facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-do-laicato-festa-de-nossa-senhora-das-gracas-comecou-neste-final-de-semanaA tradicional festa de Nossa Senhora das Graças teve início neste sábado, 17, e movimentou o...
sede-pastoral-familiar-do-vicariato-tem-novo-assessor-e-novos-integrantes-na-comissao-vicarialA Pastoral Familiar do Vicariato Sede passou por um momento de transformação. Em reunião...
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...

LITORAL: ANO DO LAICATO - Dia da Padroeira do Brasil é comemorado nas comunidades litorâneas

A Virgem Santa e Mãe de Jesus apareceu em diversos locais do mundo e em momentos importantes da história, sendo no Brasil em 1717, às margens do Rio Paraíba do Sul. A pequenina imagem de Nossa Senhora encontrada por três pescadores e proclamada pelo Papa Pio XI como Nossa Senhora da Conceição Aparecida é causa de fé fortificada no Cristo e devoção que perpassa o território nacional. No Vicariato Litoral, cada comunidade rendeu merecidas homenagens à Senhora do Brasil. Confira.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Macaé

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Macaé, celebrou o dia 12/10 com Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal e Pároco, Pe. Gelcimar Petinati, às 9h. No início da Eucaristia, o presbítero relatou a importância da festividade para o país, desde o encontro da pequena imagem no Rio Paraíba, em São Paulo.

Pe. Gelcimar destacou em determinados momentos de sua pregação a importância da intercessão de Nossa Senhora. "É Mãe de Deus, é Mãe da Igreja, é a nossa Mãe. É aquela que intercede pelo seu povo, aquela que intercede por cada um de nós". Mais à frente, falou que "não é possível conceber a imagem da Igreja desvinculada à imagem da Maria, onde o próprio Jesus ao pés da cruz, entrega sua mãe ao Apóstolo João, que ali representava toda a comunidade dos discípulos, que é a Igreja Primitiva".

Finalizando a festividade, Pe. Gelcimar recitou uma consagração a Nossa Senhora Aparecida para toda comunidade, seguida da benção final.

1 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradefatima macae 03

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Rio das Ostras

Celebrada na manhã de 12/10, a Santa Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida reuniu grande parte dos fiéis do território paroquial, sendo presidida pelo Pároco, Pe. Tonny Wanderson e com a presença do Diácono Permanente, Elias Savino.

Numa celebração orante, também marcada pelo silêncio, grande virtude da Virgem Maria, a assembleia se fez presente nos cânticos e nas orações. Após a celebração, todo o povo saiu em procissão.

2 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradaconceicao riodasostras 01

Paróquia Nossa Senhora das Neves - Córrego do Ouro

A região serrana de Macaé reuniu-se na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada no Trapiche, para festejar a padroeira. Como de costume, a localidade se esmerou nos preparativos da celebração e renderam à Virgem todo seu amor e gratidão. O Pároco local, Pe. Marcelo Campos, conduziu a Santa Missa, destacando na homilia a magnitude de Deus em dar-nos um exemplo de servidão como Maria. Crianças vestidas de anjos participaram de uma pequena coroação, seguida de procissão pelas ruas da comunidade.

3 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradasneves corregodoouro 01

Paróquia Santo Antônio - Macaé

Na noite da sexta-feira (12), a Paróquia Santo Antônio, em unidade com a Igreja no Brasil, celebrou a Missa Solene em honra à padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, os devotos realizaram a oferta de mantimentos não perecíveis - materiais que serão entregues às famílias assistidas pela paróquia -, e também de fraldas geriátricas, a serem destinadas aos asilos da cidade e às irmãs da Toca de Assis, que desenvolvem um trabalho assistencial com mulheres em situação de rua.

Durante a homilia, o Pároco, Pe. Gleison Lima, destacou a íntima relação entre o encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba, em 1717, e a própria história nacional, que por diversas vezes confundiu-se e se permeou com a devoção característica do povo brasileiro.

Após recitar o Hino de Aparecida, indicado pela Liturgia das Horas na solene data, o sacerdote chamou a atenção para a necessidade de como obedientes filhos, fazermos a diferença em nossas realidades familiares e profissionais, levando a esperança e a fé aos que nos circundam.

– Geramos violência por pouco. Precisamos aprender a respeitar as diferenças e ser construtores da paz. Não só na política, mas na família, no trânsito, em todos os espaços. Nossa fé deve estar intimamente ligada às nossas ações. Lembremos sempre que não somos órfãos, mas de Deus, filhos; de Jesus, irmãos, e pela graça, filhos de Maria – completou.

Ao final da celebração, dando continuidade à tradição devotamente instituída há alguns anos, a comunidade renovou a consagração a Nossa Senhora Aparecida, por meio de oração e cântico.

4 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasantoantonio macae 01

Paróquia São Pedro - Macaé

As festividades em honra a Nossa Senhora Aparecida iniciaram-se com a novena de 3 a 11/10, acontecendo todos os dias na Capela Nossa Senhora Aparecida seguida da celebração da Santa Missa.

A solenidade do dia 12/10, iniciou-se com a primeira Missa na Capela, às 8h, e depois com a segunda celebração na Matriz Paroquial São Pedro, às 10h. Logo após, ocorreu uma singela comemoração com as crianças ali presentes.

Houve a tradicional procissão que aconteceu às 18h, percorrendo as ruas do bairro e encerrando o trajeto na Igreja Matriz, onde, às 19h, foi celebrada a Santa Missa. Pe. Marcelo Costa, em homilia, enfatizou a importância de Maria Santíssima que traz a imagem da Igreja e não se deixa levar pelo sinal do inimigo, pois traz a luz e uma força do alto, que não é humana, mas em favor daqueles que são servos do Senhor Jesus. Antes da bênção final, teve lugar a Coroação de Nossa Senhora realizada pelo Grupo Jovens Sarados.

5 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasaopedro macae 01

Paróquia São Pedro - Triunfo

Na semana em que celebramos Nossa Senhora Aparecida, os fiéis não mediram esforços para acontecer a tão esperada festa em sua homenagem. Durante os três dias que antecederam o dia da Padroeira do Brasil, foram realizados o Tríduo com teatro e homenagens, dos quais participaram os grupos de Círculo Bíblico, Ministério Jovem, Caminheiros de Emaús de Triunfo e RCC Iluminai. Em seguida, fechava a noite de cada dia uma celebração e benção com a imagem da santa.

Na sexta-feira (12) a programação começou às 19 horas, com a procissão, na qual centenas de fiéis percorreram as ruas de Triunfo, saindo da Matriz São Pedro para a Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro da Chapa Quente. Após, aconteceu a Santa Missa presidida pelo Vigário Episcopal do Litoral, Pe. Gelcimar Petinati com a cooperação do Diácono Permanente, Cezar Lines. Em sua homilia, Pe. Gelcimar agradeceu ao Diácono Cezar pela acolhida e parabenizou pelo trabalho tão bonito da evangelização da comunidade, assim como agradeceu ao Ministério de Música, aos Ministros e a toda comunidade. No final da Santa Missa, o nosso Diácono Cezar agradeceu a presença do Pe. Gelcimar e do Seminarista Eduardo.

Em seguida, uma linda homenagem de dança com o Grupo Jovem e a emocionante coroação de Nossa Senhora. A festa continuou com um Evangelizashow do Ministério de Música da Comunidade Católica CORBAN, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Monnerat, e encerrando com uma grandiosa queima de fogos em honra a Nossa Senhora Aparecida.

6 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasaopedro triunfo 03

Paróquia Sagrada Família - Barra de São João

Com muita fé e devoção, fiéis da Paróquia Sagrada Família, em Barra de São João, participaram da festa em honra à Nossa Senhora Aparecida.

Iniciando com o Tríduo, as comemorações foram finalizadas no dia em que celebramos a padroeira do Brasil. Na parte da manhã, foi celebrada Missa na Capela de São Jorge seguida de festa para as crianças da comunidade, assim como na capela de Nossa Senhora das Neves. Já na Matriz, as homenagens do dia iniciaram com a recitação do Santo Terço, seguido de procissão e uma bela coroação realizada pelas crianças da catequese.

Ao fim da coroação, com a Matriz Paroquial repleta de devotos, a Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Jorge Getúlio, finalizou as comemorações.

7 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasagradafamilia bsj 02

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Macaé

A Matriz Paroquial Nossa Senhora de Lourdes, em Macaé, celebrou com júbilo a festa da Rainha e Padroeira do Brasil. As comemorações foram iniciadas no dia 3/10 com o tradicional Novenário, onde a cada dia uma pastoral, movimento e capela ficou responsável pela condução.

Na quinta-feira (11), às 22h, foi realizada a Vigília Mariana com a presença de diversos jovens e adultos das Paróquias e cidades vizinhas. A vigília toda foi voltada à Virgem Maria, contando assim com momentos de louvor, meditação do terço, coroação, pregação e partilha, finalizando às 6h, do dia 12/10, com adoração ao Santíssimo Sacramento.

No dia votivo à Virgem Aparecida, ao cair à tarde, devotos saíram em procissão pelas ruas do bairro Aroeira, pedindo as bênçãos de Deus pela intercessão Maria, momento de muita fé e emoção.

Ao retornarem ao templo, foi celebrada a Santa Missa Solene pelo atual Pároco, Pe. Luis Carlos Pedrini, que recordou o grande momento de fé que foi o encontro da pequena imagem no Rio Paraíba e a intercessão da Virgem Maria pelo povo brasileiro desde aquela época até hoje.

Ao final, a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida foi coroada, encerrando assim mais uma festividade em honra à Rainha e Padroeira do Brasil.

8 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradelourdes macae 02

Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Casimiro de Abreu

Em 12/10, foi comemorado o dia da padroeira do Brasil na Matriz Nossa Senhora da Saúde, em Casimiro de Abreu. O Pároco, Pe. Alexandre Guidio iniciou as celebrações com a Santa Missa pela manhã na Matriz. Logo no início da noite, os fiéis se reuniram na praça principal para rezar um terço em clamor pela nação. A festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida encerrou, com alegria, a noite de procissão e coroação na Capela que leva o nome da santa, em Campos Elíseos.

09 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradasaude casimirodeabreu 03

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Macaé

A Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Imburo, celebrou sua padroeira com a simplicidade que lhe é peculiar. Os festejos foram iniciados com Tríduo e encerrados com a carreata saindo da Matriz Nossa Senhora das Graças até a Capela, onde foi celebrada pelo Pároco, Pe. Jandir Correa, a Santa Missa solene. Aconteceram ainda sorteios, bingo e almoço, onde os lucros obtidos serão destinados à finalização das obras de construção de salas de catequese e Salão Paroquial, dando mais dinamismo ao trabalho pastoral bastante desenvolvido no local.

11 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradasgracas macae 03

Paróquia São Paulo Apóstolo - Macaé

Uma grande caminhada e carreata foi preparada para festejar o dia de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 200 pessoas participaram da atividade com destino à Capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Virgem Santa. A Santa Missa, celebrada pelo Pároco, Pe. João Evangelho, e com a presença do responsável local, Diácono Permanente, Emílio Heleno, reuniu boa parte de devotos. Uma cena marcante foi um dos fiéis que, prostrado diante da imagem da Virgem, dirigiu-lhe orações e beijou a bandeira do Brasil, em sinal de respeito.

12 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasaopauloapostolo macae 01

Paróquia São José Operário - Macaé

Diante de um templo lotado, a Matriz São José Operário acolheu os moradores do bairro Parque Aeroporto e arredores para a Santa Missa solene em honra a padroeira do Brasil. Presidida pelo Pe. Sérgio Vitorino, Pároco local, foi oportunidade para apresentar ao povo de Deus mais uma homenagem à Mãe de Jesus: uma capela dedicada a ela para veneração. Em seguida, crianças da catequese dirigiram a coroação maior da imagem da Virgem.

13 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquiasaojoseoperario macae 01

Paróquia Nossa Senhora do Desterro - Quissamã

Como tradição no bairro Sítio Quissamã, fiéis devotos se reuniram na residência do Pedro Henrique para a concentração da procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, realizada no início da noite de 12/10. Todo povo caminhou pelas ruas em oração pelas intenções da Igreja, pelo país e pelas necessidades mais urgentes.

O andor foi recebido calorosamente por uma multidão que o aguardava. Com mãos levantadas, todos saudavam a Mãe de Jesus e aguardavam o início da Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Marcus Vinícius Falcão.

14 site litoral 2018 diadapadroeiradobrasilecomemoradonascomunidadeslitoraneas paroquianossasenhoradodesterro quissama 01

Texto: Nathália Brígida - Pascom Santo Antônio e Pascom do Vicariato Litoral, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Neves, São Pedro (Macaé), São Pedro (Triunfo), Sagrada Família, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Saúde
Fotos: Ana Carolina Russo - Pascom Nossa Senhora de Fátima; Clara Liz Mendes e Nathália Brígida - Pascom Santo Antônio; Vera Faray - Pascom Nossa Senhora da Conceição e Pascom Nossa Senhora das Neves, São Pedro (Macaé), São Pedro (Triunfo), Sagrada Família, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora da Glória (Carapebus), Nossa Senhora das Graças, São Paulo Apóstolo, São José Operário e Nossa Senhora do Desterro
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso