facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • 03
  • 04
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
norte-com-alegria-comunidade-de-cordeiro-recebe-dom-pauloNo dia 12 de fevereiro, a sede do Vicariato Norte com muita alegria recebeu a visita do atual...
ifap-realiza-aula-inaugural-2020-e-encontros-nas-paroquiasIniciando suas atividades de 2020, o Instituto de Agentes de Pastoral Santo Agostinho (IFAP)...
dom-paulo-participa-de-reuniao-e-convivencia-com-o-clero-nos-vicariatosEm seus primeiros dias à frente da Diocese de Nova Friburgo, o Administrador Apostólico, Dom...
equipistas-de-nova-friburgo-participam-do-1-eacre-da-regiao-rio-viNos dias 15 e 16 de fevereiro, o Movimento Equipes de Nossa Senhora realizou o 1º Encontro...

NORTE: Vicariato celebra Imaculada Conceição, padroeira da Diocese

No 2º Domingo do Advento, dia 8/12, a Diocese de Nova Friburgo celebrou sua padroeira principal, a Imaculada Conceição. Confira abaixo a comemoração em algumas paróquias e comunidades do Vicariato Norte:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Duas Barras

Nos 9 dias que antecederam a festa de sua Padroeira, a Paróquia realizou a novena em honra a Nossa Senhora da Conceição. A Santa Missa foi celebrada diariamente, às 19h, e cada dia uma pastoral ou movimento paroquial prestou uma homenagem à Virgem.

site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 16

No último dia da novena, 07/12, a comunidade teve a graça de receber o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, que presidiu a Santa Missa e crismou 16 jovens e adultos ao final da celebração. Ainda no término da novena, aconteceu a última homenagem organizada pela catequese, em que o Epíscopo coroou a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 15

Já no exato dia da Padroeira, iniciando as comemorações, teve-se: Alvorada, às 6h, com a Sociedade Musical 8 de Dezembro, contando com a presença do Pároco, Pe. Yves, indo a frente da banda juntamente com alguns paroquianos, carregando consigo a imagem de Nossa Senhora, percorrendo algumas ruas da cidade; Santa Missa, às 10h em honra à Imaculada Conceição, e logo após um almoço em prol da restauração da Matriz; Santa Missa Solene, às 18h, seguida de procissão luminosa com a imagem da Imaculada Conceição.

Logo após a procissão, foi realizada na Matriz a Coroação de Nossa Senhora com uma lindíssima apresentação da catequese – o momento fora uma surpresa feita ao sacerdote, para que, recebendo a coroa, pela primeira vez como pároco daquela comunidade, fizesse a coração da Virgem.

 Paróquia São João Batista - Macuco

Ao iniciar a Santa Missa Solene às 8h, Pe. Fernando Pacheco dirigindo-se à assembleia, falou sobre o dogma da Concepção Imaculada de Maria e acrescentou: “Hoje a grande festa da Igreja também deve acontecer em nossos corações, renovando nossa consagração à Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe, ela que é a Padroeira principal da nossa Diocese. Unindo-nos ao nosso bispo Dom Edney, que celebra nesse dia os 150 anos de evangelização da Catedral Diocesana de São João Batista, peçamos que em nosso coração se renove o ardente amor filial àquela que o Senhor escolheu para ser a mãe de Seu Filho e que este, do alto da cruz, enviou à Igreja como mãe de cada um de nós: ‘Eis aí tua mãe’”.

 site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 11

Em sua homilia, o sacerdote enfatizou a plenitude da graça de Maria. - O evangelho da liturgia de hoje nos convida a atualizar o mistério da encarnação, deixando Jesus entrar em nossa vida, como Maria deixou que Ele entrasse na sua! O projeto de Deus, em favor da humanidade corrompida pelo pecado, começa a se desenvolver a partir do sim de Maria. Todos nós, marcados pelo pecado, somos alvo da misericórdia de Deus. O Tempo do Advento é esse momento propício. Tempo de conversão. O pecado nos afasta do Criador. Se Maria é imaculada é porque foi inundada pela graça de Deus.

E continuou. - No mundo de hoje, marcado por tanta sujeira, por tanta imoralidade e impurezas, ela é um verdadeiro escândalo. ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra’: com Maria e como Maria, apresentemo-nos a Deus, com o firme propósito de dar Ele o nosso sim, um sim de fidelidade ao seu projeto de vida nova para todos.

 site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 12

Após a bênção final, o retorno aos lares com a esperança de que a Mãe da Obediência interceda por todos para que não vivamos nessa vida de forma distraída, mas com o coração voltado para o Alto. Que ela nos ensine a viver como escolhidos.

Comunidade Lagoinha (Paróquia São João Batista – Macuco)

O dia 7 de dezembro, que amanheceu chuvoso, cedeu lugar a uma ensolarada tarde, que favoreceu à realização da tão esperada procissão de Nossa Senhora da Conceição, num andor devotamente ornamentado pelos fiéis, na Comunidade da Lagoinha, às 16h. Com muita piedade, a comunidade caminhou pelas estradas que circundam a capela, conduzindo o andor, recitando o Santo terço e entoando canções marianas.

 site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 13

Ao iniciar a Santa Missa, Pe. Fernando Pacheco se dirigiu ao povo: “Hoje é dia de festa para nós. Que alegria poder celebrar a padroeira dessa capela. Nós nos unimos a todas as paróquias que celebram hoje a Santa Mãe de Deus e nossa”. Em seguida, todos se voltaram para a imagem da Virgem Imaculada para fazer seus pedidos, confiantes que pedindo à Mãe, o Filho atende.

Durante a homilia, o celebrante aproximou a assembleia ainda mais daquela que foi a escolhida para ser a Mãe do Salvador: “Estamos reunidos para poder bendizer ao Senhor nosso Deus pelas maravilhas que Ele realizou na vida de Maria, escolhida como digna habitação para o seu filho. Deus a preservou da mácula do pecado desde o momento da sua concepção. Maria, porta do céu, se abre para a história de nossa salvação. Ela poderia ter dito não. A Imaculada se coloca sempre em prontidão convidando-nos à conversão, à penitência, ao arrependimento, à oração. Ela não é só intercessora. É modelo de cristã. É a obra acabada daquilo que Deus espera da humanidade. Muitas vezes, para imitar Maria, neste mundo marcado por tanta impureza, vamos sofrer o martírio. Mas o final, será como ela mesma diz: “Por fim, o meu imaculado coração triunfará”.

Paróquia São Sebastião – São Sebastião do Alto

site norte 2019 imaculadaconceicaonovicariato 14

Na Paróquia de São Sebastião, vários devotos paroquianos se consagraram a Jesus pelas mãos de Maria, e vários outros renovaram sua consagração, feita em anos anteriores.

- ‘Eis aí a tua mãe’. Jesus, no alto de sua cruz, nos deu Maria como mãe. João, naquele momento, representava todos os cristãos de todos os tempos. “Nós como cristãos batizados, temos que seguir o exemplo de Maria e procurar fazer a vontade do Senhor em tudo.” Foram algumas das palavras do Pe Jorge Eduardo, administrador paroquial, durante a homilia.

Capela Imaculada Conceição Paroóquia N. Sra. da Guia - Monnerat)

site norte 2019 capelaimaculadaconceicao 7

Além da celebração de sua pdroeira, também foi comemorado os 30 anos de ordenação sacerdotal do atual pároco, Pe. Jandir Pereira Corrêa. A festividade iniciou na quarta-feira com o Tríduo preparatório seguido da Santa Missa, e a programação seguiu assim até na sexta-feira. No sábado, às 6 horas da manhã a comunidade se reuniu para um café comunitário e em seguida rezaram as Mil Ave-Marias. No domingo, dia da Solenidade, aconteceu o Santo Terço e logo após, a Celebração Eucarística, seguida de uma belíssima procissão pelas ruas da localidade. As crianças da catequese encenaram a Coroação de Maria Santíssima como Rainha do Céu e da terra.

Devido aos 30 anos de sacerdócio do Pe. Jandir, a comunidade paroquial juntamente com as capelas, realizaram uma homenagem: além de uma apresentação emocionante, estiveram presentes dois de seus irmãos, seu cunhado e seu sobrinho, a convite da comunidade. Durante 3 anos a capela esteve em construção. Com a ajuda dos moradores e membros, em agosto as celebrações voltaram para a obra nova que, mesmo inacabada, recebeu este ano o primeiro evento oficial.

Texto: Pascom Duas Barras / Maria Rosangela Silva (S. João Batista - Macuco) / Mariane Santos (S. Sebastião do Alto) / Vívian Riguetti e José Wallas Costa (Capela Imac. Conceição)
Fotos: Pascom Duas Barras / Maria Rosangela Silva (S. João Batista - Macuco) / Celinha Salgado (S. Sebastião do Alto) / Paloma Bellinger (Capela Imac. Conceição)

 

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso