facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-pe-roger-luis-preside-missa-na-novena-de-sao-joao-batistaNa Catedral Diocesana, a preparação para a grande festa de São João Batista corre a pleno...
litoral-paroquia-sao-jorge-das-missoes-participa-de-vivencia-de-oracao-em-rio-das-ostrasToda comunidade paroquial precisa, além do ânimo e disposição para as grandes tarefas, passar...
bispo-se-encontra-com-funcionarios-do-norte-e-visita-comunidadesDuas comunidades foram visitadas pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias...
sede-avante-as-aguas-profundas-e-tema-do-terceiro-mais-um-com-cristoInspirados no trecho bíblico do Evangelho de São Lucas: ‘Avante às águas profundas’ (Lu 5,4),...
sede-e-litoral-comunidades-festejam-santo-antonioEm comemoração a Santo Antônio, padroeiro de diversas comunidades em toda Diocese, as...

LITORAL: Bispo preside Missa em honra a Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã

Na manhã do dia 17/2, a cidade de Quissamã despertou-se mais cedo. A Matriz Paroquial Nossa Senhora do Desterro realizou nas ruas da cidade junto com a Banda União Quissamaense, a Alvorada em honra a Padroeira, a Virgem do Desterro. Durante todo o dia, a programação foi por demais festejada, sobretudo, pela presença do Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, que presidiu a Santa Missa Solene que coroou a festividade.

site litoral 2018 bispopresidemissaemhonraanossasenhoradodesterroemquissama procissao

Por volta das 9h, o Pároco, Pe. Marcus Vinicius Falcão, celebrou a primeira Santa Missa do dia, destacando em sua pregação toda a caminhada de Nossa Senhora junto sua família fugindo para o Egito, dando ênfase a passagem do Evangelho de São Mateus “Levante-se, pegue o menino e sua mãe, e fuja para o Egito! (Mt 2, 13)”, que se encontra no Altar Mor da Paróquia. Logo após, aconteceram os Batizados.

Ao meio dia, o presbítero rezou na rádio comunitária da cidade a Oração do Ângelus. Na Igreja Matriz, na hora da Misericórdia, foi rezado o Santo Terço, seguido de Adoração ao Santíssimo. Ao entardecer, uma grandiosa Procissão com todos os andores de todas a Capelas da Paróquia, e tendo a imagem de Nossa Senhora do Desterro a frente, percorreu as ruas, trazendo bênçãos aos munícipes.

Santa Missa Solene

Estando o átrio da Matriz repleto de devotos, Dom Edney foi acolhido e saudado pela Prefeita de Quissamã, Maria de Fátima Pacheco, e por um grupo de vereadores, que em sinal de respeito, pediram-lhe a afetuosa bênção. Durante a pregação, Sua Excelência fez um paralelo entre a data celebrada e a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade desse ano, de forma que, a exemplo da Senhora do Desterro, que passou pelos percalços para proteger o menino Jesus da violências da época, "será considerada a grande padroeira da Campanha deste ano no Vicariato Litoral".

site litoral 2018 bispopresidemissaemhonraanossasenhoradodesterroemquissama santamissademanha

Disse ainda que "a violência começa no coração humano por meio da entrada do pecado. Nota-se a luta do ser humano para vencer o pecado, para tornar efetiva a sua erradicação. E quem já está no pecado, quer sempre uma companhia" - referindo à passagem de Adão e Eva por ocasião do pecado original. Insistindo na temática, o Epíscopo enumerou as consequências da violência, sobretudo, na história da criação, passando pela morte de Abel até os dias atuais, onde "a sociedade está palmilhada de violência e o mundo ameçado. É o ser humano versus ser humano".

Abarcando as palavras do Evangelho, Dom Edney trouxe a grande mensagem.

- Diante da força violenta de Herodes, a Virgem Maria e São José se mudaram para um lugar onde o menino pudesse crescer. Isso aconteceu porque é Deus que está no comando. Ele mostrará o caminho que nos leva a experimentá-Lo. É preciso não se deixar abater, mas persistir, sendo agente da paz, em primeiro lugar no nosso coração. Existe um desejo obstinado de calar a voz da Igreja, e é desafiador o cumprimento da própria em evangelizar.

site litoral 2018 bispopresidemissaemhonraanossasenhoradodesterroemquissama domedney 02

Por fim, expressou a importância da devoção a Padroeira da Cidade, "sendo Ela que desterra de nossas vidas todo o mau que o mundo nos oferece, todo as tentações. Devemos nos apegar cada vez mais na sua divina intercessão e sempre pedir a Maria Santíssima que nos ajude a caminhar no caminho junto a Jesus”.

Finalizando a Celebração, Pe. Marcus Vinicius saudou a todos os paroquianos, agradecendo o empenho e dedicação para a realização da festividade. Agradeceu a vinda do Bispo à Paróquia e que sempre estarão de braços abertos para sua vinda. Findando as comemorações, houve um show católico.

Fotos: Eva Nascimento e Victor Emanuel
Texto: Douglas Almeida e Marlen Almeida
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso