
Como de costume, logo no início do novo ano de formação é realizado o Retiro Canônico dos seminaristas da Diocese de Nova Friburgo. Em 2019, o mesmo aconteceu entre os dias 4 e 8 de fevereiro, tendo como tema: “Na escola de formação no coração de Jesus”. Este ano o condutor das meditações foi o Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Brito de Macedo.
Durante a semana de recolhimento e silêncio, muitos assuntos foram abordados; porém todos voltados ao crescimento da vida espiritual e social de um seminarista. Foram tratados temas como: Vida comunitária, o abandono nas mãos de Deus, vocação, entre outros. Além das meditações, muitas atividades foram realizadas: desertos, adorações, Santa Missa diária. Tudo para que os rapazes pudessem renovar suas forças para o novo ano formativo que se inicia.
- Bom, o retiro foi algo incrível. Gostei muito, muito mesmo das meditações, pois marcaram muito minha vida; anotei tudo aquilo que pra mim foi importante e olha que muita coisa foi anotada. Sendo esse o primeiro retiro que participo como seminarista espero que no próximo eu esteja mais tranquilo e um pouco mais confiante em mim mesmo. Ainda sobre as meditações, muitas coisas faladas pelo Pe. Marcus Vinicius me tocaram muito e sei que aprenderei muito mais nos próximos que virão - afirmou o seminarista do Propedêutico Vitor Machado.
Este ano o retiro pela primeira vez foi realizado na própria Casa de Formação em Nova Friburgo e com todos os seminaristas reunidos (Propedêutico, Filosofia e Teologia) e não fora e separados por turma. “Creio que essa experiência foi muito boa, pois pudemos todos beber da mesma “fonte” e já que viveremos juntos por bastante tempo, creio que já iniciar a vida de formação para uns ou iniciar mais um ano para outros, todos unidos, foi muito proveitoso”, relatou o seminarista Igor da Costa.
O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.
Dom Edney Gouvêa Mattoso