facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

Bispo realiza Sacramento do Batismo e reinaugura Capela em Portela

Em visita à Paróquia de Santa Beatriz, em Portela, no dia 21/6, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu duas Santas Missas, uma pela manhã e outra na parte da noite. A programação aconteceu dentro da agenda do Governo Itinerante no Vicariato Norte. As Celebrações Eucarísticas foram concelebradas pelo Administrador Paroquial, Pe. Diego Fernandes, e acompanhadas pelo Diácono Aurecir Júnior, que é filho da terra e Chefe do Gabinete Episcopal.

Capela São João Batista – Morro Alto

Na Missa pela manhã, na Capela São João Batista, na Comunidade Morro Alto, foi realizado o Sacramento do Batismo. Na ocasião, Dom Edney lembrou que São João Batista é o Padroeiro Secundário da Diocese e externou sua felicidade em saber que é o primeiro Bispo a presidir uma Santa Missa nesta Capela desde que foi criada em 1995, tornando-se uma data inesquecível para ele e para as pessoas da comunidade.

site orte 2018 valaodopapagaio

Em sua homilia, Dom Edney destacou que o Batismo é uma consagração a Deus, formando a comunidade dos Seus Filhos. Destacando o primeiro mandamento - “Amarás à Teu Deus sobre todas as coisas” -, recordou que nossa relação com Deus deve ser colocada acima de qualquer outra relação humana, até porque o Senhor é o autor e o doador da vida, dar quando quer e tira quando quer. E, que nada deve se antepor a Deus, pois tudo foi nos dado por um tempo.

No encerramento da Missa matinal, Pe. Diego lembrou Elias e Moisés, símbolos do profetismo, e que a certeza de ter a presença do Bispo na Capela nos encoraja numa mensagem que não é nossa, mas é de Jesus Cristo. E, que a partir do exemplo do Epíscopo, sejamos exemplos vivos da presença de Nosso Senhor. Ressaltou ainda que a presença do Sucessor dos Apóstolos dá ânimo para seguir os caminhos de Cristo. Antes da conclusão, o paroquiano Edson, que é da Capela São João Batista, ressaltou a história da comunidade, onde a imagem do santo que está no altar ficou mais de 30 anos guardada esperando a construção do templo. E, que no dia 23 de novembro de 1995, a igreja pôde ser aberta a toda a população.

site orte 2018 morroalto

Capela Sant’Ana – Valão do Papagaio

Já no período noturno, antes de iniciar a Eucaristia de reinauguração da Capela Sant´Ana, na Comunidade Valão do Papagaio, Dom Edney lembrou que durante a reforma no ano passado, ele passou em frente a Capela e que ela ficou impecável. Externou ainda a felicidade de estar encontrando com o povo, que é a Igreja.

No início da Santa Missa, foi realizada a bênção do templo e tudo que ele possui, incluindo a administração dos sacramentos da Igreja. Na pregação, o Epíscopo destacou que devemos tirar grandes ensinamentos das leituras. Recordando que todos os domingos a Igreja se reúne para ouvir a Palavra de Deus, frisou que os profetas dão testemunho do amor que tinham pelo Senhor e de sua coragem e destemor em relação a tudo aquilo que ameaçava a integridade da fé.

site orte 2018 valaodopapagaio3

Ressaltou ainda que na primeira leitura não temos contato com o que Elias diz, mas com seus feitos e salientou sua capacidade tanto de testemunhar quando de denunciar aquilo que é contrário aos planos de Deus. Dom Edney lembrou que nossos atos devem dar testemunho da presença de Deus em nossa vida e que nesta data, a Igreja relembrava a memória de São Luiz Gonzaga, que foi um jovem seminarista. Sobre o santo, o Prelado salientou sua vida e determinação em seguir a Deus e aos Santos, e que ele era exemplo de uma pessoa penitente e que guardava em seu coração as palavras de Deus e em seu corpo a pureza.

São Luiz Gonzaga transmite para todos, em uma existência muito breve, o amor fiel e exclusivo a Deus, em que enfrentou dificuldades já dentro de sua casa com seus pais a seguir na Ordem dos Jesuítas, mas mesmo assim, com toda paciência e amor manifestou a opção irrevogável que havia feito. O santo foi trabalhar num hospital e ao cuidar dos enfermos dedicadamente, contraiu uma doença que o levou à morte aos 23 anos. Já no Evangelho, o Prelado pontuou que Jesus nos dá um grande ensinamento de como a Igreja deve rezar e que ao ensinar a oração do Pai Nosso, Jesus nos dá as certezas necessárias para que cresçamos na fé e amadureçamos nossa vivência Cristã.

site orte 2018 valao papagaio 9

Ao término da Santa Missa, a paroquiana Cláudia Saraiva, agradeceu a todos que ajudaram na reforma da capela, e de maneira especial a Dom Edney, por estar presente nesse momento ímpar da comunidade, e ao Padre Diego, pela paciência e dedicação a mesma. A Catequese da Paróquia de Santa Beatriz prestou homenagem com um cântico ao Sucessor dos Apóstolos. O Administrador Paroquial agradeceu a presença do Bispo e recordou o orgulho dos católicos, por fazerem parte da sua vida e de ser um Bispo sempre presente e carinhoso com a Paróquia de Santa Beatriz. Ao final, Dom Edney agradeceu todo carinho que recebeu e recebe desta comunidade.

Texto e foto: André Frossard

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso