facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone 

 

Newsletter

Inscreva-se aqui para receber as novidades da Diocese de Nova Friburgo.
litoral-paroquias-de-quissama-e-rio-das-ostras-rendem-homenagens-a-nossa-senhora-do-carmoPara celebrar Nossa Senhora do Carmo, diversas paróquias do Vicariato Litoral realizaram seus...
sede-pastoral-da-crianca-realiza-encontrao-vicarial-de-2018Visando reunir os líderes e apoios da Pastoral da Criança do Vicariato Episcopal Sede, será...
sede-comunidade-shalom-celebra-36-anos-de-fundacaoPara a Comunidade Católica Shalom o mês de junho tem um significado todo especial, devido à...
v-cha-dos-amigos-do-seminario-sera-realizado-no-gph-do-conegoO Seminário Diocesano Imaculada Conceição está preparando a todo vapor a sua quinta edição do...
litoral-santas-missoes-populares-levam-amor-esperanca-e-caridade-a-comunidade-de-rio-das-ostrasA Matriz Paroquial Nossa Senhora da Conceição, situada no coração de Rio das Ostras,...

Paróquia de Duas Pedras recebe Bispo em Visita Pastoral

“Sou bom pastor ovelhas guardarei, Não tenho outro oficio nem terei. Quanta vida eu tiver eu lhes darei”. Esta canção foi entoada pelos fiéis da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo, em Duas Pedras, para acolher o Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, por ocasião de sua visita pastoral a esta comunidade. Entre os dias 7 e 8/7, o Epíscopo acompanhou a rotina paroquial e pôde conhecer um pouco mais de perto as realidades vivenciadas pela Matriz e pelas Capelas.

site sede 2018 visitapastoralemduaspedras 1

Por onde passou, Dom Edney pregou e levou o amor de Deus e orientou os fiéis sobre liturgia, administração, obras e diversos aspectos que envolvem o cotidiano de uma Paróquia. Às 9h30 do dia 7, o Prelado foi recebido pela comunidade e, posteriormente, conversou com os catequistas, catequizandos e pais. A visita às capelas também foi um marco desses dias: Dom Edney esteve nas comunidades de Santa Bernadete, São Cristóvão, Nossa Senhora das Graças, Santa Bárbara, São Geraldo e Santa Rita de Cássia. Também se reuniu com o Conselho Econômico e de Pastoral, com os jovens e com os Coordenadores das Capelas.

O Bispo presidiu a Santa Missa na Capela São Cristóvão, no dia 7. Já no dia seguinte, a Eucaristia foi, às 10h30, na Capela São Geraldo e na Matriz Paroquial, em Duas Pedras, às 18h, encerrando assim a programação. A visita foi acompanhada pelo Administrador Paroquial, Pe. Luis Carlos Pedrini, pelo Vigário Paroquial, Pe. Marcelo Piller, e pelo Secretário desta visita e Chefe de Gabinete, Diácono Transitório Aurecir Junior.

site sede 2018 visitapastoralemduaspedras 3

Santa Missa na Capela São Geraldo, em São Geraldo

Crianças, música, acolhida, comunidade presente, cartazes, faixa. Essas foram algumas demonstrações de afeto na recepção do Bispo para a Missa na Capela São Geraldo. Este templo teve sua pedra fundamental colocada no dia 8/5/1960, na presença do primeiro Bispo da Diocese, Dom Clemente Isnard, e de diversos membros da comunidade, completando 58 anos em 2018.

As crianças da catequese local receberam o Bispo ao som da canção Sou Bom Pastor. Posteriormente, o Epíscopo adentrou ao templo com os pequeninos e agradeceu a atenção dos presentes. A Santa Missa foi concelebrada pelo Administrador Paroquial e assistida pelo Diácono Aurecir. Refletindo a passagem “Ele veio para os Seus e os Seus não o receberam”, o Bispo disse em sua pregação.

- A maior humilhação do Filho de Deus, da Segunda Pessoa da Santíssima

Trindade, foi ter se encarnado, pois Ele era Deus, Autor, Criador, Consumador de todas as coisas. Quando se encarnou no seio da Virgem Maria, foi submetido às leis da natureza, teve que se desenvolver durante nove meses no útero da Sua Mãe, depois nascer, passar por todas as agruras que sabemos que Ele passou – recordou o Bispo, que também destacou o Evangelho do dia (Mc 6,1-6) que narrava a ida de Jesus a Nazaré e a reação daquele povo diante de Seus feitos – Ao invés de prestarem atenção ao que Ele dizia, começaram a fazer memória do que Jesus era quando criança.

site sede 2018 visitapastoralemduaspedras 2

Falando sobre a vida dos profetas e missionários, o Epíscopo afirmou. “Se olharmos a Primeira Leitura vamos ver que, de fato, a vida daquele que é chamado e enviado por Deus não é nada fácil. Assim como o profeta Ezequiel foi enviado a um povo de cabeça dura, Jesus foi enviado a um povo de cabeça dura também, que não conseguia perceber, acolher”. E complementou. “A pregação do Evangelho deve ser feita a tempo oportuno e inoportuno, quer escutem, quer não escutem, pois ninguém poderá dizer que Deus não nos deu uma oportunidade. Nós é que não a acolhemos”.

Frisando a Segunda Leitura do dia e a figura de São Paulo, que antes de se converter era perseguidor dos cristãos, Dom Edney lembrou que “perseguir a Igreja de Cristo é perseguir ao próprio Cristo, pois nós formamos o Corpo Místico Dele, que é a Igreja”.

site sede 2018 visitapastoralemduaspedras 4

A respeito da fala de São Paulo sobre o espinho na carne (2Cor 12,7-10), o Sucessor dos Apóstolos salientou que “muitas vezes Deus aparentemente não nos tira determinadas limitações para que não caiamos num pecado maior. As vezes, Ele deixa algumas coisinhas para que como o Rei Davi, no Salmo 50, digamos em nossas orações: “o meu pecado está sempre a minha frente, foi contra Vós, só contra Vós que eu pequei”.

Antes da bênção final, Dom Edney convidou os dizimistas para a procissão de entrega do Dízimo, cantou parabéns para os aniversariantes do mês e se disse muito feliz em recordar o tempo em que era Pároco. “Eu pedi licença ao Pe. Pedrini, pois nas visitas pastorais gosto muito de me sentir pároco”.

site sedE 2018 missaencerramentovisitapastoralnaparóquiadeduaspedras

Pe. Pedrini também deixou seus agradecimentos.

- Agradecemos a presença de Dom Edney, pastor da paróquia e também de nossas comunidades. Queremos pedir a Deus, pela intercessão de São Geraldo, que lhe conceda a saúde, o ânimo, a força, a amizade do povo e dos membros das pastorais, enfim, de todos aqueles que colaboraram para a construção do Reino de Deus. A passagem de Dom Edney era muito aguardada pela comunidade que tem diversos anseios, mas, sobretudo, é pela presença do pastor que o povo tem sede.

A comunidade externou sua gratidão pela presença do Bispo, que recebeu dois presentes um ofertado pelo catequizando mais novo e outro pela senhora mais idosa da comunidade, que completará 100 anos em 2018. Após a bênção, o Epíscopo se reuniu com os sacerdotes e com a coordenação da Capela, momento que foi seguido de uma visita no bairro. O roteiro da visita pastoral foi encerrado com a Santa Missa na Paróquia.

Texto: Monara Teixeira
Fotos: Monara Teixeira e Pascom da Paróquia Imaculado Coração de Maria, São Pedro e São Paulo
link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso