facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 01
  • 2
  • transferências
  • 04
sede-pastoral-familiar-inicia-os-epvms-de-2020“Que nenhuma família comece em qualquer de repente”. Zelando por esse ideal, a Pastoral...
missoes-2020-seminaristas-da-diocese-realizam-missao-na-paroquia-nossa-senhora-da-assuncaoAnualmente os seminaristas e formadores do Seminário Diocesano Imaculada Conceição se dispõem...
dom-paulo-visita-pela-primeira-vez-na-paroquia-nossa-sra-das-gracasO Administrador Apostólico da Diocese de Nova Friburgo, Dom Paulo Antônio De Conto, presidiu...
retiros-de-carnaval-2020Tradicionalmente, durante o período de Carnaval, as comunidades realizam os seus retiros,...
quarta-feira-de-cinzas-2020Iniciando a Quaresma, período de oração, jejum e penitênci, em preparação para a Semana Santa,...

SEDE: Paróquia São Roque realiza pelo terceiro ano projeto 'Pequenos Reis Magos'

Pelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral Catequética da Paróquia São Roque, situada em Olaria, saiu em missão pelas ruas do bairro colocando em prática a campanha 'Pequenos Reis Magos'. Realizado durante o mês de dezembro, especialmente no Advento, o projeto é uma iniciativa da Pastoral da Criança Internacional abraçada desde 2017 pela Diocese de Nova Friburgo, primeira a iniciar este importante trabalho no Estado do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2019-12-26 at 21.40.10

Após receberem a bênção de envio, as crianças e adolescentes da Catequese paroquial saíram pela comunidade trajando vestes que simbolizavam os Reis Magos. Passando de porta em porta com os seus cofrinhos, os ‘reizinhos’ pediam uma doação que será encaminhada às crianças de outros países, tais como: Moçambique, Haiti, Guatemala e Guiné-Bissau. O envio acontece por meio de ações da Pastoral da Criança Internacional.

De acordo com as informações da catequista Nilva, foram visitadas 50 casas e arrecadados R$ 745,00. As visitas aconteceram com a ajuda dos catequistas e alguns pais. Ao passarem pelos lares os ‘reizinhos’ abençoaram as casas escrevendo nas portas: 20*C+M+B+*20; com o seguinte significado: os números estão relacionados ao ano de 2020 e as letras são as iniciais de Christus Mansionem Benedicat! (Cristo abençoe este lar!).

site sede 2020 projetoreismagos1 1

- É uma alegria muito grande ver as crianças motivadas, interessadas em ajudar, em fazer a diferença. Temos três reizinhos que se destacaram: William, Lívia e Nicoly, que não faltaram em nenhum dos dias de visitas, com sol ou chuva, sempre alegres. Agradeço a todos que nos receberam em suas casas com tanto carinho. Como catequista e coordenadora confesso que não tem nada melhor do que ver crianças ajudando crianças – testemunhou Nilva.

O ‘reizinhos’ também compartilharam sobre a experiência vivida. “Minha motivação foi poder ajudar ao próximo. É muito ruim ver irmãos passando por necessidades. Gostaria que tivessem mais missões como essa durante o ano”, disse Nicoly, de 11 anos. “Fiquei triste em ver eu aqui temos de tudo para comer, vestir e brincar, e existem tantas crianças que não tem nada nem para comer. Se cada um fizer um pouquinho dá para ajudar muito mais crianças”, comentou a pequena Lívia Sanches, de 9 anos.

site sede 2020 projetoreismagos1 4

Para Wiliam Bertoni a experiência também foi similar. “Ajudar crianças como reizinho para mim é fé e esperança de que tudo pode ser melhor. Temos que fazer hoje tudo o que puder para ajudar aos mais necessitados”. Para os pais de Wiliam, Tatiana e Célio, foi gratificante ver a alegria do filho ao sair em missão. “Incentivamos, pois é o que o coração dele manda. Ele fica muito empolgado com a chance de ajudar, e se emociona, chegava em casa super feliz com a ação realizada para ajudar outras crianças. Já são três anos que ele participa e já está pensando no próximo ano”, revelaram.

“Como mãe é muito gratificante ver o meu filho envolvido nesta missão, levando a Palavra de Deus, o melhor. Ele chega em casa gostando e comentando o que fez e muito feliz em poder ajudar”, testemunhou Jenyfer, mãe do pequeno Henry.

site sede 2020 projetoreismagos1 2

Para Bruna, ajudante de catequista que participou pela primeira vez da ação, vivenciar a realização desse projeto também foi algo único. “Aprendemos muito com as crianças. Elas têm gosto de ir às casas e contar a história, falar da necessidade de nossa ajuda para outras crianças. Fico muito feliz por ter vivido essa experiência incrível, e é um aprendizado exemplar”, afirmou.

Texto: Grasiele Guimarães e Nilva
Fotos: Paróquia São Roque
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso