facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-paroquia-santo-antonio-e-universidade-de-navarra-promovem-curso-em-macaeEm tempos de índices alarmantes de descontrole emocional, especialmente na infância e...
litoral-congregacoes-religiosas-acolhem-juventude-para-encontro-vocacionalA Casa de Formação Família de Deus, em Macaé, foi o local escolhido para a realização de uma...
litoral-paroquias-de-rio-das-ostras-realizam-cenaculo-com-mariaO Pároco da Matriz São Benedito, Pe. Gustavo Pereira, e o Administrador Paroquial da Matriz...
dioceses-irmas-acao-missionaria-em-comunidades-e-concluida-em-macaeO chamado do Senhor à vocação e ao serviço para o laicato tem ganhado forte expressão em...
norte-e-litoral-cerco-de-jerico-reune-fieis-em-laranjais-e-rio-das-ostrasDuas comunidades puderam vivenciar a experiência do Cerco de Jericó entre os dias 7 e 13 de...

SEDE: Projeto da Catedral ajuda família com reforma de casa

Uma família atendida há cerca de três anos pela Pastoral da Criança da Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, iniciará 2018 com mais um motivo para sorrir. Desde o dia 20 de novembro, após uma intensa mobilização na comunidade, teve início a reforma da casa, que abriga 6 pessoas (4 adultos e 2 bebês) e fica no bairro Cordeira. A comunidade desta localidade é acompanhada pela Igreja Mãe da Diocese.

De acordo com a Coordenadora Vicarial da Pastoral e paroquiana da Catedral, Ivete Regina, “a iniciativa de reformar a casa desta família partiu do Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, como gesto concreto para marcar o Dia Mundial do Pobre”.

site sede 2018 reformadecasacatedral

O lançamento da campanha foi feito nas Santas Missas na Catedral e imediatamente o projeto foi abraçado pela comunidade. “A reforma teve início no dia 20 de novembro, mas em consequência das fortes chuvas houve atraso na execução, uma vez que toda a obra vem sendo feita aos finais de semana por voluntários”, explica Ivete.

A responsável pela residência é uma senhora, viúva, com 8 filhos, dos quais 5 filhas têm crianças acompanhadas pela Pastoral. Na casa haviam diversos problemas, como: instalações precárias, falta de água encanada e infiltração nos diversos cômodos.

“Graças a este gesto de solidariedade, a dignidade da família vem sendo resgatada. Além da reforma das instalações, serão doados móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas de cama, entre outros. Tudo já arrecadado”, destaca Ivete.

De acordo com os responsáveis pelas obras, Nelson Dias e Wagner, cerca de 25 pessoas estiveram envolvidas diretamente com a reforma e a previsão é que até o final de janeiro tudo seja entregue à família. Eles também falaram sobre a alegria de poder servir a Deus por meio dos irmãos.

- Nós das Pastorais da Catedral estamos sendo percursores de uma experiência fantástica. Designados pelo Padre Marcos Vinicius, estamos engajados em uma obra social fazendo uma verdadeira transformação na qualidade de vida das pessoas que habitam naquele lar. Temos a satisfação de mostrar que a mão de Deus alcança a todos sem distinção. Essa obra de resgate social será eternizada na vida de todos aqueles que estão lá se doando, deixando suas famílias, convivências sociais, saindo da zona de conforto para ir a "zona de confronto", na qual a realidade a nossa volta é dura e cruel.

E concluíram. “Estamos mostrando o que é perseverar e preservar a esperança em nossas vidas, afinal: ‘o triste não é quando um homem morre, mas sim aquilo que morre dentro de um homem enquanto ele ainda está vivo’. Nunca vamos perder nossa esperança de ver um mundo melhor para todos, sem distinção de cor, raça, gênero ou religião. Essa é sem dúvida uma experiência para nunca mais esquecer”.

Texto: Monara Teixeira
Foto: Nelson Dias
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso