facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

litoral-solenidade-da-imaculada-conceicao-reune-centenas-de-fieis-nas-comunidadesAs comunidades litorâneas dedicadas a Nossa Senhora da Conceição celebraram com alegria a...
comunidade-corban-convida-para-missa-de-primeiras-promessasA Comunidade Católica CORBAN convida a todos para a Missa das Primeiras Promessas no Carisma...
sede-festival-de-corais-de-olaria-sera-encerrado-neste-domingoDepois do sucesso das apresentações anteriores, o 9º Festival de Corais de Olaria termina...
norte-ato-solene-marca-encerramento-das-aulas-do-curso-lumen-fidei-em-2018Em 5 de dezembro, realizou-se um ato solene de encerramento do ano de atividades do Curso de...
dom-edney-e-dom-roque-recordam-peregrinacao-e-saudacao-do-papaA Celebração Eucarística do 2º Domingo do Advento, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edney...

SEDE: Abertura da CF 2018 é marcada por expressiva presença de Clero e fiéis

‘Fraternidade e superação da violência’, este foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade 2018 (CF), acompanhado pelo lema: ‘Em Cristo somos todos irmãos’ (Mt 23,8). Diante de tão propícias reflexões, o Clero e centenas de integrantes das comunidades paroquiais do Vicariato Sede uniram-se para Abertura Oficial da CF, ocorrida no domingo (18/2).

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 1

Com vestes brancas, simbolizando a paz, o Povo de Deus se reuniu na Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, às 15h30. Ali foi iniciada a Caminhada pela Paz, na qual todos fizeram um verdadeiro apelo pelo fim da violência, em meio à orações e reflexões diversas, suplicando a paz para o estado do Rio de Janeiro. A atividade culminou com a Missa realizada na Catedral São João Batista, local do fim do percurso.

Coube ao Conselho Vicarial de Pastoral e à Cáritas Diocesana idealizar e organizar o evento.

Evangelização antes da abertura da CF 2018

Na manhã deste mesmo dia, um grupo de moças e rapazes do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC) realizou um momento de Evangelização em convite para a abertura da CF – 2018. A atividade aconteceu nos sinais de trânsito do Centro de Nova Friburgo. Os jovens levaram consigo cartazes contendo frases reflexivas sobre o tema desta Campanha da Fraternidade.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 2

“Foi um momento de grande alegria. Muitas pessoas nos receberam bem. Na hora em que passávamos entre os carros, muitos abaixavam os vidros e liam os cartazes. Foi um momento de alegria”, relatou Jéssica Barroso integrante do Ministério Jovem da RCC.

Caminhada pela Paz

Antes de iniciar a caminhada, o Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo, comentou.

- Todo homem e mulher de boa vontade deseja essa transformação da sociedade. É verdade que a superação da violência nos faz pensar nos altos índices da criminalidade, mas também podemos pensar na violência doméstica, na agressão aos menores, no trabalho escravo e tantos tipos de violências que têm origem no pecado pessoal. A campanha quer chamar a todos para essa fraternidade, que é: pensemos na nossa mudança para ajudar o outro a mudar e construir assim um mundo melhor.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 3

Em seguida, o sacerdote conduziu um momento de oração e reflexão, pedindo ao Pai Celeste que todas as cidades do Vicariato Sede sejam inundadas pelo dom da paz. Em seguida, os participantes saíram pelas ruas com bolas brancas, faixas e cartazes contendo citações Bíblicas e frases reflexivas, num pedido pela paz.

Ao longo do percurso foram feitas três reflexões: a primeira aconteceu na Praça do Suspiro, sendo realizada pelo Comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Nova Friburgo, o Tenente-Coronel Eduardo Vaz Castelano; a segunda teve lugar na Avenida General Osório sendo feita pelo Coordenador do Grupo de Oração da Paróquia São Roque, Guilherme de Maria – sendo ele um exemplo de recuperação do vício das drogas; e a terceira aconteceu em frente à Estação Livre (antigo terminal rodoviário) com uma das integrante do Grupo Jovem da Paróquia São Roque, Suelen, que tem um familiar encarcerado.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 5

Além do Vigário Geral, também acompanharam a caminhada: Pe. Lukasz Kaczmarek (Vigário Episcopal Sede), Pe. Alex de Paiva (Presidente da Cáritas Diocesana), Pe. Alexandre José de Albuquerque (Coordenador Diocesano e Vicarial de Pastoral), Pe. Rodrigo Fonseca, Pe. Gilmar Rodrigues, Pe. Antônio Leão, Pe. Marcelo Piller, Pe. Miguel Angel, Pe. José Ruy Júnior, Pe. Vicente Batista e Pe. Jorge Eduardo.

Santa Missa

A Celebração Eucarística teve por presidente o Vigário Geral e concelebraram os presbíteros citados acima, exceto o Pe. Vicente Batista. Na saudação inicial, o sacerdote ressaltou o sentido de fé com o qual é vivenciado este momento, associando o compromisso social com a fidelidade e adesão ao Evangelho. Ditas estas palavras, Pe. Marcus Vinicius acrescentou. “Não adianta somente pensar a paz, é preciso educar para a paz e rezar pela paz e essa é a nossa intenção neste dia de hoje”. Após esta reflexão, convidou todos a permanecerem em profundo silêncio, apresentando a Deus todas as vítimas da violência.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 11

Coube ao Presidente da Cáritas conduzir a homilia. Pe. Alex começou sua fala utilizando as palavras do Papa Francisco e acentuando que elava-se aos céus o clamor do Povo de Deus e de toda a humanidade. Diante desta reflexão acrescentou. “A atual situação da violência deve ser enfrentada com a coragem, assim como devem ser combatidas e vencidas as injustiças que dela decorrem. O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar as coisas, antes de dominar a si mesmos”.

Mas, o sacerdote também apresentou um verdadeiro caminho de esperança. “Cremos em Jesus Cristo que é Príncipe da Paz, ele deve ser o Centro das nossas famílias”. Em meio às reflexões, o presbítero acrescentou. “Só pelo despertar do amor é possível transformar o coração das pessoas. Longe de Deus elas perdem a referência dos valores humanos e começam a devorar umas às outras”, sinalizou.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 9

Nos minutos finais da celebração, Pe. Marcus Vinicius agradeceu à presença de todos e lembrou aos irmãos partícipes sobre a Coleta Nacional da Solidariedade, que será feita no Domingo de Ramos, convidando todos a contribuir com esta, afinal o valor arrecadado nas paróquias será destinado às ações da Cáritas Nacional. Participaram da Celebração os Diáconos Luis Antonio Fernandes e Pablo Guimarães (Transitórios); e Roberto Thurler (Permanente).

O povo fala

Para o Coordenador Vicarial da Pastoral Catequética, Fabiano Fiel, o evento foi bastante positivo, pois “através do que estamos vendo no Brasil e no mundo, a escolha do tema violência foi propícia. Precisamos tirá-la do nosso país, das cidades, das nossas comunidades e das escolas”. E complementou. “Ao refletir sobre a violência, neste Tempo da Quaresma, colocaremos aquilo que Jesus tanto pediu em prática: o amor ao próximo e não a violência. Esta mobilização mostra que estamos unidos e é como diz o lema desta Campanha da Fraternidade: “Em Cristo somos todos irmãos”.

site sede 2018 aberturaoficialdacampnhadafraternidade 8

Ao falar a respeito da vivência do tema na Pastoral Catequética, explicou.

- Como a Campanha da Fraternidade acontece de um ano para o outro, a nossa proposta é fazer um trabalho e apresentar às nossas paróquias e em nossos encontros alguns movimentos relacionados à violência, principalmente nas palestras que teremos com as famílias. Nestas, em especial, vamos enfatizar a questão da violência doméstica, pois pouco se fala, mas acontece muito. A Catequese também vai se envolver nesta reflexão sobre a violência, tentando mostrar às crianças que é possível diante das ações violentas, retribuir com paz, amor e carinho.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso