facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
bispo-preside-missa-dos-40-anos-da-paroquia-imaculada-conceicaoQuatro décadas de história celebradas com muito louvor. Assim aconteceram as comemorações...
norte-capelas-em-valao-do-barro-celebram-sao-sebastiaoNo dia 20/01, as Capelas dedicadas a São Sebastião nas comunidades da Minguta e Ponte Faria,...
1-encontro-nacional-de-assessores-juridicos-de-diocesesSegundo carta de convocação enviada aos bispos/arcebispos, dia 13 de dezembro, será um tempo...
norte-paroquia-sao-jose-incia-o-seu-ano-jubilar-pelos-115-anos-de-fundacao-do-apostolado-da-oracaoNo domingo (12/01), os paroquianos, juntamente com os membros do Apostolado da Oração,...
qbatizar-desde-crianca-para-crescer-com-a-forca-do-espirito-santoq-diz-papa-franciscoA criança sai do Batismo com a força do Espírito Santo dentro de si: “o Espírito que a...

Bispo, Padres e Diáconos participam de Dia Santificação do Clero

O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, Sacerdotes e Diáconos Permanentes da Diocese de Nova Friburgo se reuniram no dia 27/6, no Seminário Diocesano Imaculada Conceição, para o dia de Santificação do Clero. A data, que antecede a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, contou com oração do Terço, momento de confissões, Adoração Eucarística, pregação, Santa Missa e confraternização.

 site destaque 2019 santificacaodoclero 1

Por volta das 8h30, os sacerdotes chegaram ao Seminário, instituição que um dia os acolheu para o discernimento vocacional e formação sacerdotal. Após o café da manhã, unidos ao Bispo, os Sacerdotes e Diáconos Permanentes se reuniram na Capela dedicada a Imaculada Conceição para a oração do Santo Terço, conduzido pelo Responsável dos Arautos do Evangelho em Nova Friburgo, Pe. Lourenço Ferronato, EP. Posteriormente, Dom Edney dirigiu algumas palavras aos presentes, exortando-os a respeito da importância daquele dia. Logo após, o Pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, Pe. Marcus Vinicius Falcão, expôs o Santíssimo. Diante de Jesus Eucarístico, o Clero rezou a Hora Média.

Dando continuidade no cronograma deste dia, foi destinado um momento para o Sacramento da Reconciliação e Pe. Marcus Falcão concedeu a bênção com o Santíssimo. Este ano, o Vigário Episcopal do Norte, Pe. Frei Getúlio Freire, OAD, fez a meditação do encontro, que abordou a Homilia do Papa Francisco em 18/10/2018. Após um breve intervalo, Dom Edney presidiu a Eucaristia, concelebrada pelos sacerdotes presentes.

 site destaque 2019 santificacaodoclero 4

Nos ritos iniciais, o Epíscopo salientou que naquele dia, além da Santificação do Clero, era celebrado o Jubileu de 10 anos de sacerdócio de quatro Padres: do Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, em Nova Friburgo, Pe. Marcus Vinicius Macedo; do Ecônomo Diocesano e Pároco de Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro, Pe. Arnaldo Carvalho; do Pároco da Matriz Nossa Senhora da Conceição do Paquequer, em Sumidouro, Pe. Edson Viana; e, do Pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, Pe. Marcus Vinicius Falcão.

- Hoje, temos outro motivo muito importante para estarmos juntos: comemoramos os 10 anos de ordenação desses quatro sacerdotes. Há 10 anos, eles recebiam das mãos de Dom Rafael Llano Cifuentes, a quem também recordamos nesta celebração, o segundo grau da ordem. Nos congratulamos com eles, estabelecemos os laços da comunhão ainda mais fortemente com o presbitério desta Diocese, elevando a Ação de Graças a Deus pelo dom da vocação desses irmãos.

 site destaque 2019 santificacaodoclero 3

A Oração do Pai Nosso foi o tema inicial da homilia, tendo destaque o trecho: ‘Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no Céu’. O Bispo explicou que muitas vezes “nos deparamos com situações que contradizem exatamente o que rezamos”, pois em vários momentos “somos tentados a fazer a nossa vontade e não a de Deus”. Complementando, disse que “às vezes fica difícil perceber o fio por onde passa o desejo do Senhor. Por isso, é tão necessário estar bem alicerçado, fundar o nosso ministério não em coisas que passam, mas na Rocha que é Cristo”.

Refletindo a passagem ‘Sede santos como o Vosso Pai do Céu é Santo’, destacou. “Nosso Senhor não exige dos Seus a impecabilidade, mas a busca obstinada pela Sua face, pelo Reino, de concretizar esse ideal da santidade”. E afirmou. “Deus nos chamou e Ele é sempre fiel ao Seu chamado, ainda que diante das nossas infidelidades. Que Deus nos inspire por meio do Seu Espírito”.

 site destaque 2019 santificacaodoclero 2

Antes da bênção final, Pe. Marcus Vinicius Falcão dirigiu algumas palavras ao Clero.

- Tantas vezes ouvimos a frase ‘na vida nada é coincidência, mas tudo é providência. E quis a Divina Providência que a celebração dos nossos 10 anos de Ordenação Sacerdotal fosse neste dia tão especial para a Igreja que é a Santificação do Clero. É bem verdade que os anos vão passando e muitas vezes não conseguimos nos reunir para celebrar juntos, mas, hoje, Deus quis que estivéssemos unidos com o nosso Bispo, com os demais irmãos no sacerdócio, diáconos e seminaristas aqui presentes. Muitas palavras poderiam resumir o dia de hoje, mas a que mais resume é: ação de graças. Ação de Graças porque Deus, na Sua infinita misericórdia, escolheu homens limitados, imperfeitos, para serem os dispensadores da Sua Graça.

Dada a bênção final, Dom Edney aproveitou a oportunidade para dirigir algumas orientações diocesanas ao Clero. Depois, todos se reuniram para um almoço de confraternização.

Texto e fotos: Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso