade-de-sao-felix-em-laranjaisIniciando a segunda semana do Governo Itinerante no Vicariato Norte da Diocese de Nova...
sede-santo-isidro-e-celebrado-com-tratoraco-e-missa-do-lavradorAs vias do terceiro distrito de Nova Friburgo, Campo do Coelho, foram tomadas por uma carreata...
dom-edney-inicia-governo-itinerante-no-vicariato-norteOs fiéis do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo se reuniram na noite do dia 16 de maio...

SEDE: Pe. Gilmar é empossado Pároco de Nossa Senhora das Graças

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo, iniciou na noite da quinta-feira (11/5), uma nova etapa de sua história. A comunidade recebeu neste dia o seu novo Pároco, o Pe. Gilmar Rodrigues. A cerimônia de posse foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo. O templo ficou repleto de paroquianos desta comunidade e também de Sant’Ana, em Japuíba, da qual o Sacerdote era Pároco, até então.

O Pe. Rodrigo Fonseca (novo Pároco de Japuíba), o Pe. Alexandre de Albuquerque (Pároco de São Roque), o Pe. Lourenço Ferronato, EP (Mestre de Cerimônias da Diocese e Responsável pelos Arautos do Evangelho), o Pe. Marcelo Talon (Administrador Paroquial de Sant’Ana, em Campo do Coelho), e o Pe. Fernando Pacheco (Vice-Reitor do Seminário Diocesano); concelebraram.

pose

- Queremos receber e acolher em nome do Bispo e de toda a Diocese de Nova Friburgo, ao nosso querido Pe. Gilmar. Mas, é dever nosso de gratidão agradecermos a Deus por duas pessoas que aqui se encontram, o senhor Jacir e a Dona Joana, os pais do Pe. Gilmar. A eles gostaria de agradecer em nome da Igreja pelo maravilhoso filho que deram a tantas almas por onde passou e agora o entregando às almas que aqui são pastoreadas, pela intercessão de Nossa Senhora das Graças – estas foram as palavras iniciais do Pe. Marcus nesta celebração.

Logo após, aconteceu a leitura e a entrega da Provisão Canônica, na qual está previsto que o sacerdote pastoreará esta comunidade pelos próximos seis anos. Em seguida, Pe. Gilmar foi revestido com as vestes sacerdotais, estola e casula, sinais do ministério que ele exercerá nesta paróquia. Depois, o presbítero fez a Profissão de Fé. Prosseguindo com a celebração, teve início a Liturgia da Palavra. O novo Pároco recebeu o Livro dos Evangelhos e, na sequência, o proclamou.

pose2

Recordando Jesus ao lavar os pés de seus discípulos, o Vigário Geral iniciou a pregação. Na oportunidade, recordou que a missão do sacerdote é apontar o Céu e convidou o Pe. Gilmar a se inclinar e lavar os pés dessa comunidade. “É sacerdotal a atitude de lavar os pés, não somente ao inclinar-se, mas ao alimentar, ao servir e ao acolher. Pe. Gilmar são estes três verbos que a Igreja Diocesana de Nova Friburgo lhe pede a partir de hoje nessa comunidade”.

Ditas estas palavras, Pe. Marcus complementou. “O coração de todo sacerdote tem sede de Deus e esta sede é saciada através da fé do povo que a Igreja lhe confia. Hoje, lhe pedimos que este novo povo, que este rebanho confiado pela Igreja de Jesus Cristo, possa saciar a sua sede de Deus”. Antes de concluir disse aos presbíteros que agora conduzem o rebanho desta localidade. “O que Olaria espera do Pe. Gilmar e também do Pe. Alexandre? Homens que estejam nas ruas falando de Deus, rezando ao Senhor e chacoalhando o povo”, concluiu. Encerrada a pregação, deu-se continuidade ao rito de posse.

Gratidão e acolhida resumem o sentimento de ambas às comunidades neste momento de transição. A gratidão, foi manifestada pela Paróquia de Japuíba, em sua homenagem ao empossado, ao final desta celebração. “O Pe. Gilmar tem um coração enorme. E dentro deste coração tem um amor gigante, tão grande que só podia ser obra de Deus. Esse amor ensinou a nossa paróquia a amar e amando nós conseguimos nos unir, uma união que não idade ou casa, cujo único lar é a nossa Matriz”. Já a acolhida, ficou por conta da comunidade de Nossa Senhora das Graças, que calorosamente recebeu o novo Pároco.

Concluídas as homenagens, o empossado também dirigiu a palavra às comunidades. “Quero manifestar a alegria de estar aqui hoje nesta paróquia. Nos anos de 2000 e 2001 fui seminarista aqui e não imaginaria que estaria hoje aqui, sendo Pároco”. E continuando, salientou. "No Canto de Entrada a música que dizia: ‘é bastante para mim a Tua graça’. Penso que somente a graça de Deus pode diminuir a distância entre a mensagem e o mensageiro, entre aquilo que proclamamos e o que fazemos. Por isso, é bastante para mim a graça de Deus. E que ela seja bastante para nós. Não queiramos nada mais do que isto”, finalizou. Encerrada a Missa, o sacerdote recebeu os cumprimentos de todos.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso