A Paróquia Santo Antônio, em Macaé, se reuniu neste sábado (9/7) em celebração a Primeira Eucaristia de 36 catequizandos que passaram por tempo de formação com a renovação do batismo e a confissão.
A presidir a celebração, o Pároco Santo Antônio, Pe. Gleison Lima, destacou a importância do papel dos pais e responsáveis em orientar e conduzir os catequizandos no caminho da fé e de proximidade a Deus.
“Não tem sentido os filhos virem hoje receber a Primeira Eucaristia e os pais não incentivarem para que eles voltem para receber a Segunda. Que o dia de hoje não seja simplesmente uma ocasião festiva. Hoje é sim o dia de celebrar, de receber pela primeira vez o Corpo de Cristo consagrado. Mas não pode ficar apenas no hoje”, alertou.
Pe. Gleison também destacou que a fé precisa ser compartilhada entre a família, que deve permanecer unida através do compromisso com a Igreja, com a Eucaristia e com Jesus Cristo.
“Depois de certo tempo vocês estão aqui. E já sabem o que querem. Vieram para receber pela primeira vez, de maneira material, Jesus. Pais, responsáveis, vejam que existe algo que nenhum dinheiro pode comprar, a maior herança que vocês podem dar a eles é Deus. Facilitem o caminho deles a Deus. E não cabe aqui o ditado que diz: faço o que eu falo, mas não faça o que eu faço. A verdade é: vamos à igreja. Domingo é o dia do senhor! E este é o caminho que nos leva para o céu”, afirmou o Pároco.
Durante a celebração, os 36 catequizados renovaram as promessas do Batismo e acenderam a vela da Primeira Eucaristia antes de receber o Sacramento da Eucaristia pela Primeira Vez. “Crianças, aproveitem esse momento. É Jesus que nos deixou a sua presença através da comunhão”, ressaltou Pe. Gleison.
Texto e fotos: Pascom da Paróquia São Bento Abade (Ypu)