facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...
agradecimento-da-cnbb-a-dom-edney-gouvea-mattosoLeia abaixo a íntegra da carta de agradecimento que a CNBB divulgou em seu site a Dom Edney...

SEDE: Comunidades celebram Solenidade e festa em louvor à Imaculada Conceição

Ó Maria Imaculada, doce Mãe da Providência, governai a nossa vida com materna assistência. Acreditando profundamente nessas palavras, as comunidades do Vicariato Episcopal Sede celebraram com fervor a Solenidade da Imaculada Conceição, cuja data é 8 de dezembro. Nas localidades onde Nossa Senhora da Conceição é a padroeira houve festa com novenário ou tríduo. Confira como tudo aconteceu.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 3

Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição – Cachoeiras de Macacu

Em preparação para Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a padroeira da paróquia em Cachoeiras de Macacu, celebramos o tríduo, que foi presido pelos Padres que tem origem nesta paróquia.

No primeiro dia, 5 de dezembro, o convidado foi o Pe. Rodrigo Fonseca, atual Reitor do Seminário Diocesano, em Nova Friburgo. O celebrante explicou o significado do Advento durante o qual Deus oferece a cada dia os sinais para que possamos nos aproximar Dele. Escutamos o forte apelo de vigiar. Nesta palavra resume-se todo o sentido do Advento. Vigiar para poder perceber os sinais de Deus, descobrindo-os a cada dia, podendo assim dizer que “creio hoje mais do que ontem”.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 8

Na sexta-feira (6/12), tivemos a presença do recém ordenado Pe. Isaías de Sousa Sá, atual Vigário da Catedral em Niterói, que convidou a comunidade a olhar para Imaculada Conceição e a Ela pedir que nos ajude a aumentar a nossa fé, para que possamos com tranquilidade de coração nos aproximar do Deus Misericordioso, que nos espera.

O tríduo foi concluído com a celebração presidida pelo Pároco e Vigário Episcopal, Pe. Lucas Kaczmarek, SAC. Assim como Maria temos uma vocação, um chamado de Deus para nossa vida. Quando abrimos o nosso coração para o Pai dos Céus, descobrimos como viver para ter felicidade nesta vida e na vida eterna.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 9

No dia da festa, o Vigário Paroquial, Pe. Artur Karbowy, SAC, celebrou as Santas Missas na parte da manhã, com a bênção dos idosos e a bênção dos doentes. Mostrou que todos recebemos um dom específico de Deus, que através de Maria, nos mostra e ensina pelo exemplo dela como podemos usar o que recebemos do Senhor. No fim da Missa, a Pastoral da Saúde junto com os enfermos fizeram a emocionante coroação de Nossa Senhora.

Às 18h, começou a solene procissão conduzida pelo Reitor Regional dos Palotinos, Pe. Estevão Lewandowski, SAC, com a imagem da padroeira, saindo da Capela Sagrado Coração de Jesus. Percorrendo as ruas da cidade mostramos a nossa gratidão para aquela que respondendo “sim” aos planos de Deus trouxe o Salvador ao mundo.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 10

Pe. Estevão lembrou a importância de Maria na história da humanidade, que por meio das várias aparições no mundo inteiro, acompanhou os seus filhos e filhas com as graças necessárias. No fim, fez um apelo para consagrarmos as nossas vidas à Imaculada Conceição, para Ela nos ajudar em nossa vida.

Paróquia Imaculada Conceição – Jardim Ouro Preto

Na celebração padroeira, diante de um templo repleto de paroquianos e visitantes, Pe. Vicente Batista, SJC, celebrou a Solene Missa em honra à Imaculada Conceição de Maria. Em sua homilia, voltada à Maria, refletiu sobre os Dogmas da Virgem, que foi assunta ao céu, Mãe de Deus e nossa.

Logo após a Santa Missa, teve lugar a procissão luminosa e coroação organizada pela catequista Vilma, com as crianças da Catequese de toda paróquia, que prestaram homenagem à Mãe de Deus, coroando a imagem da Imaculada Conceição. Na ocasião também houve a despedida do postulante Valtemir, SJC, para seguir uma nova etapa na sua missão.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 2

Capela Nossa Senhora da Conceição – Porto do Tabuado (Paróquia Sant’Ana – Japuíba)

Entre os dias 5 e 7 de dezembro, houve na capela o Tríduo em honra a Nossa Senhora. Durante esses dias aconteceu adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração da Palavra, Oração do Santo Rosário, entre outras atividades.

Chegado o dia 8/12, às 17h, o povo de Deus unido ao Pároco, Pe. Raphael Santos, reuniu-se na localidade para dar início à procissão. Entre cânticos e orações, todos caminharam junto ao andor com a imagem da padroeira até à capela, onde aconteceu a Santa Missa.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 4

Capela São Joaquim e Nossa Senhora da Conceição - Fazenda Rio Grande (Paróquia Sant'Ana - Campo do Coelho)

Pelas estradas da vida, nunca sozinho estás. Contigo pelo caminho Santa Maria vai. Oh vem conosco vem caminhar, Santa Maria vem. E caminhando pelas estradas da localidade de Fazenda Rio Grande, em Nova Friburgo, a comunidade da Paróquia Sant’Ana de Campo do Coelho, se reuniu para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição.

Após a procissão, realizada às 16h, houve a Celebração da Palavra na Capela São Joaquim e Nossa Senhora da Conceição, conduzida pelo Diácono Permanente, Luiz Carlos Capozzi.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 1

Paróquia Santa Teresinha – Conselheiro Paulino

Em 8 de dezembro, a Igreja propõe uma pausa no tempo do Advento, para celebrar a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, um dogma de fé. Maria, Nossa Senhora, foi preparada desde o ventre materno, para a sublime missão de ser Mãe do Senhor: eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho! A Deus tudo é possível! Vivenciando essa certeza, a Comunidade Paroquial Santa Teresinha, reuniu-se para a celebração do Santo Sacrifício, nas Missas realizadas ao longo do dia.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 5

Paróquia São Roque - Olaria

Na Solenidade da Imaculada Conceição houve Missa às 8h30 e às 18h na Paróquia São Roque, em Olaria. Na homilia o Pároco, Pe. Alexandre José de Albuquerque, falou sobre o Dogma da Imaculada Conceição de Maria, recordando que Nossa Senhora foi preservada do pecado para gerar aquele que é Todo Santo, o Senhor Jesus.

O sacerdote citou a saudação do Anjo à Maria: ‘Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo’, explicando que Maria espantou-se não com a presença do anjo, mas com o tamanho do significado das palavras que ele dirigiu à ela. Destacou o sim da Virgem e o seu Fiat: faça-se em mim, segundo a Tua Palavra.

O Padre recordou que a Diocese e muitas comunidades também estavam em festa, pois celebram nesse dia a sua padroeira.

site sede 2019 missaimaculadaparoquias 6

Capela São Domingos de Gusmão (Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Riograndina)

Esse 8 de dezembro, foi um dia abençoado sobre a proteção de Nossa Senhora da Conceição e movido pela ação do Espirito Santo, através da oração, do acolhimento e da alegria. Também momento de muita gratidão pelo sim desta Mãe admirável, que trouxe ao mundo o nosso Salvador e Senhor: Jesus Cristo. Nesse dia, aconteceu na Capela São Domingos de Gusmão um encontro as Famílias dos catequizandos.

Nossa Senhora foi coroada por duas mãos. Uma representando as dores de Maria (passou por uma perda) e a outra grávida representando o nascimento de Jesus. A oferta de flores a Nossa Senhora deu lugar, com felicidade, à entrega das famílias ao Imaculado Coração da Nossa Mãe. Todos os momentos vivenciados neste encontro foram especiais.

sitye sede imaculadanasparoquias

Texto: Ana Paula Roza, Aline Linhares, Pe. Artur Karbowy, SAC; Grasiele Guimarães e Marta Martinez
Fotos: Antônia Selbani (Selba), Aline Linhares, Pe. Artur Karbowy, SAC; Grasiele Guimarães, Marta Martinez e Pascom das Paróquias Nossa Senhora do Rosário, Sant’Ana (Campo do Coelho), Sant’Anna (Japuíba) e São Roque
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso