facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-cerco-de-jerico-movimenta-paroquianos-de-nossa-senhora-das-gracasCom Jesus Sacramentado exposto durante sete dias e sete noites, a Paróquia Nossa Senhora das...
bispo-preside-encontro-de-meps-comunidades-e-circulos-biblicosA Paróquia Santa Rita de Cássia do Rio Negro, em Euclidelândia, distrito de Cantagalo, sediou...
norte-encontro-vicarial-do-terco-dos-homens-movimenta-vicariatoO Terço dos Homens São José, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
norte-carmo-recebe-pe-rafael-como-novo-administrador-paroquialEm 15 de setembro, foi celebrada na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, no Carmo, a Santa Missa...
diaconos-permanentes-participam-de-retiro-com-a-presenca-de-dom-edneyOs Diáconos Permanentes da Diocese de Nova Friburgo iniciaram no dia 14/9, Festa da Exaltação...

SEDE: ANO DO LAICATO – Paróquias vivenciam Semana da Família

'O Evangelho da Família, alegria para o mundo'. Esse foi o tema escolhido para a reflexão da Semana Nacional da Família 2018, celebrada entre os dias 12 e 18 de agosto. O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Em diversas paróquias do Vicariato Sede a programação está acontecendo a todo vapor. Missas, palestras, orações, visita às casas, vivência do subsídio ‘Hora da Família’, entre outros, estão enriquecendo as programações. Confira como aconteceram as atividades nos primeiros dias da Semana da Família, em algumas paróquias.

Catedral São João Batista – Centro de Nova Friburgo

Iniciando a programação da Semana da Família, a Igreja Mãe da Diocese realizou a Santa Missa pelos pais, na manhã do domingo (12/8). A celebração contou com expressiva participação de pais acompanhados por seus filhos. Em 13 de agosto, teve lugar a noite de testemunho com o tema: ‘Família que reza unida, permanece unida’. A atividade aconteceu às 19h45, logo após a Santa Missa.

site sede-2018 semanadafamiliaparóquias 2

Um dos momentos mais bonitos da Semana da Família realizada pela Catedral foi o Terço pela Defesa da Vida, realizado numa das praças centrais de Nova Friburgo, a Demerval Barbosa Moreira, em 14/8. A atividade, iniciada às 19h45, contou com a participação do Vigário Paroquial da Catedral, Pe. Claudio Menezes, além da presença de religiosas e a expressiva participação dos leigos e leigas.

Na reflexão foi utilizada uma imagem de Nossa Senhora grávida, que causou grande comoção entre os presentes no local. O momento também foi fortemente vivenciado pelo grupo organizador, assim descreve Janaina Mota.

site sede-2018 semanadafamiliaparóquias 1

- Como leiga a serviço da Igreja Católica me senti profundamente feliz por ter colaborado na organização, e ter participado do Terço em favor da vida realizado na Praça Demerval Barbosa Moreira na terça-feira. A adesão foi surpreendente para a hora que foi realizado, e para o frio que tem feito; e isso mostra não só a força que os movimentos vêm ganhando, mas o valor da causa a que foi proposto: a defesa da vida. O Terço escolhido, não tradicional, foi forte! Uma súplica real aos que são negados o direito sagrado de nascer. Tenho orgulho de nossa Igreja, que se uniu, através da participação de pessoas de várias paróquias em favor da nobreza da oração, do acreditar que participar faria toda a diferença, seria de fato, um pedido com maior força ao Pai, pela intercessão de Nossa Senhora.

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Cachoeiras de Macacu

Em Cachoeiras de Macacu a abertura da Semana da Família teve início com a Santa Missa, realizada em 13/8. Logo após a celebração, foi realizada uma apresentação no Centro Pastoral, que refletiu a tema proposto para esse dia: ‘Anunciar hoje o Evangelho na Família’.

Ao término do evento, foi entregue para cada família uma lembrança: um sabão caseiro confeccionado com óleo de cozinha reutilizado, afinal ensinar às famílias o cuidado com o planeta, também é uma forma de evangelizar. O Vigário Episcopal Sede, Pe. Lukasz kaczmarek, esteve presente nesta atividade com as famílias.

1site sede-2018 semanadafamiliaparóquias 1

Paróquia Sant’Anna – Japuíba

Abertura da Semana da Família na Paróquia Sant'Anna de Japuíba – Cachoeiras de Macacu, aconteceu com um café da manhã para os pais e famílias, realizado no Dia dos Pais. Em seguida, houve Missa dos Pais presidida pelo Pároco, Pe. Rodrigo Fonseca.

Na segunda-feira (13), a Pastoral Familiar se dirigiu ao lar de Cristiane e Bruno, situado na Rua Hermenegildo Campos, no Setor Nossa Senhora Aparecida. Já a terça-feira (14/8) foi marcada pela visita à casa de Ully e Jefferson, situada no Setor São Francisco Xavier.

1site sede-2018 semanadafamiliaparóquias 3

Paróquia Nossa Senhora de Fátima –Papucaia

A Semana da Família na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada em Papucaia – também em Cachoeiras de Macacu, está sendo caracteriza pela bonita participação das famílias da localidade e pelo mutirão de visitas nos lares papucaienses.

1site sede-2018 semanadafamiliaparóquias 2

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

No domingo (12), após a Santa Missa das 19h, aconteceu a abertura da Semana da Família na Paróquia Santa Teresinha. O Diácono Permanente, Roberto Thurler, atuante na comunidade, falou sobre: ‘A vivência da família à luz da Palavra de Deus’.

site sede 2018 semaadafamiliaparoquias2 1

Na segunda-feira (13), aconteceu o 2º encontro da Semana da Família, com o tema: ‘Família e desafios atuais’. O casal Alan e Nádia, leigos atuantes nesta paróquia, partilhou com a comunidade o quanto é desafiador ser uma família que busca a santidade.

Na terça-feira (14), a programação contou com a presença do casal Fernanda e Alex para falar sobre o tema: ‘A vocação da família à santidade’. O 4º encontro da Semana Nacional da Família aconteceu na quarta-feira (15) tendo a Vivência do Amor no Matrimônio e na Família, por tema. A pregação foi conduzida por Állister, com a intercessão de sua esposa, Silmara. O momento proporcionou a todos a reflexão ir sobre as múltiplas definições do amor: se doar, compartilhar, perdoar, renunciar, cuidar, compreender, respeitar.

site sede 2018 semaadafamiliaparoquias2 4

Paróquia Sant’Ana - Cônego

Mês de agosto, mês das vocações... tempo de meditar e aprofundar o chamado de Deus no seio da Igreja. Dentre as muitas vocações, é especial poder comtemplar a vocação da família: princípio de todo Chamado Divino e serviço à construção do Reino.

“A família delineia-se, no desígnio do Criador, como ‘lugar primário da “humanização” da pessoa e da sociedade» e ‘berço da vida e do amor’.” É nela que o individuo é chamado ‘à comunhão com os outros e à doação aos outros’ aprende sobre Deus e sobre o próximo, a exemplo de Jesus que ‘nasceu e viveu em uma família concreta acolhendo todas as características próprias desta vida e conferiu uma excelsa dignidade ao instituto matrimonial, constituindo-o como sacramento da nova aliança’ (DIC 209s;212) ; ou a exemplo de Maria que aprendeu com seus pais, Ana e Joaquim, os primeiros passos da fé até chegar ao ápice com o seu “Sim” ao plano de Deus. “Por eles veio a bênção prometida a todos os povos” (Antífona na Memória de São Joaquim e Sant’Ana).

site sede 2018 semaadafamiliaparoquias2 2

Por isso, “como exemplo de família celebramos a memória de Sant’Ana e São Joaquim”. Esse tem sido o canto entoado pelos fiéis na Semana da Família no Templo Matriz da Paróquia Sant’Ana do Cônego repleta de atividades para a celebração da família. Dentre as ações, a bênção dos pais, a Missa em intenção aos familiares falecidos, a celebração das Equipes de Nossa Senhora, adoração ao Santíssimo Sacramento e reflexões sobre o papel do leigo no mundo. Pe. Miguel Angel, Pároco local, preside todas as cerimônias.

No domingo (12), na Matriz Cônego, os fiéis participaram da Eucaristia em intenção os pais, dando abertura à Semana da Família. Nela, o comentarista introduziu quanto ao modelo de família que temos em Sant’Ana e São Joaquim: “por via natural, Deus agraciou Ana e Joaquim, com uma filha, Maria, a qual educaram e ajudaram a crescer na fé. Neste lar de Nazaré, Maria aprendeu as primeiras lições da vida, aprendeu a comer, a andar, a falar e a conhecer a Deus e a comunhão aos irmãos, que nossas famílias também sejam reflexo deste Lar cuja Mãe de Deus se desenvolveu até dizer “Sim” ao Plano de Deus.”

Pe. Miguel Angel, convidando aos pais para receberem a bênção, refletiu sobre a oração em família e o estudo do Catecismo no lar como responsabilidade dos pais na educação da fé dos filhos e parafraseando a Primeira Leitura comentou sobre as muitas vidas que estão desanimadas gritando a Deus como Elias: “Agora basta Senhor!” a qual acrescentava que falta, em muitas ocasiões, o pão da Palavra de Deus, o pão da fé, o pão do amor, o pão da caridade, o pão da atenção: “Levanta-se e come!”, foi o mandato do anjo do Senhor, “Ainda tens um caminho longo e percorrer” na vida, na evangelização, no amor aos irmãos e na construção do Reino de Deus.

Segunda (13), a Missa da Esperança teve os familiares falecidos como intenção principal. Já na terça-feira, os casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC) se reuniram para orar em família, meditando a palavra de Deus; a ocasião deu início à preparação ao próximo encontro de Casais Paroquial que acontece em setembro.

site sede 2018 semaadafamiliaparoquias2 3

Na quarta-feira (15), foram as Equipes de Nossa Senhora a celebrarem 13 anos de Trabalho na Diocese de Nova Friburgo. Pe. Miguel Angel, Diretor Espiritual do Movimento no Vicariato Sede, falou em sua homilia sobre a missão do leigo no mundo e a santificação das famílias: “buscar a santidade é empenhar-se também na Construção do Reino de Deus, ninguém é santo para si, mas para o outro!”. Agradecimentos e um histórico do movimento foram lidos ao final da Missa. Uma confraternização encerrou a noite.

A programação segue até sábado no encerramento paroquial da Semana da Família.

Sobre as Equipes de Nossa Senhora

As Equipes de Nossa Senhora (ENS) é um movimento internacional de direito pontifício cuja espiritualidade encontrar-se na família. As ENS têm por objetivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade, descobrindo as riquezas do sacramento do Matrimônio e a vivência na fé, tendo por Cristo o centro e Nossa Senhora como padroeira de cada equipe.

O movimento surgiu em 1938, em Paris, quando o jovem Pe. Henri Caffarel, recebe a visita de uma moça que deseja lhe falar, de sua vida espiritual. Alguns dias depois, ela volta, acompanhada do marido. A seguir, esse casal apresenta o sacerdote a outros três casais. Está lançado, dessa maneira, o projeto de se reunirem para refletirem juntos sobre o matrimônio cristão. Foi no dia 25 de fevereiro de 1939 que esses casais se encontraram com o Pe. Caffarel.

Em 1950, um casal brasileiro, Nancy e Pedro Moncau (ambos já falecidos), comentando com um sacerdote canadense que gostariam de participar de algum movimento em que pudessem, como casal, crescer espiritualmente, ouvem falar das Equipes de Nossa Senhora que, já então, havia se espalhado pela França e Suíça. Logo que entram em contato com o Pe. Caffarel recebem entusiástico apoio e estímulo e, assim, em 13 de maio de 1950, é lançada a primeira Equipe de Nossa Senhora no Brasil, na época, a primeira num país de língua não francesa.

Em maio de 1995, o movimento chegou a Nova Friburgo ainda ligado ao Setor Teresópolis-RJ. Foi somente no ano 2005, já com cinco Equipes, que o Movimento consolidou-se criando o Setor Nova Friburgo-RJ. O casal Sandra e Bento foi o primeiro responsável contando com o apoio do então Bispo Diocesano, Dom Rafael Llano Cifuentes.

Hoje, o movimento conta em seus quadros com 10 equipes, com a participação de 53 casais e uma viúva, uma equipe em pilotagem, duas equipes em experiência comunitária com sete casais cada uma. Cooperam com o movimento seis sacerdotes e dois acompanhantes sendo Pe. Miguel Angel responsável por duas equipes.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina

Em Riograndina a abertura dessa semana singular aconteceu no Dia dos Pais, com café da manhã celebrando essa data especial. Nesse dia, houve a reflexão do tema: ‘A vivência da família à luz da Palavra de Deus’.

O segundo encontro da Hora da Família, teve lugar na Comunidade Santa Clara, em 13/8, às 19h30. Nessa noite, foi realizado o Terço pelas Famílias conduzido pela Pastoral Familiar de Riograndina.

site sede-2018 semanadafamiliaparóquias

‘Vocação à Santidade’. Esse foi o tema do terceiro da Semana da Família, em Riograndina. A noite foi marcada pela presença dos jovens, que se dirigiram ao Salão Paroquial da Igreja Matriz para receber a Palavra de Deus. Uma noite de muitas bênçãos para a comunidade local.

Texto: Grasiele Guimarães, Marcos Paulo (Pascom Sant’Ana – Cônego) e Pascom Santa Teresinha
Fotos: Catedral São João Batista, Marcos Paulo (Pascom Sant’Ana – Cônego), Pascom Santa Teresinha e Paróquias Nossa Senhora Imaculada Conceição (Cachoeiras de Macacu), Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima e Sant’Anna (Japuíba)
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso