facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-cerco-de-jerico-movimenta-paroquianos-de-nossa-senhora-das-gracasCom Jesus Sacramentado exposto durante sete dias e sete noites, a Paróquia Nossa Senhora das...
bispo-preside-encontro-de-meps-comunidades-e-circulos-biblicosA Paróquia Santa Rita de Cássia do Rio Negro, em Euclidelândia, distrito de Cantagalo, sediou...
norte-encontro-vicarial-do-terco-dos-homens-movimenta-vicariatoO Terço dos Homens São José, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
norte-carmo-recebe-pe-rafael-como-novo-administrador-paroquialEm 15 de setembro, foi celebrada na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, no Carmo, a Santa Missa...
diaconos-permanentes-participam-de-retiro-com-a-presenca-de-dom-edneyOs Diáconos Permanentes da Diocese de Nova Friburgo iniciaram no dia 14/9, Festa da Exaltação...

SEDE: ANO DO LAICATO – Leigos celebram a Assunção de Nossa Senhora

A comunidade paroquial do Bela Vista está em festa e profunda alegria por poder celebrar a sua padroeira: Nossa Senhora da Assunção. Novenário, Santas Missas, procissão, entre outras atividades, marcaram a realização dos festejos em 2018.

‘Maria da Assunção escuta a nossa voz e pede proteção para cada um de nós’. Este cântico foi repetido diversas vezes durante as comemorações à Assunção de Nossa Senhora, que tiveram início nos primeiros dias do mês de agosto. A programação começou com a novena em louvor à padroeira, realizada entre 3 e 11/8, e prosseguiu nos dias 12, 13, 14, com o Tríduo festivo.

site sede 2018 missaemlouvoraanossasenhoradaassuncao 7

No dia da patrona (15/8), houve procissão, oração do Santo Terço e Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo. As atividades começaram com a procissão, às 18h, na qual os leigos puderam caminhar pelas ruas da localidade, manifestando amor e devoção à Virgem assunta ao céu. No retorno ao templo, aconteceu a oração do Santo Terço, seguida de Santa Missa.

Na Oração da Coleta o sacerdote apresentou como intenção desta celebração as famílias, uma vez que a Igreja celebrava a semana dedicada para elas. Na pregação, Pe. Jorge refletiu sobre os Dogmas Marianos, recordando que a Assunção de Nossa Senhora é um deles. “Maria foi levada ao céu de corpo e alma, mas por quê?”, indagou, explicando em seguida a resposta.

site sede 2018 missaemlouvoraanossasenhoradaassuncao 1

- Dogma é uma verdade de fé, que não pode ser contestada por nós. Se Maria é Mãe de Deus, Virgem Imaculada, ela foi para o céu de que jeito? De corpo e alma. Esse é o Dogma da Assunção de Maria, proclamado pelo Papa Pio XII em 1950... Nenhum santo foi mais perfeito que Nossa Senhora. Ela soube cumprir em tudo a vontade de Deus em sua vida. Ela é a mulher da oração, pois vivia rezando, mulher do silêncio, do serviço e, principalmente, mulher muito humilde.

O sacerdote também recordou a Onipotência Suplicante de Maria e enfatizou que Nossa Senhora é a Arca da Aliança, pois trouxe em seu vente Jesus. Pe. Jorge Eduardo também refletiu sobre o culto de hiperdulia, prestado somente a Santa Maria, recordando que os católicos não adoram a Mãe de Jesus, mas reconhecem o devido lugar que a Virgem Santa ocupa na seio da Igreja.

site sede 2018 missaemlouvoraanossasenhoradaassuncao 3

A noite pôde ser descrita como momento de alegria, piedade e devoção entre os leigos participantes.

Os festejos continuaram em 18 de agosto, quando, às 17h30, teve lugar a Santa Missa com a Coroação de Nossa Senhora da Assunção pelas crianças da Catequese. Logo após, aconteceu uma divertida noite com Karaokê e a cantina. Em 19/8, às 17h, houve celebração seguida de show com Vitor Ferraz, encerrando assim a Festa em Louvor a Nossa Senhora da Assunção.

 A palavra do leigo

“Sou nascida e criada na Paróquia Nossa Senhora da Assunção e, como leiga, é uma grande alegria ver a nossa paróquia se manter viva na fé, na alegria e na disponibilidade de todos no momento da comemoração à nossa padroeira, que é muito importante e especial para todos. Esta ocasião, nos leva a perceber e refletir muito que o nosso caminho rumo ao céu é pela intercessão de Nossa Senhora, sempre nos impulsionando a buscar cada dia mais ao seu filho: Jesus Cristo. É uma grande alegria, e é muito importante para mim, ver a paróquia unida nesta celebração tão importante da Santa Mãe de Deus”. Jociara Souza, leiga atuante na Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

site sede 2018 missaemlouvoraanossasenhoradaassuncao 4

“É de extrema importância para mim a festa da padroeira da minha paróquia. Nasci e fui criada nesta comunidade. Desde pequena fui levada para a Catequese e a Catequista era a minha madrinha de Batismo. Me emociono muito quando falo sobre Nossa Senhora da Assunção, pois o quanto aprendi sobre ela ao longo desses anos. Tive um exemplo muito grande dentro da minha casa, pois minha mãe sempre foi muito católica. Vi outro grande exemplo em minha madrinha, Dona Aparecida, que é muito conhecida aqui em nossa paróquia. Minha mãe, Dona Maria, sempre foi uma pessoa simples, que limpava a Igreja junto com outras integrantes da comunidade. Me sinto muito honrada em fazer parte dessa paróquia! Há mais de 10 anos sou Catequista nessa comunidade e aqui tive muitas alegrias”. Rosa Jacomino, leiga atuante na Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso