facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-ifap-realizara-aula-inaugural-das-atividades-de-2020O Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP) já tem data marcada para a Aula...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...

Bispo realiza Visita Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição

Seguindo o que orienta a Igreja Católica por meio do Código de Direito Canônico, o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, realizou a Visita Pastoral na Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Jardim Ouro Preto – Nova Friburgo. A programação aconteceu entre os dias 20 e 21 de julho, contando com Santas Missas, reuniões e encontros do Epíscopo com o povo de Deus presente nesta comunidade.

Primeiro dia

A agenda teve início na manhã de 21/7, com a recepção na Paróquia, sendo acompanhada em tempo integral pelo Administrador Paroquial, Pe. Vicente Batista de Paiva, e pelo Chefe de Gabinete e Secretário desta visita, Pe. Aurecir Junior.

 site destaque 2019 visitapastoralimaculadaconceicao 6

Pe. Batista acolheu o Epíscopo calorosamente, refletindo sobre o Jubileu de Esmeralda Paroquial e o encontro do pastor com suas ovelhas. Na oportunidade, o Bispo explicou que essas visitas ocorrem desde a época dos Apóstolos e respondeu as dúvidas da comunidade sobre o Batismo, os Ministros, a Catequese e a Iniciação Cristã, diretrizes que devem ser seguidas com determinação pelos católicos. Às 11h, aconteceu uma reunião com os Padres e Diáconos da Forania 4. Após o almoço, às 14h, o Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (COPAE), juntamente com os tesoureiros das Comunidades, Pastorais, Movimentos e Ministérios, estiveram reunidos com o Bispo.

Posteriormente, Dom Edney se encontrou com a comunidade da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Amparo. Este dia foi encerrado com a Santa Missa presidida pelo Sucessor dos Apóstolos na Capela São Sebastião, na Chácara do Paraíso. Na oportunidade, um casal celebrou 50 anos de matrimônio. Logo no início, Pe. Batista saudou o Bispo, o Pe. Aurecir e os presentes.

- Nossa Paróquia está vivendo um momento ímpar neste final de semana, pois celebramos a Visita Pastoral com o nosso Bispo. É uma oportunidade em que o Sucessor dos Apóstolos vem para nos ouvir, orientar e apontar novos horizontes para nossa caminhada. Dom Edney, a presença do senhor nesses dois dias é muito querida, pois caminhar ao lado do pastor é uma segurança para todos nós.

 site destaque 2019 visitapastoralimaculadaconceicao 3

Na pregação, o Bispo pontuou que as leituras do dia (pertencentes à liturgia dominical) poderiam ser resumidas em uma palavra: hospitalidade. Sobre a primeira leitura – extraída do livro do Gênesis 18,1-10ª -, destacou que daquele encontro surgiu uma bênção “que seria a garantia da posteridade daquela família”, uma vez que foi anunciada a gravidez de Sara, mulher estéril e, assim como seu marido, de idade avançada.

- A promessa foi cumprida e Isaac foi o único filho de Abraão, que lhe deu uma posteridade numerosa. Portanto, aquela família foi a abençoada por Deus pela hospitalidade que manifestou para com aquele que veio em Seu nome. Depois, vimos no Evangelho outro episódio bastante familiar: Jesus foi a casa de Marta e Maria, na verdade, eram três irmãos: Marta, Maria e Lázaro, a quem Cristo ressuscitou depois de quatro dias morto. Essas duas irmãs O receberam também da melhor maneira possível e como é normal, uma se ocupou dos afazeres e a outra fez a sala para o hóspede. Maria sentou-se aos pés de Jesus ouvindo atentamente Suas palavras e Marta trabalhava – recordou o Bispo, salientando o questionamento de Marta sobre a atitude de sua irmã.

 site destaque 2019 visitapastoralimaculadaconceicao 2

“Normalmente, somos um pouco assim, olhamos e damos atenção ao que é periférico e muitas vezes esquecemos o que é essencial. Por isso, Jesus disse a Marta: ‘Maria escolheu a melhor parte’. E qual foi a melhor parte? Ouvir a palavra do Mestre!”. Relacionando as leituras, disse que “as duas manifestações de acolhimento demonstram esse sinal da bênção” do Senhor.

“Hoje, ao final da Santa Missa, faremos a renovação da bênção nupcial do casal Roberto e Suely. Essa bênção que há 50 anos foi dada a eles e é sinal de muitas graças em suas vidas, o que diga a presença dos filhos, de uma família que a partir dali foi constituída e que vai continuar”, disse o Bispo recordando que muitas foram as dificuldades encontradas na vida deste casal, porém, todas passadas na presença de Deus. O Sucessor dos Apóstolos rememorou os votos das promessas matrimonias e salientou que para cumprir cada item é preciso renúncia pessoal, compreensão, carinho, fé, dentre outros. “O amor verdadeiro se manifesta quando somos capazes de, acolhendo as virtudes, não rejeitar os defeitos”.

Antes da bênção final, foi feita a renovação dos votos matrimoniais e Dom Edney concedeu uma bênção ao casal. Também foram feitos os tradicionais agradecimentos.

Segundo dia

Na manhã de 21/7, a programação teve início às 10h, na Capela São Francisco de Assis, no bairro Ruy Sanglard. Com recepção calorosa, esta foi uma oportunidade de proximidade da comunidade para com o Bispo, sendo recordada a hospitalidade de Abraão citada nas leituras do dia. Concluindo a visita nesta localidade, ficou o desejo de um novo encontro para uma Celebração Eucarística presidida pelo Prelado por ocasião dos festejos ao Padroeiro.

 site destaque 2019 visitapastoralimaculadaconceicao 4

Na parte da tarde, Dom Edney visitou as Capelas de Nossa Senhora do Amparo, São José, Sagrado Coração de Jesus e São Judas Tadeu. O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e os Coordenadores das Comunidades, Pastorais, Movimentos e Ministérios se reuniram às 15h40, apresentando seus trabalhos e recebendo as orientações do Bispo. Às 19h, o Prelado celebrou a Santa Missa com a presença dos Padres Vicente, João Justino e Aurecir.

Dom Edney iniciou a cerimônia dirigindo agradecimentos ao Pe. Aurecir por se doar inteiramente a esta missão e agradeceu também a toda Paróquia pela hospitalidade e pelo acolhimento. Em sua homilia, refletiu o Evangelho do dia, passagem em que Maria, irmã de Marta, escolheu a melhor parte que foi seguir Jesus. Ao final, pediu que caminhemos de mãos dadas com nosso Pastor Maior que é Cristo e amemos nosso próximo como a nós mesmos.

Texto e fotos: Marta Martinez e Monara Teixeira
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso