facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

sede-ano-do-laicato--leigos-celebram-com-grande-devocao-santa-edwigesEm outubro, milhares de católicos no mundo inteiro aguardaram ansiosamente o momento de...
litoral-ano-do-laicato-dia-da-padroeira-do-brasil-e-comemorado-nas-comunidades-litoraneasA Virgem Santa e Mãe de Jesus apareceu em diversos locais do mundo e em momentos importantes...
bispo-preside-dedicacao-de-nova-capela-dos-arautos-do-evangelhoDiante de uma capela e sua área externa completamente lotadas, eis o fato que pôde ser...
sede-ano-do-laicato-paroquia-santa-teresinha-realiza-1-encontro-das-familiasNos dias 13 e 14 de outubro, aconteceu o 1º Encontro das Famílias organizado pela Pastoral...
diocese-se-reune-para-ultimo-adeus-ao-pe-amauri-da-silvaA Diocese de Nova Friburgo esteve reunida na noite de 16/10 para prestar homenagem ao Pe....

Missa com Bispo e bênção do Papa marcam 200 anos de Friburgo

Um fim de semana memorável! A Solenidade de Pentecostes aqueceu o coração dos friburguenses que se uniram para a celebração dos 200 anos deste município, fundado, em 1818, por Decreto Real de Dom João VI. A data foi marcada por diversas expressões de amor e carinho por esta terra, que foi e ainda é fruto de esperança de muitos povos que formam um só. Na manhã de 20/5, um ato ecumênico em memória das vítimas da tragédia. Já na parte da tarde, a Eucaristia presidida pelo Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, com a bênção papal. Realmente, esta data ficará gravada e será transmitida às futuras gerações. Confira o que aconteceu!

site diocese 2018 missa200anosdenovafriburgo 2

Cerimônia Ecumênica pelas vítimas da tragédia de 2011

Às 10h, o Bispo e os Pastores Luteranos Geraldo Graf (Pastor Sinodal) e Gerson Acker (Pastor Luterano em Nova Friburgo), acompanhados de demais sacerdotes e autoridades civis e militares, fizeram um momento de oração e depositaram uma coroa de flores no monumento dedicado as vítimas da tragédia de 2011, localizado na Praça do Suspiro. A atividade foi acompanhada por fiéis de diversas denominações religiosas e parentes dos falecidos. Na ocasião, foram feitas leituras bíblicas e o Bispo Diocesano e o Pastor Sinodal fizeram um momento de reflexão, que também contou com a oração do Pai Nosso.

Pelas Vitimas - Foto - Jorge Ronald-3

Fazendo um paralelo entre a tragédia climática e os 200 anos da cidade, Dom Edney recordou.

- Lembrar este momento é recordar as pessoas que poderiam hoje estar conosco nestas celebrações. Esses foram elencados aqui – disse referindo-se a placa com os nomes dos falecidos -, mas há muitos outros que queremos também trazer presentes neste momento, que não foram nomeados aqui, pois simplesmente desapareceram. Nossas Igrejas prestam uma grande homenagem aos que a tragédia climática de 2011 levou do nosso mundo.

Estiveram presentes: o Vigário Geral da Diocese, Pe. Marcus Vinicius Macedo; o Ecônomo da Diocese, Pe. Alex Paiva; o Coordenador Diocesano de Liturgia, Pe. Rafael Archetti; o Mestre de Cerimônias Diocesano, Pe. Lourenço Ferronato, EP; o Diácono Transitório Pablo Guimarães; seminaristas e religiosas.

Pelas Vitimas - Foto - Jorge Ronald-2

Santa Missa

Rodeando o Altar do Senhor, Dom Edney, os Bispos Dom Karl Josef Romer (Bispo Auxiliar Emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro) e Dom Fernando Rifan (Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney), sacerdotes da cidade de Nova Friburgo e convidados, autoridades civis e militares e o povo de Deus participaram da Santa Missa na Praça do Suspiro, às 16h. Neste dia, a Igreja celebrou a Solenidade de Pentecostes.

Missa msg PAPA - Foto - Jorge Ronald-8

- Rendo graças ao bom Deus que nos permitiu estar juntos para comemorar os 200 anos da cidade de Nova Friburgo, tão emoldurada por suas belas montanhas e caracterizada por um povo de fé, simpático e de grande fibra. Assim como Jesus ordenou que os 11 permanecessem juntos para a recepção do dom do Espírito Santo, estamos aqui unidos em oração com a Virgem da Conceição Aparecida, ao redor do altar, fazendo desta Praça do Suspiro um grande Cenáculo – afirmou o Bispo no início da homilia.

Sobre a Solenidade do dia, o Epíscopo recordou.

- Hoje, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes e com ela encerramos o tempo pascal, onde os nossos louvores nos conduziram a uma maior adoração e reconhecimento de Cristo Ressuscitado, vencedor da morte. Ao longo dos densos cinquenta dias, fomos preparados para vivenciar o cumprimento das promessas feitas por Cristo aos apóstolos antes de ascender ao Pai: primeiro permaneceria com eles, neles e entre eles até o final dos séculos e depois os enviaria o Espírito Santo, que sempre recordaria o que havia sido revelado.

Missa msg PAPA - Foto - Jorge Ronald-6

Ao longo de sua pregação, o Sucessor dos Apóstolos evidenciou diversos aspectos da história friburguense e suas belezas naturais. Confira aqui homilia de Dom Edney na íntegra. Antes da bênção final, o Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, Pe. Marcus Vinicius Macedo, leu a mensagem do Papa Francisco ao povo deste município.

Estiveram presentes na Santa Missa: o Prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, acompanhado da Primeira Dama, Cristina Bravo; o Presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz; e, demais autoridades civis e militares.

site diocese 2018 missa200anosdenovafriburgo 3

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Grasiele Guimarães e Jorge Ronald
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso