facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-do-laicato-festa-de-nossa-senhora-das-gracas-comecou-neste-final-de-semanaA tradicional festa de Nossa Senhora das Graças teve início neste sábado, 17, e movimentou o...
sede-pastoral-familiar-do-vicariato-tem-novo-assessor-e-novos-integrantes-na-comissao-vicarialA Pastoral Familiar do Vicariato Sede passou por um momento de transformação. Em reunião...
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...

NORTE E LITORAL: Cerco de Jericó reúne fiéis em Laranjais e Rio das Ostras

Duas comunidades puderam vivenciar a experiência do Cerco de Jericó entre os dias 7 e 13 de janeiro: a Capela Nossa Senhora da Conceição, em Engenho Central - pertencente à Paróquia São João Batista, em Laranjais -, e a Paróquia São Jorge das Missões, em Rio das Ostras. Confira o que aconteceu.

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Engenho Central

Na manhã de 07/01, dia em que a Igreja Católica comemorou a Solenidade da Epifania do Senhor, teve início o Cerco de Jericó na Capela de Nossa Senhora da Conceição. O tema proposto foi: "Fica conosco Senhor e dai-nos força para ficar Contigo".

Em sua homilia durante a Santa Missa de abertura, o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, refletiu. “Muitos se queixam da aparente distância do Senhor, esquecendo que quem O busca não o faz em vão. Deus Se dá sempre! Mas não Se dá se, verdadeiramente, não buscarmos por Ele. Muitos dizem procura-Lo quando na verdade buscam a si mesmos”. E complementou. “Quantos não andam a procura de dons, curas, libertação, e, no entanto, continuam atrás de tais buscas vãs, pois não encontram a Luz que brilhou para nós”.

site norte 2018 cercodejericoemlaranjais 3

Após a Missa ocorreu o translado do Santíssimo Sacramento para o Salão Pastoral, onde ficou em adoração dia e noite, sendo recolhido apenas para a Santa Missa. Durante todos os dias, às 19h, foi celebrada a Santa Missa, por padres convidados ou pelo próprio Pároco. No dia 8, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Wanderson Mozer da Paróquia São João Batista, em Macuco. Já no dia 10, pelo Pe. Bartolomeu de Oliveira da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro. Nos outros dias, as Missas foram celebradas pelo Pároco.

Muitas pessoas se reuniram no dia 13/01 para o encerramento do Cerco de Jericó com as sete voltas com o Santíssimo Sacramento. Em cada volta aconteceu uma bênção especial. Logo após, ocorreu a Santa Missa presidida pelo Pe. João Tadeu. Para a comunidade “o Cerco de Jericó, uma semana dia e noite na presença do Senhor Eucarístico, foi uma bênção para todos que participaram”.

Paróquia São Jorge das Missões – Rio das Ostras

Em Rio das Ostras, não foi diferente. A comunidade paroquial esteve unida diante do Rei dos Reis durante os sete dias. Dias e noites se passavam e os fiéis estavam em oração. Além de rezar, os católicos também fizeram um gesto concreto: doação de leite em pó para as crianças assistidas pelos projetos sociais paroquiais. O tema proposto para esta primeira edição foi: “A obra de Deus é esta: crer naquele que Deus enviou” (Jo 6,29).

site litoral 2018 cercodejericonaparoquiasaojorgedasmissoesriodasostras

A Missa de abertura foi presidida pelo Pe. Thiago Robadey, da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Macaé). Nos demais dias, os celebrantes foram: Pe. Celso Diniz, das Paróquias Santa Maria Madalena (Santa Maria Madalena) e São Pedro (Triunfo); Pe. Ramyro Gomes Armond da Paróquia Nossa Senhora da Piedade (Lage do Muriaé); Pe. João Evangelho da Paróquia São Paulo Apóstolo (Macaé); Pe. Raphael Santos da Paróquia São Vicente (Rio das Ostras); e, o Pe. José Ruy Corrêa Junior do Seminário Diocesano Imaculada Conceição (Nova Friburgo).

O Encerramento aconteceu no dia 13, sendo a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco, Pe. Rodrigo Rimes. A parte musical deste dia ficou com o Ministério Renascer de Casimiro de Abreu.

Texto: Monara Teixeira e Sabrina Oliveira
Fotos: Pascom Paróquia São Jorge das Missões e Sabrina Oliveira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso