facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
diocese-de-nova-friburgo-promovera-gesto-concreto-no-dia-mundial-do-pobreCom o objetivo de despertar a sociedade de forma reflexiva para uma realidade que bate a...
bispo-e-padres-com-ate-10-anos-de-sacerdocio-participam-de-encontroCom o objetivo de promover dias de convivência e fraternidade entre o Bispo, Dom Edney Gouvêa...
sede-paroquia-santana-realiza-missa-em-hotel-de-idosos-em-campo-do-coelhoCom imensa felicidade, os moradores do Hotel de Idosos Ville Vive, situado na estrada...
sede-bispo-conduz-formacao-em-encontro-vicarial-de-catequese-de-2017No domingo (12/11), das 14h às 17h, os Catequistas do Vicariato Episcopal Sede, participaram...
bispo-participa-de-encontro-de-liturgia-do-regional-leste-1Aconteceu no dia 11 de novembro, no Colégio Nossa Senhora das Mercês, em Niterói, o 4º...

Dom Edney preside Missas pelo Centenário de Nossa Senhora de Fátima

O dia 13 de maio foi marcante para a Igreja Católica no mundo. Nesta oportunidade, foram comemorados os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Celebrada com grande louvor pelos fiéis, as manifestações de devoção a este título de Maria emocionaram àqueles que participaram das cerimônias. O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu Santas Missas na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo, e na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Papucaia, no dia 13/5. Já no dia seguinte, esteve na Paróquia dedicada a Padroeira em Macaé.

Vicariato Sede

Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo

Devotos de diversas idades e partes da cidade de Nova Friburgo lotaram a Catedral na tarde do dia 13/5. Era visível o clima de emoção e amor pela Mãe das Mães, que há 100 anos apareceu a três pastorinhos em Fátima, Portugal. Em 2017, além do Centenário de Fátima, a Igreja Católica também celebra o Tricentenário de Nossa Senhora Aparecida, sendo decretado, portanto, Ano Mariano.

NOSSA SENHORA DE FATIMA E CANARINHOS DE PETROPOLIS - CATEDRAL MAIO 2017 44

“Celebramos neste dia os 100 anos da aparição de Nossa Senhora aos pastores em Fátima. Lá, Ela nos dá três indicações muito precisas para que o mundo tenha paz, para que o nosso coração tenha paz: penitência, oração e conversão”, recordou Dom Edney no início da cerimônia, afirmando que esta seria em ação de graças pelos benefícios que Deus concede aos Seus filhos por meio da Bem Aventurada Virgem Maria.

“No dia de hoje somos especialmente convidados a contemplar na Mãe de Jesus e nossa, a Sua solicitude para com os filhos que Cristo Lhes confiou no alto da cruz”, frisou o Bispo logo no início da homilia.

Dom Edney também falou sobre o Livro do Apocalipse, que aborda a mulher vestida de sol, com a coroa de 12 estrelas na cabeça, a lua debaixo dos pés e que estava grávida. Tendo como base este trecho da escritura, pontuou que ao longo da história da Igreja o grande combate do Apocalipse continua e a presença forte da Mãe de Jesus também.

- Em 1917, o mundo já assolado pela Primeira Guerra Mundial e pela eminência de uma segunda, a Virgem aparece a três pastores. As circunstâncias da aparição não são o que há de mais importante, mas sim o que Ela disse, o conteúdo dessas revelações. Nossa Senhora pede que a humanidade reze, faça penitência e se converta, pois caso contrário vai continuar essa espiral de violência, de misérias de toda a sorte, que continuamente ameaçará a vida no mundo – disse o Epíscopo lembrando os males que atinge a vida da sociedade nos dias atuais.

- Nunca foi tão oportuno olharmos para o rosto sereno de Maria e, por meio Dela, chegarmos a Seu Filho Jesus. Nunca foi tão oportuno ouvirmos no íntimo do nosso coração as palavras ditas pela mesma Mãe de Jesus ao Índio Juan Diego, por ocasião do Milagre de Guadalupe: “Não tenha medo, sou tua Mãe, estou aqui!”. É nesta confiança que o povo de Deus continua firme. Apesar de tantas dificuldades, tantos sobressaltos, continuamos firmes no caminho, pois sabemos em quem colocamos a nossa confiança.

“Digo a vocês e a mim: quando as dúvidas e as interrogações assaltam o nosso coração e a nossa mente, o plano de Deus vai se cumprir de uma forma ou de outra. O plano de Deus vai se cumprir e a promessa de Maria: ‘O meu Imaculado Coração triunfará!’”, finalizou o Epíscopo.

Antes da Bênção final, Pe. Marcus direcionou algumas palavras aos presentes e convidou que todos ascendessem suas velas e cantassem em louvor a Maria. Enquanto isso, três crianças trouxeram a coroa e o terço, que abençoados pelo Bispo, foram colocados na imagem de Fátima pelo próprio. Concelebraram a Eucaristia: o Vigário Geral da Diocese e Pároco e o Vigário Paroquial da Catedral, Padres Marcus Vinicius Macedo e Cláudio Menezes, respectivamente; e o Reitor e Vice-Reitor do Seminário Diocesano da Imaculada Conceição, Padres José Ruy Corrêa Junior e Fernando Pacheco, respectivamente. Estiveram presentes o Mestre de Cerimônias da Diocese, Pe. Lourenço Ferronato, EP, seminaristas e religiosos e religiosas.

Posterior a Missa, o Coral dos Canarinhos de Petrópolis fez uma apresentação em honra a Nossa Senhora. O grupo dos meninos cantores é o mais antigo do Brasil e já realizou milhares de concertos no país e no exterior ao longo de sua trajetória. De acordo com os responsáveis, quase três mil vozes passaram pelos Canarinhos.

Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima – Papucaia

Em Papucaia, a comunidade paroquial recebeu Dom Edney na noite do da 13/5. A Eucaristia foi concelebrada pelo Pároco local, Pe. Bruno Freitas. Em sua homilia, o Bispo recordou que no momento mais solene da vida de Cristo, no alto da Cruz, Ele confiou a Sua própria Mãe e o Seu Imaculado Coração a humanidade. Também frisou que ao longo da vida de Jesus, Maria recordava a profecia de Simeão, que dizia: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. (...). Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

Santa Missa Nossa Senhora de Fatima - Papucaia 2017 4

- Nossa Senhora passou os 33 anos que esteve na companhia de Jesus em sobressalto. Um sobressalto que tenho certeza que todas as mães compreendem: a incerteza do futuro. Ela sabia mais do que ninguém que Aquele Menino tinha uma missão, que a Sua vida cumpria um propósito divino. Ela sabia e, por isso, numa atitude de adoração acompanhava preciosamente, e muitas vezes com o coração apertado, cada momento do desenrolar da vida Daquela Criança. No calvário Ela entendeu que Aquela Criança que observava em Seus braços estava cumprindo definitivamente o propósito da Sua Existência.

Entrando no tema da Padroeira do dia, lembrou as orientações de Maria aos pastorinhos. “Nossa Senhora se dirige a estes três humildes pastores e diz-lhes muitas coisas, mas entre as mais importantes está certamente a necessidade da penitência para a salvação das almas, da oração fervorosa. E qual é a oração dos simples, que é capaz de sossegar o nosso coração mesmo quando ele está aflito? O Rosário, o Terço!”. E complementou: “Quando somos tomados por preocupações de toda a sorte, nas contas do terço começamos a ser quase que invadidos por uma paz muito grande que a Mãe de Jesus nos prometeu, Ela que é a Senhora da Paz”.

Ainda refletindo sobre o Rosário, fez memória a carta Rosarium Virginis Mariae, de São João Paulo II, por ocasião da criação dos Mistérios Luminosos.

- O Santo Padre diz que os mistérios do Rosário são nada mais do que as memórias de Maria, as memórias da Mãe de Deus no convívio com Seu filho no mundo. É bonita a expressão que o Papa usa e quase podemos visualizar isso: no cair das tardes, Nossa Senhora em Éfeso, na casa de João, ia para debaixo de uma árvore e começava a rezar, começava a lembrar desde aquele momento do anúncio, passando pela cruz, até chegar no desejo de reencontrar o Seu querido Filho, ir ao Seu encontro. O Rosário não é só uma recitação de Pai Nossos e Ave Marias, é um mergulho profundo naqueles que são os principais momentos da nossa história da salvação, que Deus nos oferece em Jesus por Maria.

Neste dia, a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima foi abençoada pelo Bispo e entronizada no templo. A réplica foi doada pela Paróquia do Verbo Divino, da Diocese de Campo Limpo (SP), que tem o Pe. Renato Augusto como Pároco.

Vicariato Litoral

Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima – Macaé

Com grande júbilo e em vias do encerramento dos festejos em veneração à Virgem Maria, Dom Edney presidiu no dia 14/5 a Santa Missa na Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima, em Macaé. A Eucaristia foi concelebrada pelo Vigário Episcopal do Litoral e Pároco, Pe. Gelcimar Petinati, e contou com a expressiva presença dos fiéis, sobretudo das comunidades vizinhas e de outras cidades, todos motivados pela devoção à Padroeira.

fatima3

Em sua saudação, o Prelado demonstrou grande contentamento em estar novamente unido ao rebanho que conduz, e que, movidos pela fé, formam uma só voz em louvor e gratidão ao Senhor. Na homilia, referenciando o Evangelho da Liturgia do 5º Domingo da Páscoa, exortou sobre a necessidade de se ter um firme propósito para com Cristo. Segundo Dom Edney, “a Palavra de Deus nos leva diretamente ao compromisso. Amar é comprometer-se”. Salientou ainda que “a fé é extremamente vinculante com a vida dos nossos irmãos”.

Ainda enfocando São João, destacou a importância da vida em comunidade.

- A vida em comunidade é a grande proclamação do Evangelho. São João traz um verdadeiro estímulo para que não nos abatamos nas dificuldades do nosso tempo. Todas elas são superadas se nos colocarmos na dinâmica da confiança e operacidade do outro. Essa operacidade se traduz no compromisso com a verdade, com a justiça e o direito. E essas realidades não se separam.

fatima

Ao falar de Nossa Senhora, expôs que, por trás de sua doçura e singeleza, existe a força de quem soube se submeter inteiramente ao plano do Pai. “Maria é um grande modelo de fé. Mulher que soube ficar firme mesmo quando a escuridão a rodeava. Maria se oferece junto com Seu Filho na Cruz numa entrega absoluta a Deus”.

fatima2

Como de costume, a coroação sempre é um momento de fé e emoção. Tendo recebido a coroa das mãos dos jovens Jéssica, Carlos Henrique e Maria Ester - representando os três pastorinhos – Dom Edney coroou a imagem, saudando-a e venerando-a calorosamente.

Texto e Fotos: Grasiele Guimarães, Monara Teixeira, Pascom Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima – Macaé e Pascom Matriz Paroquial Nossa Senhora de Fátima - Papucaia
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso