facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
sede-ano-do-laicato-festa-de-nossa-senhora-das-gracas-comecou-neste-final-de-semanaA tradicional festa de Nossa Senhora das Graças teve início neste sábado, 17, e movimentou o...
sede-pastoral-familiar-do-vicariato-tem-novo-assessor-e-novos-integrantes-na-comissao-vicarialA Pastoral Familiar do Vicariato Sede passou por um momento de transformação. Em reunião...
bispo-abre-curso-de-formacao-de-liturgia-do-regional-leste-iNa manhã de 10/11, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, também Animador da Pastoral...
diocese-participa-de-seminario-sobre-o-acordo-brasil-santa-seEntre os dias 12 e 14 de novembro, a Diocese de Nova Friburgo esteve presente no Seminário...
sede-com-sete-dias-de-oracao-catedral-realiza-cerco-de-jerico-2018A Igreja Mãe da Diocese de Nova Friburgo: a Catedral São João Batista, realizou entre os dias...

NORTE: Solenidade de Finados é vivenciada nas comunidades do Vicariato

Para celebrar a Solenidade de Finados, em 2 de novembro, as comunidades do Vicariato Norte reuniram-se nos templos e nos cemitérios de cada localidade. As Santas Missas contaram com a expressiva participação dos fiéis, que apresentaram ao Senhor suas orações em sufrágio de seus entes queridos. Confira.

Paróquia São João Batista - Macuco

Nesse 2 de novembro, em que celebramos o Dia de Finados, no qual se comemoram todos os fiéis já falecidos, em Macuco, paroquianos de São João Batista e visitantes se reuniram, às 19h30, na Matriz Auxiliar para, rezar pelas almas dos irmãos que se encontram no Purgatório, onde esperam o dia em que, purificados de suas culpas, poderão associar-se à assembleia dos santos.

site norte 2018 finados 2

Com muito carinho, todos acolheram o celebrante, Pe. Edmilson, da Comunidade Canção Nova, que iniciou a Santa Missa falando sobre a celebração do dia de Finados e convidando os fiéis a uma reflexão sobre a vida.

- Que esta Eucaristia seja um culto agradável ao Senhor, e que o Ele possa dar o prêmio àqueles que aguardam no Purgatório por essa recompensa. Que eles obtenham a graça de alcançar o Céu. Rezemos também por todos os que faleceram e que foram sepultados no esquecimento. Que o Senhor cure nossos corações de todos os traumas provenientes da palavra morte. Irmãos, quer vivamos, quer morramos, pertencemos a Jesus. Nossa vida não nos é tirada, ela é transformada. Os que nos precederam já experimentam essa transformação.

Proclamado o Santo Evangelho, o celebrante destacou em sua homilia que a Igreja católica precisa voltar a falar aos seus fiéis que existe o Céu e que também existe o Inferno. Que nós podemos experimentar essa escolha já aqui na Terra vivendo como filhos obedientes, submissos, para que o Senhor tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.

O sacerdote ainda enfatizou. “Fomos criados para exalar bom cheiro. Não fomos criados para a decomposição, mas para a glorificação”.

Ao terminar sua homilia, cantou com os fiéis: “Sei que um dia Te encontrarei/ Face a face te verei/ Como o sol brilharás sobre mim. Sei que lá não há temor/ Não há choro angústia ou dor/ Pois serás tudo em nós Senhor!/ Lá não existe dor, vou viver para o Teu louvor/ Em Teu abraço conhecerei/ Os Teus olhos contemplarei/ Diante de Ti me alegrarei, Senhor/ Sei que lá só brilha luz santo, santo/ Só Tu és rei pra sempre Senhor/ Aleluia, aleluia.”

Antes da bênção final, o Administrador Paroquial, Pe. Wanderson Mozer, convidou a comunidade a orar pela vida do Pe. Edmilson.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

Na Paróquia Nossa Senhora da Piedade o dia de Finados foi celebrado com a presença de diversos fiéis, que rogavam a Deus pelas almas de parentes e amigos queridos. Durante a manhã, aconteceu a celebração do Santo Sacrifício em frente à Capela Mortuária Municipal, onde paroquianos se reuniram para interceder a Deus pelos fiéis. Pela noite, paroquianos se reuniram na Igreja Matriz pelo mesmo motivo celebrado ao longo do dia.

site norte 2018 finados 1

Paróquia São João Batista - Laranjais

Na manhã de 2/11, foi celebrada na Capela Mortuária de Laranjais a Santa Missa pelos fiéis defuntos. Em sua homilia o Pe. João Tadeu fez a seguinte reflexão.

- A morte é um caminho que todos teremos que percorrer algum dia. Dela ninguém poderá escapar. A morte, do ponto de vista meramente humano, é considerada, de maneira espontânea, como um ponto final. Tudo, portanto, acabou. Entretanto, para os que creem em Cristo Ressuscitado, a resposta é totalmente ao contrário: A vida não é tirada, mas transformada.

site norte 2018 finados 3

Após a Missa, o Pároco e os fiéis saíram em procissão em direção ao cemitério local onde o sacerdote abençoou alguns túmulos.

No final da manhã, foi celebrada na Capela Mortuária de Estrada Nova a Santa Missa pelos fiéis defuntos. Em seguida, aconteceu uma procissão em direção ao cemitério onde alguns túmulos foram abençoados pelo Padre João Tadeu. Já ao entardecer na Comunidade de Porto Marinho a celebração aconteceu no cemitério, com a bênção dos túmulos.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Carmo

Na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, o dia de Finados foi revivido com muita fé e devoção. Nos dois cemitérios, o Municipal e o da Irmandade, sempre após as Missas, realizadas às 9h, na Capela de São Francisco; e às 16h, na Igreja Matriz; o Pároco, Pe. Rafael Archetti, conduzia um momento de oração, escuta da Palavra, reflexão, aspersão da água benta e oferta de flores para todos os falecidos ali enterrados e que já encontram em Deus.

site norte 2018 finados 1

Os ensinos deste dia reafirmou-nos a certeza da Comunhão dos Santos que professamos no Credo: nossas orações diminuem o tempo de sofrimento no Purgatório, das almas que morreram em Deus, mas precisam ainda de purificação, porque '' só os puros verão a Deus.'' (Mt 5,8). O povo também foi levado a repensar a vida, cientes de que todos são criados para o Céu, isto é, para a santidade, e a viver assim, na esperança do reencontro na Casa do Pai.

Nas portas dos cemitérios, durante todo o dia, foi enregue esse folheto explicando as indulgências e demais avisos.

Texto e foto: Luzia Lemgruber, Maria Rosangela, Pascom das Paróquias Nossa Senhora da Piedade (Cordeiro) e São João Batista (Laranjais)

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso