facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

ANO MARIANO - III Assembleia dos Círculos Bíblicos reúne participantes de toda a Diocese

Um dia de aprendizado e muita troca de experiências. Assim pode ser descrita a III Assembleia Diocesana dos Círculos Bíblicos, realizada em 30 de setembro, dia dedicado a São Jerônimo, patrono da Bíblia. Foi escolhido para esta edição do evento o tema: ‘Nos 300 anos da Mãe Aparecida, celebremos a Palavra encarnada em nossa história’, voltado ao Ano Mariano Nacional. O encontro aconteceu das 8h30 às 15h, na Paróquia Imaculada Conceição, na Reta - Nova Friburgo, no Vicariato Sede, reunindo clérigos e mais de 100 agentes de todo o território diocesano.

site diocese 2017 assembleiadiocesanacirculosbiblicos 3

Pela manhã, o Assessor Diocesano dos Círculos Bíblicos, Pe. Mauro Nunes, deu as boas-vindas aos participantes. Abordando a inspiração bíblica para este encontro: ‘Faça-se em mim, segundo a vossa palavra’ (Lc 1,38), o sacerdote destacou o sim de Maria utilizando um trecho da música ‘Divino Recado’, de Zé Vicente. “Ela disse ‘sim’ e se entregou, e o dia da graça enfim começou. E o amor se fez corpo, no corpo de mulher: de Maria de Nazaré”.

Em seguida, foram apresentados o Pe. Luiz Fernando dos Santos e o Diácono Permanente, Emílio Heleno Silva, que juntamente ao Pe. Mauro e ao Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo integram a equipe responsável pela elaboração dos roteiros e da proposta dos Círculos Bíblicos na Diocese. Ainda na parte da manhã, Pe. Marcelo Talon, que Presidente da Comissão Missionária Diocesana (Comidi), Assessor das Pastorais Sociais do Vicariato Sede e Administrador Paroquial de Sant’Ana, em Campo do Coelho – Nova Friburgo, conduziu uma palestra sobre o tema do evento.

site diocese 2017 3assembleiadioceanadosciurculosbiblicos2

Palestra

Antes de iniciar, o presbítero partilhou a experiência vivida em sua comunidade paroquial, na qual os Círculos Bíblicos foram iniciados em setembro, o Mês da Bíblia.

- Temos percebido como os Círculos Bíblicos têm exercido um papel muito importante em nossa Diocese. Em minha paróquia, as 12 comunidades, incluindo a Matriz, estão fazendo o círculo, e já estamos colhendo muitos frutos significativos. Através deles, as pessoas já estão criando uma identificação com a caminhada paroquial, se sentindo corresponsáveis pela missão – relatou, destacando que esta iniciativa impulsiona automaticamente a dinâmica da Igreja em Saída.

Adentrando no trecho bíblico inspirador para este encontro (Lc 1,38), o sacerdote explicou que por meio de Maria a Palavra de Deus se fez carne. Continuando, fez um paralelo com o Evangelho de São João, citando: ‘O Verbo se fez carne e habitou entre nós’ (Jo 1), e complementou. “João é muito claro. A Palavra de Deus, por excelência, quem é? Jesus. Isso significa que a Palavra de Deus não é somente verbal, fala, é também ação transformadora”. Ainda nesta reflexão, o presbítero acentuou que Jesus se encarnou devido ao sim de Maria, dado na anunciação.

site diocese 2017 3assembleiadioceanadosciurculosbiblicos6

Pe. Marcelo também explicou que através de Nossa Senhora a Palavra de Deus assume ação humana, pois o seu sim tem uma dimensão pessoal, mas também coletiva e comunitária. “Ela se coloca como serva, mas também como nossa irmã, companheira, amiga de caminhada. Ao permitir que o Verbo se encarne, Ela também permite que a Palavra de Deus se encarne na vida de cada um de nós”. Refletindo sobre a amplitude do Fiat da Virgem, frisou que este sim é acompanhado de um não, pois é uma adesão ao Reino de Deus e à sua proposta; e não à sua própria vontade.

Continuando, o presbítero falou a respeito dos Círculos Bíblicos acentuando que eles são uma experiência mais de escuta, do que de fala. Em seguida, apontou o modo como Nossa Senhora viveu a Palavra, como modelo para todos os cristãos. “Maria escuta a Palavra, confronta sua vida com ela, e vive, colocando-a em prática”. Em seguida, indagou aos participantes. “O que a Palavra de Deus que leio e medito provoca em mim?”.

site diocese 2017 3assembleiadioceanadosciurculosbiblicos4

Comparando o Antigo e o Novo Testamento, afirmou que em toda a Bíblia é perceptível a encarnação da Palavra, que encontra o seu ponto máximo em Jesus, mediador e ápice da Salvação. E citando um trecho da Lumen Gentium, um dos textos mais importantes do Concílio Vaticano II, concluiu a pregação. ‘Maria, não é apenas aquela da qual a Palavra de Deus dá testemunho, anuncia. É aquela que, através de seu sim, também nos comunica a Palavra de Deus, que é Jesus, o próprio Deus encanado em nossa história”.

Encerrada a pregação, os partícipes foram divididos em sete grupos para a partilha e reflexão das seguintes questões: ‘Como Nossa Senhora inspira a nossa caminhada de Círculos Bíblicos em nossa paróquia e suas comunidades?’ e ‘Que experiências os grupos e as comunidades de sua paróquia estão fazendo a partir dos Círculos Bíblicos?’.

No período da tarde, o Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco de São Roque, Pe. Alexandre José de Albuquerque, esteve presente no encontro falando aos participantes. Ainda neste momento, os grupos de partilha apresentaram à assembleia suas reflexões e dúvidas, para os devidos esclarecimentos. Em seguida, teve lugar a Celebração Eucarística.

site diocese 2017 assembleiadiocesanacirculosbiblicos 4

Santa Missa

Presidida pelo Pe. Mauro e concelebrada pelos Padres Vicente Batista, SJC (Pároco da comunidade acolhedora) e Marcelo Talon, a Eucaristia teve início às 15h na Paróquia. No início da homilia, Pe. Mauro destacou a acolhida da comunidade paroquial e a comunhão com toda a Diocese, frisando as diretrizes do Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e do Secretariado Diocesano de Pastoral.

“Tivemos a graça de refletir a Palavra de Deus que veio encarnada entre nós por meio de Nossa Senhora, da mulher Maria. Também, a Palavra de Deus nos revela o quão importante é ter homens e mulheres engajados no anúncio do Evangelho, fiéis que têm uma participação fundamental na construção do Reino do Senhor” – afirmou o presbítero, que recordou as falas do Papa Francisco sobre o papel da mulher na Igreja.

- É preciso recordar tantas e tantas mulheres, catequistas, evangelizadoras, servidoras da Palavra nas comunidades. Evidentemente que o Papa quer chamar a atenção para que a Igreja seja esta comunhão na diversidade de dons e carismas de homens e mulheres para levar adiante o anúncio do Senhor. Os Círculos Bíblicos são também uma dimensão desta esperança para nossa Igreja, diria até para o futuro do nosso país, pois é na Palavra que vamos alicerçar a nossa vida sempre, que nos permitiremos ser conduzidos neste mundo tão cheio de dificuldades.

site diocese 2017 assembleiadiocesanacirculosbiblicos 1

E exortou. “É pela Palavra de Deus que nos sustentaremos sempre neste mundo marcado por tantos sofrimentos. Deve ser ela o motivo e ocasião de renovar as esperanças e o ânimo de tantas pessoas que estão cabisbaixas, desanimadas, diante de tantos problemas que temos enfrentado, sobretudo, em nosso país”.

Ao final da Eucaristia, Pe. Batista agradeceu a todos que participaram deste encontro e aos seus paroquianos que colaboraram para o andamento das atividades. Pe. Mauro reforçou os agradecimentos, lembrando o carinho da Paróquia anfitriã no preparo deste encontro diocesano. Após a bênção final, os fiéis participaram de um momento de confraternização no salão paroquial.

Testemunhos

“Estou vendo esta Assembleia como um aprendizado, pois comecei a participar dos Círculos Bíblicos no início deste ano. O encontro está muito esclarecedor, é um aprendizado maravilho. Percebi, através da palestra do Pe. Marcelo, o envolvimento de Nossa Senhora com a Palavra e que Ela deve estar sempre à frente de tudo”. Matilde Couto de Almeida, Santuário Diocesano do Santíssimo Sacramento – Cantagalo – Vicariato Norte.

“Tem sido muito interessante. Viemos aqui buscar um conhecimento maior. É bom estar com pessoas que têm mais tempo de experiência, pois através de seus relatos sobre o que fazem em suas comunidades, podemos agregar esse conteúdo em nossas paróquias”. Ricardo Berbet da Silva, Paróquia São Roque – Nova Friburgo – Vicariato Sede.

“O encontro está muito bom e tranquilo. Todos estão participando e manifestando as suas opiniões, contando as suas experiências. Que a Assembleia dos Círculos Bíblicos possa acontecer mais vezes e outras pessoas possam vir participar”. Liliane de Paula Ramos, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Rio das Ostras – Vicariato Litoral.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães e Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso