facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
papa-divulga-mensagem-para-o-54-dia-mundial-das-comunicacoes-sociaisO Santo Padre dedicou a mensagem deste ano ao tema da narração. "Na confusão das vozes e...
sede-edicao-2020-da-festa-em-louvor-a-sao-sebastiao-e-realizada-nas-comunidadesCom programação especial, em diferentes localidades do Vicariato Episcopal Sede, São Sebastião...
sede-reconstroi-a-minha-igreja-e-tema-campanha-em-prol-da-capela-sao-francisco-de-assisNo domingo (19/1), iniciou-se uma grande campanha em prol das obras da comunidade da Capela...
sede-iniciando-2020-rcc-tem-novo-coordenador-no-vicariato-sedeEm 19 de janeiro, foi celebra a Santa Missa em ação e graças e envio do novo Coordenador da...
agradecimento-da-cnbb-a-dom-edney-gouvea-mattosoLeia abaixo a íntegra da carta de agradecimento que a CNBB divulgou em seu site a Dom Edney...

SEDE: Missa e entrega de certificados marcam conclusão das atividades do IFAP, em 2019

Concluindo mais um ano fecundo, o Instituto de Formação de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP), realizou a Santa Missa em ação de graças pelas atividades de 2019. A celebração aconteceu na noite de 9 de dezembro, na sede do IFAp situada no Centro Social Nossa Senhora das Graças, em Olaria – Nova Friburgo.

site sede 2019 crusosifap 2

Presidida pelo Pároco da comunidade anfitriã, Pe. Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça, que é professor e membro do Conselho Fiscal do IFAP, a Celebração Eucarística contou com a participação de mais de 100 alunos do Instituto de Formação. O Diretor do IFAP, Carlos Magliano (Carlão), também estava presente na ocasião.

Dirigindo-se aos participantes, o sacerdote iniciou a homilia, enfatizando que Deus não é palavra só racional, é palavra viva, acontecimento, que faz história, que se faz carne. “Deus se fez homem, é humano: Jesus Cristo. Tem coração, tem ânimo, tem amor, não é um Deus distante”. Refletindo sobre esse processo de formação realizado ao longo de 2019, Pe. Luiz Cláudio destacou a missão daqueles que ensinam.

site sede 2019 crusosifap 3

- Nessa missão de formação a prioridade é o outro, não a nossa conveniência ou o nosso interesse. Nossa missão é levar muitos irmãos até Jesus, mas quem deve ensinar? O mestre, o Espírito Santo dentro de nós. Se alguns podemos nos chamar professores, e com muita humildade, é porque o Espírito Santo dentro de nós é o Mestre que nos ensinou desde pequenos a amar a Sagrada Escritura, a revelação de Deus. É o próprio Espírito o intérprete da sua escritura. A obra é Dele, a palavra é dele. Não há melhor intérprete do que o próprio autor.

Na oportunidade, o presbítero convidou todos que passaram por esse tempo de formação a colocarem em prática todo ensinamento recebido nos cursos.

- Quantas pessoas passam pela nossa vida? Qual experiência elas têm conosco: a experiência do próprio Jesus ou a experiência de mais um que conhece a palavra mais não pratica? É o sal que não salga, a luz que não ilumina? Tudo isso pode ser um conhecimento sem caridade. Nessa perspectiva, estamos nos esforçando para repercutir a palavra viva de Jesus. Discípulos missionários, formados para formar, recebendo a luz para iluminar.

site sede 2019 crusosifap 4

Destacando o Tempo do Advento, recordou que “a conversão dos pecados é uma estrada para a vinda do Senhor”. E parabenizando os cursistas, concluiu a pregação. “Parabéns a todos que conseguiram entender o sentido desse curso e que agora irão encarnar o Verbo nas suas comunidades e principalmente na missão de acolher o outro e servir aos irmãos”.

Antes do término da celebração, o Diretor do IFAP agradeceu aos alunos e professores, manifestando também sua gratidão a Deus pelo crescimento e amadurecimento na fé que todos conseguiram obter nesse espaço de formação.

site sede 2019 crusosifap 1

Encerrada a celebração, teve início a entrega dos certificados aos alunos que participaram dos Cursos Básico, Bíblico e de Parapsicologia ministrados pelo IFAP ao longo desse ano. Um aluno em especial foi destaque entre os participantes: João Campagnucci, morador de Macuco, que acompanhou um dos cursos do IFAP online.

Texto e fotos: Grasiele Guimarães
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso