facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

Bispo, sacerdotes e jovens se reúnem em Itaocara para DMJ

No dia 24 de março, aconteceu, no CIEP de Itaocara, o Dia Mundial da Juventude (DMJ). Desenvolvendo o tema “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30), o evento contou com a participação de cerca de mil pessoas, entre jovens e adultos, oriundos das Paróquias e das Novas Comunidades da Diocese de Nova Friburgo. A atividade, organizada pela Paróquia São José de Leonissa, foi encerrada com a Santa Missa presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

site diocese 2018 dmjemitaocara6

A abertura oficial do Encontro – abrilhantado por um grupo do Ministério de Música da Paróquia, formado especialmente para a ocasião – esteve a cargo do Pároco Local, Monsenhor Antônio Stael de Souza, que, após breves palavras sobre o tema da Jornada e invocação da proteção de Nossa Senhora, externou suas boas-vindas a todos os presentes, particularmente aos jovens participantes desse encontro de tanta importância para a juventude, “grande vítima da violência, do desamor e do desrespeito” que assolam a sociedade atual.

Após as palavras do animador do encontro, Iury Carvalho, e sob aplausos e louvores, os jovens adentraram o local conduzindo a Cruz, que ali permaneceu durante toda a Jornada. Fechando esse momento, o animador convidou a todos a agradecer e louvar a Deus pela família, pela viagem que realizaram até a localidade, invocando a presença do Espírito Santo, repetindo sem cessar: “Louve a Deus! O que Deus representa para você?”.

site diocese 2018 dmjemitaocara

O pregador Gil Monteiro também esteve presente no evento, e, entre cânticos de animação e louvor, utilizando a linguagem do jovem, discorreu sobre a unidade; sobre o medo – que paralisa, e seu antônimo – o amor; sobre o pecado, a justiça e a graça; e, sobre o “sim” de Maria, Sacrário perfeito, razão pela qual a humanidade foi perdoada.

Suas palavras - “Você pode ser o jovem que Deus criou. Você vai despertar nos corações das pessoas ao seu redor um fogo de amor, de compaixão, de misericórdia, de justiça, de verdade. Seja aquilo que Deus quer que você seja, que você seja mais feliz. Seja a diferença que o Estado do Rio de Janeiro precisa!” -, certamente encontraram eco no coração de cada jovem que ali se encontrava. E, encerrando sua participação, Gil Monteiro conclamou os jovens a ir à luta, de peito aberto, com coragem e determinação: “Não tenha medo, juventude da Diocese de Nova Friburgo aqui em Itaocara! Vocês encontraram graça diante de Deus! Não tenham medo de assumir o que vocês são!”.

Após a oração da Ave-Maria, procedeu-se à Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Administrador Paroquial de São João Batista, em Macuco, Pe. Wanderson Mozer, numa verdadeira e inegável demonstração de fé profunda e de religiosidade sem limites. Com certeza, um momento de infinitas graças e bênçãos experimentado pela comunidade católica ali presente.

O testemunho de Claudio Vieira de Oliveira (nascido em Monte Santo, BA), após a Adoração, deixou em lágrimas alguns dos presentes, que viram nele um exemplo de determinação e confiança no Senhor e que, segundo relatos, levou muitos deles a refletir sobre a sua própria condição, seus medos, suas revoltas, sua falta de fé.

site diocese 2018 dmjemitaocara5

Claudio é portador da doença identificada como AMC (Artrogripose Múltipla Congênita), que deixa as pernas deformadas, braços inutilizados e a coluna vertebral torcida, deixando-o com a cabeça voltada para trás. Sem a mínima chance de sobrevivência segundo os médicos, Cláudio, não obstante suas inúmeras limitações, jamais perdeu a fé, nunca se deixou abater e foi à luta, frequentou escolas, fez curso superior e chegou a escrever um livro autobiográfico, já à venda em diversos sites e livrarias. “A vida é assim. A gente tem que aprender que, quando a gente quer, não existe obstáculo”. E complementou. “Eu sou uma pessoa que nunca deixou de sonhar, uma pessoa que não sabe o significado de preconceito, de qualquer dificuldade. Tenho fé, vou à luta!”. Com ele, ficou a lição de vida, amor, força, coragem e esperança.

Depois da pausa para almoço, os jovens buscaram participar de diversos workshops espalhados pelo CIEP, enquanto aguardavam o ponto alto do evento: a celebração da Santa Missa, a ser presidida pelo Bispo. As oficinas abordaram temas como Afetividade e Sexualidade; Música e Liturgia; Vocação; Vida Missionária; e, Defesa da Vida.

Santa Missa

No início de sua pregação, Dom Edney falou um pouco sobre o evento.

- O evento que hoje realizamos aqui em Itaocara é uma pequena jornada que acontece no mundo todo. Neste dia ou nestas proximidades, os jovens se reúnem numa espécie de uma pequena Jornada Mundial da Juventude. Trazemos em nossa mente aqueles dias em que o Papa Francisco esteve entre nós. Celebramos na Diocese este dia que surgiu no ano de 1985 e foi instituído pelo então Papa João Paulo II, hoje, São João Paulo II. Aliás, um dos patronos da juventude.

Ao longo de sua homilia, o Bispo sabiamente se fixou no tema do evento, conclamando os jovens a ir à luta, a ter coragem para enfrentar os inúmeros desafios que a vida lhes apresenta e a necessidade de um futuro melhor. “Quando olho para a juventude não posso deixar de sonhar e com este sonho um grande desejo: de que a mudança já está em curso”.

site diocese 2018 dmjemitaocara7

- Para nos ajudar ao longo deste dia, o Papa Francisco nos propôs o exemplo e a intercessão de Maria, a jovem de Nazaré: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça diante de Deus”. Ouvir isso, essas palavras ditas pelo anjo a Maria, nos apropriarmos delas, que estimulam a também nós não termos medo do futuro, do que virá pela frente, pois a força de transformação, a força de mudança, está em nós! Procuremos escutar, juntamente com Ela, a voz de Deus, que infunde coragem e dá a graça necessária para responder ao Seu chamado: ‘Maria, não temas, pois encontraste graça diante de Deus’.

O Epíscopo exortou: “Talvez Deus esteja chamando você para fazer a diferença!”. Destacou também que a Igreja dedicou este ano ao laicato e que os jovens devem ser comprometidos e verdadeiros protagonistas na sociedade.

Ao final da Missa, Mons. Stael agradeceu a presença de todos que participaram da Jornada: Dom Edney, Padres, Assessores, Diácono, Pastorais, Movimentos e Grupos da Paróquia, o CPP, paroquianos e jovens visitantes. A suas palavras “levem o nosso carinho, o nosso amor e a nossa gratidão”, seguiu-se o seu “muito obrigado, do fundo do coração”. Destacou, ainda, o trabalho incansável das equipes envolvidas, rogando a proteção de Nossa Senhora sobre todos os presentes e todas as Paróquias da Diocese de Nova Friburgo.

site diocese 2018 dmjemitaocara10

O agradecimento de Dom Edney veio a seguir, expressando sua alegria pelo encontro com jovens, sementes de uma realidade nova e entusiasta. E, citando Geraldo Vandré, compositor brasileiro, perseguido pela ditadura militar no Brasil, lembrou a eles que “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Concelebraram a Eucaristia: o Pároco, Mons. Antônio Stael; o Reitor do Seminário, Pe. José Ruy Corrêa Junior; o Assessor Diocesano da Juventude e Pároco de Santo Antônio, em Macaé, Pe. Gleison Lima; o Assessor Vicarial da Juventude, Pe. Wanderson Mozer; e os Padres Ernestino Mendes, Barttolomeu de Oliveira, Vicente Batista, Marcello Piller, Reinaldo Cruz e João Tadeu Tavares. Estiveram presentes o Mestre de Cerimônias da Diocese, Pe. Lourenço Ferronato, EP; e, o Diácono Transitório, Aurecir Junior.

Texto e fotos: Pascom Paróquia São José de Leonissa – Itaocara e Monara Teixeira

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso