facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-paroquias-de-quissama-e-rio-das-ostras-rendem-homenagens-a-nossa-senhora-do-carmoPara celebrar Nossa Senhora do Carmo, diversas paróquias do Vicariato Litoral realizaram seus...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontrao-vicarial-de-2018Visando reunir os líderes e apoios da Pastoral da Criança do Vicariato Episcopal Sede, será...
sede-comunidade-shalom-celebra-36-anos-de-fundacaoPara a Comunidade Católica Shalom o mês de junho tem um significado todo especial, devido à...
v-cha-dos-amigos-do-seminario-sera-realizado-no-gph-do-conegoO Seminário Diocesano Imaculada Conceição está preparando a todo vapor a sua quinta edição do...
litoral-santas-missoes-populares-levam-amor-esperanca-e-caridade-a-comunidade-de-rio-das-ostrasA Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, situada no coração de Rio das Ostras,...

SEDE: Ano do Laicato - Junto aos sacerdotes, leigos celebram São Bento Abade

‘A cruz sagrada seja a minha luz’. Certamente esse e os outros trechos da Oração de São Bento foram elevados diversas vezes pelos leigos ao Céu em 11/7, data na qual a Igreja celebra este santo tão popular. Essa devoção foi vivenciada com afinco pelos paroquianos da Matriz São Bento Abade, situada no bairro Ypú – Nova Friburgo, durante os dias de festa.

site sede 2018 festadesaobento 8

O tradicional Ora et Labora (reza e trabalha), ganhou ainda mais sentido nesse Ano do Laicato, afinal os cristãos leigos, inspirando-se nessa regra deixada por São Bento, puderam rezar e trabalhar muito em prol do Evangelho, por meio da festa de seu padroeiro. Ladainha, Missas, procissão e outras atividades, marcaram a vivência dessa edição dos festejos, iniciada em 8 de julho com Almoço Comunitário, e com encerramento previsto para o 21/7, com o Arraial de São Bento.

Na noite dedicada ao padroeiro (11/7), as ruas do bairro foram iluminadas pelas velas dos devotos, que piedosamente acompanharam o andor de São Bento em procissão. Juntamente com o Pároco, Pe. João Paulo de Britto, e o Vigário Paroquial, Pe. Ricardo Schueller, o Povo de Deus adentrou no templo para participar da Missa.

site sede 2018 festadesaobento 9

Uma verdadeira Catequese sobre vida de São Bento foi proferida pelo Pe. João Paulo na pregação. O sacerdote explicou pausadamente aos leigos cada detalhe das obras realizadas pelo patrono, sobretudo as espirituais. O Pároco também dedicou parte da homilia parta falar sobre a famosa Medalha de São Bento, apontando-a como um instrumento da proteção divina.

Depois, o presbítero destacou a regra beneditina.

- São Bento, em sua vida comunitária, escreveu uma regra. Ele morreu em 21 de março, e apesar da maioria dos santos serem celebrados na data de sua morte, liturgicamente São Bento é celebrado em julho. Mas, por quê? Isso se deve à entrega dessa regra, momento considerado como a fundação da grande ordem Beneditina. Essas coisas aconteceram na vida de São Bento por meio de uma profunda entrega comunitária. Ele não previa nada disso. Na entrega diária foi que a sua história se desenvolveu e ele se tornou um Abade, que quer dizer pai.

site sede 2018 festadesaobentoabade 1

Continuando, Pe. João Paulo explicou que a regra de São Bento tem 37 capítulos, todos enfatizando a família. Em seguida, o sacerdote alertou os fiéis leigos sobre a importância da experiência comunitária dentro da paróquia. “Para Bento, acontece uma realidade que hoje está um pouco esquecida. O núcleo, o fundamento primeiro da Igreja é a paróquia. É aqui que nascemos, aqui seremos sepultados. É absolutamente necessária essa dimensão comunitária na fé, que é a base pilar da regra de São Bento”, complementou.

Encerrando a homilia, o presidente da celebração convidou cada fiel a assumir uma responsabilidade com a paróquia, e concluiu. “Se nos deixarmos conduzir por Deus, seremos levados ao máximo da santidade e da alegria eterna. Mas, isso só se faz na primeira comunidade: a paróquia. Nesta festa do padroeiro, vamos nos despojar de nós mesmos, dos nossos personalismos e nos colocar como São Bento, dizendo ao Pai: ‘fala Senhor que o Teu servo escuta’”.

site sede 2018 festadesaobento 6

A Santa Missa foi finalizada ao som do Hino em louvor a São Bento. Logo após, todos reuniram-se para um momento de confraternização e partilha no Salão Paroquial.

O povo fala

Dona Marinete de Souza Silva comentou como é participar da festa em louvor ao padroeiro, acompanhada por sua netinha Valentina, devota mirim de São Bento. “Desde pequenininha a Valentina participa das festas de São Bento. Todos aqui na paróquia já conhecem a minha netinha. É muito bom participar com ela dessa paróquia, pois essa comunidade é muito boa, o Padre é muito amigo e eu gosto muito daqui”. Sem nenhuma timidez, a pequena Valentina, de apenas seis anos, classificou a festa como “muito legal”, e, em seguida, deu um beijinho carinhoso na imagem do santo.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso