facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-pe-roger-luis-preside-missa-na-novena-de-sao-joao-batistaNa Catedral Diocesana, a preparação para a grande festa de São João Batista corre a pleno...
litoral-paroquia-sao-jorge-das-missoes-participa-de-vivencia-de-oracao-em-rio-das-ostrasToda comunidade paroquial precisa, além do ânimo e disposição para as grandes tarefas, passar...
bispo-se-encontra-com-funcionarios-do-norte-e-visita-comunidadesDuas comunidades foram visitadas pelo Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, entre os dias...
sede-avante-as-aguas-profundas-e-tema-do-terceiro-mais-um-com-cristoInspirados no trecho bíblico do Evangelho de São Lucas: ‘Avante às águas profundas’ (Lu 5,4),...
sede-e-litoral-comunidades-festejam-santo-antonioEm comemoração a Santo Antônio, padroeiro de diversas comunidades em toda Diocese, as...

SEDE: Bispo preside Missa em Cenáculo de Oração pelos 200 anos de Friburgo

Na noite de 16 de maio, data do bicentenário de Nova Friburgo, o Bispo Diocesano, Dom Edney Govêa Mattoso, presidiu a Santa Missa do Cenáculo de Oração pelos 200 anos do município. Promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), o evento aconteceu durante a Novena de Pentecostes realizada na Matriz Paroquial Santo Antônio e São Francisco de Assis, situada no Centro da cidade.

site sede 2018 cenaculodeoracao200anosdenovafriburgo 4

Antes de receber o Epíscopo, Flávio Dias (Coordenador Diocesano da RCC) e Denise Carvalho (Coordenadora do movimento no Vicariato Sede) conduziram um momento de louvor e oração, clamando ao Senhor bênçãos para Nova Friburgo. Nessa parte do evento, todos acolheram a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a bandeira do município, confiando à intercessão da Padroeira do Brasil essa cidade.

Dom Edney foi recebido com muita alegria e fervor pelos membros da RCC. Iniciando a Santa Missa, o Bispo falou sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, realizada entre 13 e 20 de maio, destacando ser este momento propício para louvar e bendizer a Deus especialmente por Nova Friburgo, que completou 200 anos nesta data. Em seguida refletiu.

site sede 2018 cenaculodeoracao200anosdenovafriburgo 1

- Mas, comemorar o quê? Muitas coisas! São 200 anos de um povo que não desiste, pois mesmo diante das maiores intemperes e até calamidades permanecemos de pé. Isso é dom Deus! Então, temos que agradecer sim, pois como diz o texto sagrado: até aqui o Senhor nos ajudou (I Sm 7, 12). Pedimos que Ele continue nos ajudando e fortalecendo.

‘Espírito Santo, dom de Deus’. Este foi o tema proposto ao Epíscopo para a reflexão nesse dia da Novena de Pentecostes. Dom Edney começou sua fala lembrando os perigos e necessidades que a Igreja de Cristo enfrentou e enfrenta até hoje, ressaltando que nunca foi tão necessário o derramamento do Espírito Santo sobre nós. “O próprio Jesus nos garante que esse Espírito seria dado à Igreja, para que ela pudesse anunciar o Reino de Deus em meio a todas essas vicissitudes, pelas quais passamos”.

site sede 2018 cenaculodeoracao200anosdenovafriburgo 5

“Pobre de nós se não fosse o Espírito Santo que, de fato, conduz a Igreja. Ela já teria acabado a muito tempo, pois não faltaram aqueles que, muitas vezes de dentro, quiseram acabar com ela. Mas, a Igreja está firme”, acentuou o Prelado. Nesse momento, o Bispo ressaltou quão necessária de faz a unidade entre os cristãos. “A nossa diferença não significa que tenhamos que ser desunidos. Temos que ser unidos também nas diferenças. Esse é o grande desafio”.

Encerrando a pregação, Dom Edney apontou um dos grandes atributos da Santíssima Trindade: a unidade na diversidade. Diante dessa afirmativa, indagou. “Cremos em quantos deuses? Um único Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Mas os três vivem uma comunhão tão profunda que não podemos separá-los. É um só Deus em três pessoas. Quem nos dá essa luz para compreender todas estas coisas? O Espírito Santo”.

site sede 2018 cenaculodeoracao200anosdenovafriburgo 2

Antes da benção final, foram feitas as tradicionais homenagens e agradecimentos ao Epíscopo. Dom Edney encorajou os membros da RCC a permanecerem sempre firmes sem desanimar na missão de evangelizar. Na oportunidade, o Bispo convidou todos os participantes a se consagrarem à Virgem Maria, confiando nas mãos de Nossa Senhora suas vidas, famílias e, de forma especial, a cidade onde vivem. 

Concelebraram os Padres Alex de Paiva Ribeiro (Pároco de Santo Antônio e São Francisco de Assis) e o Pe. Wander Santos (que auxilia o Pe. Alex tanto na Igreja Matriz, quanto na Capela Santo Antônio, no Suspiro). Os Diáconos Transitórios Aurecir Júnior e Luis Antonio Fernandes assistiram à celebração. 

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso