facebook  webmail-2  IOS NOVO  AND NOVO  anuario-icone

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
norte-paroquia-de-itaocara-promove-acao-social-repartirEm atendimento à solicitação do Papa Francisco, a Paróquia São José de Leonissa, em Itaocara,...
norte-paroquia-em-valao-do-barro-promove-encontro-para-as-familiasFoi com grande alegria que a Paróquia Nossa Senhora do Livramento, em Valão do Barro,...
sede-novo-coordenador-de-pastoral-do-vicariato-sede-e-apresentado-em-reuniao-do-conselho-vicarialPe. Antônio Leão Ferreira. Esse é o nome do novo Coordenador de Pastoral do Vicariato...
dom-edney-crisma-27-jovens-em-sao-sebastiao-do-altoNo último dia 30/11, a Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião do Alto, recebeu o Bispo...
comunidades-da-diocese-de-nova-friburgo-realizam-campanhas-de-natalO ano de 2019 está chegando ao fim. Seguindo a tradição, diversas Paróquias, Movimentos e...

Bispo e leigos participam do Encontro de Liturgia do Regional Leste 1

O Bispo, Dom Edney Gouvêa Mattoso, e agentes da Pastoral da Liturgia da Diocese de Nova Friburgo estiveram presentes no Encontro de Formação promovido pelo Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A programação ocorreu no dia 9 de novembro, no Centro de Formação de Líderes da Diocese de Nova Iguaçu. Este ano, o tema escolhido foi a Celebração da Palavra. O texto que norteou a formação foi o Documento 108 da CNBB: ‘Ministério e Celebração da Palavra’.

site diocese 2019 encontrodeliturgiadoregionalleste1 3

O evento foi promovido pela Comissão Litúrgica Regional, sob orientação de Dom Edney, que é o Bispo Referencial desta Pastoral no Estado do Rio de Janeiro, com Coordenação do Monsenhor João Alves Guedes e equipe. O expositor convidado para abordar o tema das Celebrações com Ministros da Palavra foi o Pe. Heitor Carlos Santos Utrini, que é Doutor em Teologia Bíblica pela Pontificia Università San Tommaso D’Aquino, em Roma, e Professor de Sagrada Escritura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes no encontro 163 coordenadores e membros das equipes litúrgicas das Arquidioceses e Dioceses que compõem o Regional Leste 1, os quais replicarão os assuntos em suas reuniões Diocesanas e Paroquiais.

WhatsApp Image 2019-11-12 at 11.41.03

Palestra

Durante sua palestra, Pe. Heitor abordou que, atualmente, cerca de 70% das comunidades no Brasil não têm acesso à Santa Missa aos domingos e que muitas delas estão em regiões distantes das Paróquias, dificultando a participação dos fiéis nas Celebrações Eucarísticas. O sacerdote recordou que, diante dessa realidade, a CNBB lançou o Documento 108: ‘Ministério e celebração da Palavra’. O material é composto por informações básicas e diretrizes gerais para a elaboração de um plano de formação para o acompanhamento dos Ministros da Palavra de Deus; e, por roteiros exclusivos para as celebrações com ou sem distribuição da Sagrada Eucaristia.

A atualização das orientações para a Celebração da Palavra tem como base o Documento 52 da CNBB, aprovado durante a 32ª Assembleia Geral da Conferência, em 1994. Nele, a Celebração da Palavra é definida como um ato litúrgico reconhecido e incentivado pela Igreja, salientando que a cerimônia não é uma criação das últimas décadas, mas faz parte da tradição da Igreja. No texto também é possível identificar uma de suas finalidades: a de assegurar às comunidades cristãs a possibilidade de se reunir no domingo e nas festas, tendo a preocupação de inserir suas reuniões na celebração do Ano Litúrgico, e de as relacionar com as comunidades que celebram a Eucaristia.

site diocese 2019 encontrodeliturgiadoregionalleste1 1

Na introdução, o subsídio traz uma afirmação de São Paulo VI, que diz: “os leigos podem também sentir-se chamados ou vir a ser chamados a colaborar com os próprios Pastores no serviço da comunidade eclesial, para crescimento e a vida da mesma. A Igreja reconhece também o lugar dos ministérios não ordenados, e que são aptos para assegurar um especial serviço a Igreja”.

Programação

Ao final do encontro, foi feita uma sessão de perguntas e respostas, que contou com a participação de Dom Edney, do Monsenhor Guedes e do Pe. Heitor.

Colaboração: Pe. Ivo Gomes


A FORMAÇÃO LITÚRGICA DO REGIONAL LESTE 1 ONTEM E HOJE

A Igreja, mãe e mestra, não cessa de nos exortar e conscientizar sobre a indispensável importância da formação, do estudo e da pesquisa. Afinal, como amar alguém ou praticar uma ação sem que haja o necessário conhecimento?

Esta pequena introdução é que sempre motivou e motiva o trabalho da Comissão de Liturgia do Regional Leste 1 organizando e executando as várias atividades nestes últimos anos como o Seminário comemorativo dos cinquenta anos da Constituição Litúrgica Sacrosanctum Concilium, em 2013, com a duração de quase três dias tratando de todos os assuntos presentes neste importante documento. Este Seminário trouxe luzes e embasamentos que serviram de programa para os encontros anuais realizados em diversos lugares com a duração de um dia sempre conduzidos por um perito daquele do assunto tratado: O Rito da missa: Teologia, Espiritualidade, significado e metodologia de cada elemento da celebração; A Música Litúrgica como serviço e oração; Reconciliação e Penitência; Pastoral e Ritualidade da Iniciação Cristã dos adultos; Do Domingo de Ramos a Pentecostes com destaque no Tríduo Pascal; Ministério e Celebração da Palavra; presença da comissão em todas as Dioceses e várias formações diocesanas e paroquias com o assessor de Liturgia que também produz vários conteúdos para a página que a Dimensão Litúrgica possui no site do Regional. A comissão se reúne periodicamente nas dependências da Cúria de Duque de Caxias, elabora relatórios para a Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB com a presença do bispo referencial do Regional ou do assessor.

Constata-se a ausência permanente de representantes diocesanos na comissão e, por isso mesmo, também a ausência dos participantes destas dioceses nos diversos eventos de formação do Regional.

Monsenhor João Alves Guedes

link hotsite3

PARÓQUIAS DA DIOCESE

 

Pensamento da Semana

 O que nos dá alegria e nos aproxima de Deus devemos buscar para os irmãos.

Dom Edney Gouvêa Mattoso