facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone  icone mariano branco3 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
pastoral-diocesana-se-reune-para-vigilia-pelos-mortos-de-aidsAgentes de Pastoral, familiares, amigos e portadores de HIV/AIDS se reuniram no dia 21 de maio...
norte-nucleo-diocesano-do-ministerio-de-jovens-promove-evento-em-macucoRepresentando o Núcleo Diocesano do Ministério de Jovens, Bárbara Soares, Alberto Luciano,...
dom-edney-preside-eucaristia-na-comunidade-de-sao-felix-em-laranjaisIniciando a segunda semana do Governo Itinerante no Vicariato Norte da Diocese de Nova...
sede-santo-isidro-e-celebrado-com-tratoraco-e-missa-do-lavradorAs vias do terceiro distrito de Nova Friburgo, Campo do Coelho, foram tomadas por uma carreata...
dom-edney-inicia-governo-itinerante-no-vicariato-norteOs fiéis do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo se reuniram na noite do dia 16 de maio...

SEDE: Arautos do Evangelho celebram Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima

‘Por fim, o meu Imaculado Coração Triunfará’. Essa promessa de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima – Portugal, certamente ecoou como uma grande certeza no coração de muitos Católicos, neste dia 13 de maio de 2017, Centenário das Aparições da Virgem a estes pequeninos. Para celebrar este sublime momento, na manhã deste dia centenas de fiéis se reuniram na Capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima, que está sendo construída pelos Arautos do Evangelho, no Parque São Clemente, em Nova Friburgo.

Missa Nossa Senhora de Fatima - Arautos do Evangelho 2

A celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo, que representava o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso. Concelebraram os Padres: Lourenço Ferronatto, EP (Superior dos Arautos do Evangelho nesta cidade); Jorge Gustavo Antonini, EP (Representante do fundador dos Arautos, Mons. João Clá); Antônio Leão (Pároco local), Fernando Pacheco, Jorge Getúlio, Luís Pedrini, Higor Moraes de Jesus, Raphael Santos, Gilmar Rodrigues e Ernestino Mendes, OCS.

No começo da celebração, Pe. Marcus destacou. “Estamos nesse solene e bendito dia celebrando nesta Igreja, que será em Nova Friburgo uma terra de Maria, que já é uma casa especial da Santíssima Virgem nesta cidade”. Prosseguindo, convidou todos a unirem seus corações, intenções e emoções, às de todos os Católicos, inclusive, ao Papa Francisco, que neste mesmo dia presidiu a Santa Missa do centenário, canonizando São Francisco Marto e a Santa Jacinta Marto, dois dos pastorinhos. Dando prosseguimento, a canção ‘A treze de maio’, foi entoada para a entrada da imagem da Virgem de Fátima.

Missa Nossa Senhora de Fatima - Arautos do Evangelho 16

“É com especial alegria, porque não emoção, que hoje celebro nesta Igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Quando recebi o convite do Pe. Lourenço, disse em minha oração a Virgem, esta é mais uma que a Senhora me apronta”, comentou o Vigário Geral no começo da pregação, complementando. “Vir até aqui para muitos foi uma verdadeira peregrinação, mas não sabemos qual é o milagre que a Virgem nos dará hoje, mas ela já está depositando em nosso coração a melhor das graças que o coração de Jesus tem preparado para nós”.

Em sua reflexão, Pe. Marcus acentuou que o apelo de Maria à oração continua aberto para todas as gerações que se renovam, para ser correspondido de acordo com os sinais dos tempos. Meditando sobre o Evangelho, no qual São Lucas relata que a Virgem guardava todos os acontecimentos em seu coração, comentou. “Este episódio nos evidencia que a fé de Maria era uma fé a caminho, que repetidas vezes se encontrou na escuridão, não da ausência de Deus, mas da lenta maturação para compreender as palavras do Senhor. Guardar no coração, conforme o paradigma de Nossa Senhora, é um exemplo para crescermos na confiança à Divina Providência e na devoção ao tempo de Deus”.

Missa Nossa Senhora de Fatima - Arautos do Evangelho 14

Recordando a visita Papa Emérito Bento XVI a Fátima, em 2010, salientou que o mesmo convidou os fiéis a uma experiência com o coração de Maria, dizendo que conhecer este coração é saborear de uma fé paciente e de uma espera confiante, pois a vida de Nossa Senhora ensina que a fidelidade ao longo do tempo é o nome do amor. Também fez memória da aparição da Virgem de Fátima, em 13 de julho de 1917, quando Ela manifestou o seu coração repleto de espinhos, pedindo oração e penitência, dizendo: ‘Jesus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração’.

Ainda na homilia, E indagou. “Por que ainda não nos consagramos a este nobre e doce coração? Por que temos medo das exigências deste coração? Somos ou não da Imaculada? O que nos impede de entregar neste momento tudo nas mãos de Maria?”. Antes de concluir, afirmou que o Católico que cuida da vida interior, que reza, descobre a alegria da mensagem de Fátima, “pois quem reza e se sacrifica antecipa as alegrias eternas e conclui que, já nesta vida, somos felizes”. E fechando com chave de ouro, recordou a canção entoada pelos pastorinhos, a Mãe Maria. “No céu, com minha mãe estarei. Virgem pura, tua ternura é de alivio ao meu penar. Noite e dia de Maria hei de cantar”.

Missa Nossa Senhora de Fatima - Arautos do Evangelho 15

Outras grandes emoções desta cerimônia ficaram reservadas para os minutos finais: a coração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, o agradecimento dos sacerdotes dos Arautos do Evangelho, e a consagração de mais de 50 leigos e também do Pe. Raphael Santos ao Imaculado Coração de Maria.

Palavra de um dos consagrados

- É muito importante e tem papel muito marcante a presença de Nossa Senhora em minha vida. Desde quando recebi o convite para a consagração através do Pe. Lourenço, eu e minha esposa aceitamos e fizemos todo o curso, durante as semanas necessárias, até chegar este dia 13 de maio, data tão marcante. A nossa história de vida enquanto casal, com certeza a presença de Nossa Senhora foi importante desde o primeiro momento. Temos muito forte esta lembrança. Hoje é um dia muito especial, devido o Centenário das Aparições da Virgem de Fátima, mas também para cada um de nós, pois a Mãe de Deus é um grande exemplo a ser seguido. Ela nos ajuda muito em nossa caminhada, sobretudo, ao nos consagramos hoje – comentou José Luiz Combat, um dos consagrados neste dia.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso