
Na Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, situada no Centro de Nova Friburgo, os primeiros dias do mês de outubro foram dedicados a São Francisco de Assis, celebrado em 4/10. As comemorações ao santo, considerado o protetor dos animais, começaram em 2/10 com o Tríduo festivo. As Santas Missas realizadas diariamente deram vida à programação, que contou com grande participação dos leigos e leigos, integrantes desta comunidade paroquial.
‘A vida de São Francisco de Assis’, ‘O chamado de Deus a São Francisco de Assis’ e ‘São Francisco com seus irmãos’ foram os temas das reflexões conduzidas durante as celebrações, realizadas sempre às 19h.
No dia dedicado ao padroeiro, houve benção aos animais tanto no período da manhã quanto pela tarde. Muitos cuidadores compareceram à Igreja Matriz levando consigo os seus bichinhos de estimação para receberem a benção. Durante esse momento, o Pároco, Pe. Miguel Angel, explicou que São Francisco de Assis é o grande protetor da obra da Criação de Deus.
- Quando a Igreja quis introduzir a benção dos animais, ela nos lembrou que eles também são obra da Criação de Deus. Portanto, devemos respeitar, cuidar e fomentar tudo aquilo que Ele fez. Deus nos nomeou vice-reis da criação e, por este motivo, devemos cuidar de tudo que Ele fez. Por isto, a festa de São Francisco de Assis tem este revestimento de alegria e nos lembra da criação – complementou.
Na noite desse mesmo dia, aconteceu a Santa Missa em louvor ao padroeiro, presidida pelo Pe. Miguel. Ao final da Eucaristia, o sacerdote recordou aos leigos e leigos a importância de cada um no desempenho das obras missionárias e na vivência da caridade, sobretudo para com os mais necessitados.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso