facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
equador-parlamento-diz-nao-a-legalizacao-do-abortoAcolhido o apelo da Igreja local que nos dias passados convidou os parlamentares a refletirem...
sede-missas-nas-casas-e-festejos-marcaram-festa-em-louvor-a-nossa-senhora-da-soledadeFestejar a padroeira é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis da Paróquia Nossa Senhora...
litoral-4-kairos-macae-ampliara-debate-sobre-o-fenomeno-do-suicidioO Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi celebrado no dia 10/9. Porém, várias ações são...
bispo-e-fieis-se-reunem-no-xlii-dia-da-unidade-diocesana*CLIQUE NOS HIPERLINKS AO LONGO DO TEXTO PARA ACESSAR OS ASSUNTOS ESPECÍFICOS* "Com os nossos...
norte-comunidade-catolica-corban-promove-retiro-para-membros-consagradosOs consagrados no carisma da Comunidade Católica Corban se reuniram no dia 15/9 para um...

NORTE: Paróquias celebram Domingo de Ramos

Com os ramos nas mãos e ao som de Hosana Hei, os fiéis do Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo recordaram a entrada de Jesus em Jerusalém as vésperas de Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Confira o que aconteceu.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

Na Paróquia São Sebastião, em São Sebastião do Alto, a procissão de ramos teve início às 7h30 pelas ruas da cidade, seguida da Santa Missa presidida pelo Pároco, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo. Na comunidade de Barra Mansa, a Celebração Eucarística aconteceu às 10h30 e, às 19h, a Igreja Matriz sediou cerimônia noturna.

site norte 2019 domingoderamos saosebastiaodoalto

Durante a homilia, Pe. Jorge exortou a comunidade a se apegar com Jesus na oração cotidiana e não eventualmente, participando somente da Semana Santa e das Missas aos domingos. Ressaltou também a humildade de Jesus, que se fez obediente até a morte de cruz. “Com isso, sejamos também obedientes à Ele e Ele nos capacitará”. O presbítero frisou ainda que é missão de todo cristão apontar o caminho de Jesus aos irmãos. Por fim, destacou que o mundo atual está muito barulhento. “Que nesta semana possamos silenciar nosso exterior e também o nosso interior, fazendo uma reflexão para um processo de verdadeira conversão, que é constante, mas que dever ser intenso, todos os dias”.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Duas Barras

site norte 2019 domingoderamos nsradaconceiaoduasbarras

Reunido com os fiéis durante a Santa Missa de Ramos na Paróquia de Duas Barras, o Administrador Paroquial, Pe. Yves Mozer, enfatizou em sua homilia a importância de clamarmos Hosana ao Filho de Davi nas situações diárias. Houve também um convite a vivência profunda e espiritual da Semana Maior da Igreja, a Semana Santa.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro

No dia 14/4, com toda a Igreja Católica, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade iniciou a Semana Santa. O Domingo de Ramos teve início no coreto da praça, onde foi dada a bênção sobre os ramos e, em seguida, todo o povo foi em procissão para a Igreja Matriz em clima de fé e oração. Ao chegar no templo, o Pároco, Pe. Arnaldo Carvalho, deu sequência à celebração, que contava com grande número de fiéis.

site norte 2019 domingoderamos nsradapiedadecordeiro

Em sua homilia, o sacerdote exortou a comunidade a aprender com Cristo o despojamento das coisas que muitas vezes tomam o lugar de Deus em nossa vida. Recordou que Jesus é obediente, humilde e fiel a vontade do Pai e nós, como seguidores Dele, devemos imitá-Lo. Por fim, ressaltou que nesta semana não viveremos um teatro, mas sim faremos presente no hoje de nossa história os sofrimentos da Paixão e a glória da Ressurreição de Jesus.

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo - Carmo

site norte 2019 domingoderamos nsradocarmo

A Paróquia de Nossa Senhora do Carmo reviveu a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém com uma procissão após a bênção dos Ramos. Os fiéis saíram da Capela Nosso Senhor dos Passos em direção a Matriz. Na homilia, o novo Pároco, Pe. Alex Paiva, ressaltou a importância de Jesus Cristo, que é o verdadeiro Messias e Salvador. “Jesus Cristo, Senhor e Rei, que por nós morreu crucificado. Ele é o Senhor do nosso passado e do nosso futuro”.

Paróquia Nossa Senhora do Livramento - Valão do Barro

site norte 2019 domingoderamos nsradolivramentovalaodobarro

Na Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro, a Celebração Eucarística foi iniciada na casa dos fiéis Sebastião e Licéria, local em que todos os participantes seguiram em procissão para a Igreja Matriz. Durante sua homilia, o Pároco, Pe. Bartolomeu de Oliveira, abordou temas como: espiritualidade da Semana Santa, experiência do silêncio, o orgulho de não se abrir a Graça de Deus, o valor e as obrigações da vida humana e, por fim, a maravilha de se viver em comunidade, ou seja, a união paroquial.

Paróquia Sagrado Coração Jesus - Trajano

site norte 2019 domingoderamos sagradocoracaodejesus

O Pároco em Trajano de Moraes, Pe. Jandir Corrêa, destacou em sua homilia que a celebração do Domingo de Ramos revela que Jesus é o Rei dos Reis, mas não Aquele que veio para triunfar de acordo com as expectativas do homem. O sacerdote explicou que Jesus usou um jumentinho para entrar em sua terra natal, pois o Seu reino não é feito de riquezas e coisas esplendorosas, mas sim de humildade e simplicidade. “Jesus é o servo humilde e sofredor. Que possamos todos os dias louva-Lo e bendizê-Lo por tudo aquilo que Ele realiza em nossas vidas”.

Paróquia Santa Beatriz - Portela

A Santa Missa em Portela teve início na centenária Capela São Pedro, onde o Administrador Paroquial, Pe. Diego Lengruber, refletiu sobre o simbolismo do Ramo. “Assim como o povo adentrou a cidade de Jerusalém há 2000 mil anos, vamos seguir os passos de Jesus. Agora, não mais iremos entrar na cidade santa, mas na igreja do povo de Deus, o novo Santuário do Altíssimo”.

site norte 2019 domingoderamos santabeatriz

A procissão percorreu as ruas de Portela até a Quadra Municipal de Esportes, em frente a Matriz que passa por obras de ampliação. No local, o sacerdote deu continuidade à celebração e em sua homilia destacou.

- Hoje, ouvimos no Evangelho o relato da Paixão. São Lucas nos fala da oração, que Jesus está em constante oração e comunhão com o Pai, e da misericórdia, pois somente em Lucas encontramos três parábolas misericordiosas. Devemos ser misericordiosos com nossos irmãos. Jesus é muito bom e ao final do Evangelho nos ensina a curar nosso coração: "Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem". A primeira forma de sararmos o que sangra em nós, é rezar sobre os nossos malfeitores, pelas pessoas que nos machucam. Deus não desampara os Seus. Que nesta Semana Santa possamos ser fiéis aos pés da cruz.

Paróquia Santa Maria Madalena - Santa Maria Madalena

site norte 2019 domingoderamos santamariamadalena

Em comunhão com toda Igreja, a Paróquia Santa Maria Madalena celebrou o Domingo de Ramos. Muito enfatizado em sua homilia, o Pároco, Pe. Celso Diniz, expôs as práticas para bem viver a “semana das semanas” e os frutos que toda essa experiência gera: a verdadeira conversão. Assim, as Santas Missas das 9h e das 19h prepararam os fiéis para a Páscoa do Senhor.

Paróquia de Santa Rita do Rio Negro - Euclidelândia

site norte 2019 domingoderamos santaritadorionegro

O Domingo de Ramos na Paróquia Santa Rita do Rio Negro começou com a procissão de ramos saindo da antiga estação ferroviária, fazendo um percurso por grande parte do distrito. Os fiéis entoaram cânticos próprios para a ocasião, seguidos das orações da Ave Maria e do Pai Nosso e também da calorosa animação do Vigário Paroquial, Pe. José Maria. Dando continuidade à celebração Litúrgica do dia, em sua homilia o padre enfatizou a importância da participação dos fiéis na Semana Santa como momento de vivenciar e reforçar a nossa fé.

Paróquia de São João Batista - Laranjais

site norte 2019 domingoderamos saojoaobatistalaranjais

O Domingo de Ramos na Paróquia de São João Batista, em Laranjais, teve início às 8h com a bênção dos ramos na gruta de São Cristóvão, seguida de procissão até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa. Em sua homilia, o Pároco, Pe. João Tadeu Tavares, chamou os fiéis a viverem um encontro pessoal com o Senhor ao longo desta semana. “Se quisermos triunfar com Cristo, precisamos matar pela penitência o que nos afasta d’Ele, o que nos impede de acompanhá-Lo até a Cruz. Estejamos atentos para vivenciar tão grande mistério, para não recebermos em vão a graça de Deus”.

Paróquia São João Batista - Macuco

A Paróquia São João Batista, em Macuco, celebrou no dia 14, a Missa de Ramos e da Paixão do Senhor. A Santa celebração teve início às 9h num palanque devotamente preparado para esse fim, na Praça Professor João Brasil. O Pároco, Pe. Fernando Pacheco, após a bênção dos ramos, proclamou o Santo Evangelho. Em seguida, formou-se uma grande procissão em direção à Igreja Matriz Auxiliar, que acomodou centenas de fiéis para a continuação da Santa Missa. Terminada a Liturgia da Palavra, o celebrante destacou em sua homilia.

site norte 2019 domingoderamos saojoaobatistamacuco

- Acabamos de reviver esse cenário dramático de um tribunal injusto, de acusações mentirosas. De tudo isso o Filho de Deus foi sujeito por amor a nós. Que possamos mergulhar nesse mistério. Embora sejamos muitos, aos olhos de Deus somos únicos. Ele olha cada um de nós de forma particular e espera de cada um uma resposta de amor. Peçamos que as mesmas moções de sentimento que ocuparam o coração da Virgem Maria e do discípulo João, possam ocupar nossos corações.

E continuou.

- Todo cristão tem que saber a quem busca, a quem segue. O discípulo tem como motivação maior de sua vida imitar o mestre. A Semana das Semanas é uma grande escola de vida. Devemos imitar a Jesus em cada passo. Quantos de nós seguimos um cristianismo sonolento? A palavra de ordem é esta: “Desperta tu que dormes”. Precisamos estar atentos a todo movimento do Céu em direção a nós. Cristo desceu do Céu por cada um de nós e essa deverá ser a nossa motivação para vivermos cada dia dessa Semana Santa. Essa é a semana em que o Senhor nos seduz. Deixemo-nos seduzir. Façamos nossa oferta; oremos para que o nosso sacrifício, feito de bom grado, seja aceito por Deus Pai Todo Poderoso. Esta é a semana de sepultar o homem velho e rebelde, e de proclamar o senhorio de Jesus em nossas vidas.

Paróquia São José - São José do Ribeirão

Centenas de fiéis reuniram-se na Matriz Paroquial São José para celebrar o Domingo de Ramos. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco, Pe. Marcelo Campos, e teve início na Praça Pe. Sebastião Gastaldi, no centro do distrito, com a bênção dos ramos, proclamação do Evangelho e, logo após, procissão com os ramos até a Igreja Matriz.

site norte 2019 domingoderamos saojosedoribeirao

Em sua homilia, Pe. Marcelo ressaltou que devemos celebrar a Semana Santa com o pensamento voltado para a justiça, para que o nosso povo não faça o mesmo que o povo de Jerusalém, que preferiu soltar Barrabás do que a Jesus. Continuando sua reflexão, o sacerdote expôs que devemos também olhar para os nossos sofrimentos e angustias e vence-las através da confiança e esperança em Deus, tendo a certeza que Ele é fiel e não falha conosco. Também foi celebrada a Santa Missa de Ramos na comunidade de Santo Antônio, às 11h, e, às 19h, na Matriz São José.

Texto: Andréa Lutterbach Abib, André Frossard, Ilca Maria, Isadora Heizer, Maria Rosangela, Marilane Fernandes, Penha, Renan Domingues. Sidimar Gama e Thiago Souza
Fotos: André Frossard, Isadora Heizer, Jardel Lamellas, Maichel Gomes da Silva, Maria Rosangela, Pascom Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Carmo, Penha, Renan Domingues, Salim Habib, e Thiago Souza
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso