facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-comunidades-do-vicariato-celebram-solenidade-de-pentecostes-2018Celebrar o derramamento do Espírito Santo sobre toda a Igreja. Este foi o motivo pelo qual...
missa-com-bispo-e-bencao-do-papa-marcam-200-anos-de-friburgoUm fim de semana memorável! A Solenidade de Pentecostes aqueceu o coração dos friburguenses...
sede-paroquia-do-conego-celebra-memoria-de-maria-mae-da-igreja-e-aniversario-do-grupo-de-oracaoA comunidade do Cônego celebrou a memória de Maria, Mãe da Igreja, juntamente com outra...
litoral-6-peregrinacao-mariana-e-encontros-com-maria-movimentarao-fieis-neste-final-de-semanaAs diversas programações do Mês Mariano no Vicariato Litoral estão longe de acabar! Cada...
sede-bispo-preside-missa-em-cenaculo-de-oracao-pelos-200-anos-de-friburgoNa noite de 16 de maio, data do bicentenário de Nova Friburgo, o Bispo Diocesano, Dom Edney...

IFAP promove formação para lideranças paroquiais

Visando sempre formar e capacitar os fiéis leigos que atuam em suas comunidades e também os Secretários Paroquiais, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP), iniciou a Escola de Líderes. As formações começaram em março e prosseguem até o final desse ano, sendo realizadas mensalmente. As capacitações são administradas pelo Diretor do IFAP, Carlos Magliano (Carlão), nos três Vicariatos Episcopais.

- A Escola de Líderes é uma proposta do IFAP para toda a Diocese, visando atender a um chamado de toda a Igreja, nesse ano do Laicato. Como diz o documento 105 da CNBB, a formação das lideranças católicas é, em muitos casos, amadora. O objetivo dessa formação é passar um conhecimento consistente e experiências práticas, baseadas na Inteligência Emocional para os líderes e agentes de pastoral – explicou Carlão.

site diocese ifap 2018 escoladelíderesnadiocese

As formações acontecem aos sábados e estão sendo realizadas nos três Vicariatos Episcopais, acontecendo uma vez por mês em cada uma das localidades. Para os Secretários Paroquiais e líderes de pastoral, as capacitações se estendem até o final do ano. O tema abordado é: Liderança Pastoral, sendo esta formação mais intensa e sempre iniciada a partir das 8h.

Já para os agentes de pastoral é aplicado o Aperfeiçoamento Pastoral. Neste curso, realizado aos sábados e alguns aos domingo, é abordado um tema diferente a cada dois meses, ou seja, cada grupo recebe duas capacitações referentes à pastoral que lhes compete e a formação tem início às 13h.

Quem está participando da Escola de Líderes garante que vale muito a pena, assim descreve Aline Linhares, Secretária da Matriz Paroquial Santa Teresinha, situada em Conselheiro Paulino – Nova Friburgo.

- Fiquei muito contente com o convite do Pároco, Pe. Fernando Pacheco, para fazer essa formação. Tem sido de grande crescimento espiritual, pessoal, profissional e pastoral. Andava questionando algumas coisas na minha caminhada de Igreja e esse curso veio a calhar. Essa formação é um autoconhecimento, pois para você se descobrir líder, deve se formar, se conhecer, e passar o seu conhecimento ao outro. É interessante toda a forma da condução desse curso, pois tudo é interligado com a Palavra de Deus! Não foge da nossa realidade. E como o Carlão disse na última aula: ‘O que você acredita, te leva para o sucesso ou para o fracasso’. Tenho certeza que, a cada aula, estamos saindo pessoas novas, mais focadas e motivadas.

Já Luciane Frez, leiga atuante na Matriz Paroquial Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, situada em Duas Pedras – Nova Friburgo, está ansiosa para participar do Aperfeiçoamento Pastoral, específico para suas áreas de atuação pastoral.

- Atuo na Igreja há 23 anos, hoje nas Pastorais da Catequese e da Comunicação. Com certeza, ao longo da caminhada cristã já participei de muitos eventos, encontros e cursos de formação, inclusive no IFAP. Porém, cada dia mais vejo como é necessário ao leigo engajado buscar momentos para abastecer-se em espiritualidade e conhecimento doutrinal para melhor exercer sua missão evangelizadora, herdada no dia de seu Batismo. Apesar da escassez de tempo, não abro mão de estar sempre buscando atualização doutrinal, seja para conhecimento próprio ou para colocar a serviço dos irmãos. Assim, somos diariamente abençoados por Deus e carregamos o sentimento de alegria e gratidão pelos frutos na vida comunidade.

O primeiro módulo de aperfeiçoamento abordou o tema Pastoral Familiar. Nos Vicariatos Sede e Norte a programação já foi concluída, porém no Vicariato Litoral, ainda haverá cpacitação no sábado 28/04, a partir das 13h.

No Vicariato Sede as capacitações acontecem na sede do IFAP situada nas dependências do Centro Social Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo. No Norte as atividades acontecem na Sede do Vicariato, situada na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro. No Litoral as formações são realizadas na sede do Vicariato situada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. Para participar é necessário uma indicação de sua comunidade paroquial. Informações podem ser obtidas pelo telefone do IFAP: (22) 998906693, ou pelo email: ifapnf@gmail.com. 

Confira a agenda de Aperfeiçoamento Pastoral nos três Vicariatos

Maio e junho - Aperfeiçoamento Pastoral para Catequistas

12/05, às 13h e 03/06, às 13h – Sede

02/06, às 13h e 30/06, às 13h – Norte

26/05, às 13h e 23/06, às 13h – Litoral

Julho e agosto – Aperfeiçoamento Pastoral para os MECE’s e MEP’s

22/07, às 13h e 11/08, às 13h – Sede

21/07, às 13h e 04/08, às 13h – Norte

28/07, às 13h e 18/;08, às 13h – Litoral

Setembro e outubro – Aperfeiçoamento Pastoral para Comunicação, Acolhida e Dízimo

22/09, às 13h e 27/10, às 13h – Sede

29/09, às 13h e 06/10, às 13h – Norte

01/09, às 13h e 20/10, às 13h – Litoral

Novembro e dezembro – Aperfeiçoamento Pastoral para Liturgia, Música e Batismo

10/11, às 13h e 01/12, às 13h – Sede

24/11, às 13h e 09/12, às 13h – Norte

17/11, às 13h e 16/12, às 13h – Litoral

Texto: Grasiele Guimarães
Fotos: IFAP
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso