facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-do-laicato-festa-de-nossa-senhora-das-gracas-comecou-neste-final-de-semanaA tradicional festa de Nossa Senhora das Graças teve início neste sábado, 17, e movimentou o...
sede-pastoral-familiar-do-vicariato-tem-novo-assessor-e-novos-integrantes-na-comissao-vicarialA Pastoral Familiar do Vicariato Sede passou por um momento de transformação. Em reunião...
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...

Governo Itinerante: Bispo visita Quissamã e Recanto dos Idosos

Durante a agenda do Governo Itinerante no Vicariato Litoral, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, visitou a Capela Nossa Senhora da Conceição, localizada na comunidade do Machado, em Quissamã, e o Recantos dos Idosos, em Macaé. Confira o que aconteceu.

Comunidade de Quissamã acolhe Dom Edney para Santa Missa festiva

"Uma noite para não mais esquecer". Assim foi definida a visita do Bispo Diocesano na Capela Nossa Senhora da Conceição, na comunidade do Machado, em Quissamã, no dia 15/8. Mesmo sendo às margens da BR 192 e com a considerável distância da região central, fiéis e devotos prestigiaram mais este compromisso do Bispo, que fez parte de uma série de atividades do Governo Itinerante.

site litoral 2018 governoitinerante comunidade dequissamaacolhedomedneyparasantamissafestiva 02

Na entrada da Capela, um corredor se formou para o Epíscopo passar e abençoar a cada um, em retribuição ao carinho a ele dispensado. A Santa Missa teve por concelebrantes o Vigário Episcopal, Pe. Gelcimar Petinati, e o Pároco local, Pe. Marcus Vinícius Falcão, e teve a presença do Diácono Transitório, Aurecir Júnior.

Entre gestos e palavras, Dom Edney exortou ao cultivo de uma vida reta e missionária, no cumprimento da palavra de Deus, ainda que os percalços da vida possam desviar o povo do caminho da salvação. A comunidade, honrada com tamanha bênção, ofertou ao Apóstolo cestas com frutas e iguarias, simbolizando os frutos da localidade. Em retribuição, o Bispo dispensou bênçãos e pediu orações pela continuidade do seu pastoreio.

site litoral 2018 governoitinerante comunidade dequissamaacolhedomedneyparasantamissafestiva 05

Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus recebe visita de Dom Edney

O Recanto dos Idosos Sagrado Coração de Jesus, em Macaé, foi o local da visita de Dom Edney na tarde de 16/8. A atividade, esperada por todos os membros da instituição, foi acompanhada pelo Vigário Episcopal do Litoral, pelos Padres José Luiz Bustamante e José Macedo e pelo Diácono Aurecir. Também estiveram presentes representações das congregações religiosas locais, bem como a porção do povo de Deus deste Vicariato.

site litoral 2018 governoitinerante recantodosidosos sagradocoracao dejesusrecebevisitadedomedney 02

Para as boas vindas, largos sorrisos e carinho por parte de Dom Edney, que presidiu a Santa Missa, iniciada às 15h. Fazendo uma breve reflexão, o Epíscopo escolheu o 'perdão' como cerne de suas palavras. Ao referenciar o trecho da oração do Pai Nosso "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido", destacou que o ato de perdoar é um dos maiores desafios dos seres humanos. “A oração que rezamos traz essa exigência: perdoar com a mesma maneira e com a mesma medida assim como perdoamos a quem nos ofendeu. Se a medida de perdão é estreita, algo tem de errado”.

Pegou ainda outro trecho da prece "seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu" para confirmar que a intenção do ser humano é fazer com que Deus não faça a vontade Dele, mas sim a vontade pessoal de cada um.

site litoral 2018 governoitinerante recantodosidosos sagradocoracao dejesusrecebevisitadedomedney 04

- O que a gente quer é que Deus faça a nossa vontade, assim na terra como no céu, como se Deus estivesse se sujeitando às nossas barganhas. Olhando para nós, somos como crianças que não sabem o que dizem. Como que eu posso querer dar uma coisa a Deus? Quando Jesus ensina, de forma admirável, a rezar o Pai Nosso, nos mostra também que Ele viveu a oração. Que nosso pedido se conforme definitivamente à vontade de Deus!

Em vias de encerramento, o Vigário Episcopal elevou agradecimentos ao Bispo pela "riqueza da presença na instituição dentro do Governo Itinerante". Representando o corpo diretor do Recanto dos Idosos, o senhor Genelson também, em agradecimento, lembrou a todos os benfeitores que permitiram a construção da casa, assim como aos que a mantém, quer seja no trabalho, na mantença e principalmente nas orações por cada um dos internos.

site litoral 2018 governoitinerante recantodosidosos sagradocoracao dejesusrecebevisitadedomedney 06

Direcionando-se ao pátio, Dom Edney procedeu com a bênção solene da Imagem de Nossa Senhora de Fátima que ornará a casa, dispensando ainda mais bênçãos aos que por ali passarem e aos residentes.

Texto e Fotos: Flávia Borba - Pascom do Vicariato Litoral e Pascom Nossa Senhora do Desterro - Quissamã
Colaboração: Pascom do Vicariato Litoral
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso