facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
bispo-preside-missa-em-honra-a-padroeira-da-capela-santa-luziaA comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia, em Santa Cruz, pertencente à...
catedral-o-natal-que-deus-montou-presenteia-mais-de-430-criancasMais de 430 crianças receberam seus presentes de Natal na tarde do dia 9 de dezembro. Os...
litoral-e-norte-paroquias-celebram-padroeira-da-dioceseA Solenidade da Imaculada Conceição, celebrada em 8 de dezembro, marca para os cristãos a...
sede-aprendizado-marca-presenca-do-bispo-em-encontro-para-ministros-da-consolacao-e-esperancaNa manhã de 9 de dezembro, os futuros Ministros da Consolação e Esperança do Vicariato...
litoral-vigario-episcopal-empossa-administrador-paroquial-e-paroco-em-rio-das-ostras-e-macaeAs Paróquias São Jorge das Missões, em Rio das Ostras e Nossa Senhora das Graças, em Macaé,...

Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado na Diocese

“Viver com AIDS é possível, com preconceito não!” A Pastoral Diocesana da AIDS se reuniu na manhã de 1º de dezembro na Catedral São João Batista, em Nova Friburgo, para o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco de Nossa Senhora da Assunção, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, e contou com a presença dos agentes deste grupo e da comunidade paroquial.

site diocese 2017 diamundialdelutracontraaidsmissacatedral 3

Em sua homilia, Pe. Jorge frisou o serviço desenvolvido aos irmãos que necessitam.

- A Pastoral da AIDS é uma Pastoral dos últimos tempos, começou a existir em 2002. A Igreja atenta aos sinais dos tempos, a essa doença que surgiu, vai ao encontro das pessoas com sorologia positiva. E quem atua neste grupo sabe que trabalhar nele, lidar com pessoas soro positivo, é questão de muito amor. Não devemos ter preconceito! AIDS não se pega com um abraço, um aperto de mão, nada disso. É uma questão de muito amor.

site diocese 2017 diamundialdelutracontraaidsmissacatedral 6

Pe. Jorge lembrou que o material humano no serviço às pastorais da Igreja acaba sendo reduzido. Porém, acentuou que Jesus começou Sua vida pública com apenas 12 homens e hoje Sua Boa Nova é amplamente difundida no mundo. “Por meio do exemplo de vocês, muitos são alcançados pela graça que esta pastoral oferece, não só de orações, mas também do cuidado pessoal que cada membro dedica a um irmão que é soro positivo”.

Ao final da Santa Missa, a Secretária Nacional e Coordenadora Diocesana da Pastoral, Ana Carolina Barbosa, informou aos presentes que ao longo do dia seriam oferecidos a população testes rápidos do HIV no Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, e testes por fluido oral na sede da Pastoral pela Vida. Afirmou ainda a importância da testagem e de exterminar a proliferação da patologia.

site diocese 2017 diamundialdelutracontraaidsmissacatedral 11

- Temos que parar a AIDS de qualquer jeito e os nossos jovens estão cada vez mais vulneráveis. Vamos nos unir e passar a informação, pois ela é a maior arma que temos para conscientizar as pessoas da gravidade desta doença. Não é fácil conviver com ADIS, é muito difícil. Nós que convivemos sabemos o que eles passam. Não é coisa simples. Existe tratamento? Sim, e terão uma vida longa. Mas só o preconceito que existe na nossa sociedade é o que mata qualquer um deles – afirmou Ana.

Pe. Jorge concedeu uma bênção especial aos agentes da Pastoral. Após a Eucaristia, foi realizada uma panfletagem e conscientização pelas ruas de Nova Friburgo.

site diocese 2017 diamundialdelutracontraaidsmissacatedral 4

Pastoral da AIDS

A Pastoral da AIDS é um serviço da Igreja Católica que promove a vida saudável, incentivando o cuidado de si e dos outros. Ao longo do ano, este grupo se reúne também para a Vigília pelos Mortos com esta patologia.

De acordo com a Pastoral, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS é um convite à solidariedade com quem vive com HIV e está em situação de vulnerabilidade ou exclusão. Além disso, é uma oportunidade para combater a discriminação e o preconceito, denunciar a falta de acesso aos serviços e direitos e incentivar a população a fazer a testagem. Atualmente, cerca de 136 mil pessoas convivem com o HIV sem saber.

Texto e fotos: Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso