Seminário Diocesano

História

O 3º Bispo da Diocese de Nova Friburgo Dom Rafael Llano Cifuentes inaugurou, no dia 19 de Agosto de 2006, o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, com capacidade para receber 50 seminaristas. A obra, iniciada no primeiro ano de sua gestão como Bispo de Nova Friburgo, fora prometida na cerimônia de sua posse, em 20 de junho de 2004, quando afirmou que uma de suas metas era estimular as novas vocações sacerdotais. “O Seminário é a concretização de um sonho”, disse o Bispo no dia da inauguração.

A construção dos prédios que compõem o seminário - um edifício principal em estilo suíço, onde ficam os quartos dos seminaristas (num total de 50 quartos individuais com banheiro), o refeitório; uma grande sala de estar com vários ambientes; área de lazer com salão de jogos, e uma Capela dedicada à Imaculada, tendo ao lado um centro acadêmico com sete salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e auditório com 70 lugares - durou um ano e cinco meses. Mas as benfeitorias não terminam por aí. Numa segunda fase das obras ainda está prevista a construção de uma piscina e uma quadra poliesportiva, além de um campo de futebol society.

“Eu poderia dizer hoje: missão cumprida. Nos empenhamos a fundo para construir esse Seminário. Penso que foi uma inspiração divina. Eu desejava que o Seminário fosse uma extensão do lar de cada seminarista. Por isso, procuramos que todos os cômodos tivessem um ambiente familiar. Com a ajuda de todos, conseguimos que cada seminarista tivesse aqui um espaço propício para o estudo, a reflexão e o aprofundamento de sua vocação. Eles estão felizes. Tudo aqui foi muito cuidado, decorado com harmonia”, afirmou Dom Rafael.

Reitor do Seminário - Padre Jandir Pereira Corrêa.

Vice-Reitor - Padre Raphael Costa dos Santos.

Prefeito de Estudos do Seminário - Padre Aurecir Martins de Melo Júnior

Brasão

A cor vermelha, na heráldica cristã, evoca a Encarnação de Jesus Cristo. Com ela, Deus assume nossa condição humana no seio da Viagem Maria para cumprir o plano divino de redenção do mundo. Os sacerdotes, por sua vez, participam, hoje, da mesma obra de salvação da humanidade no exercício dos múnus sacerdotais.

No centro do brasão, encontramos o símbolo de uma tesoura arquitetônica, que, na construção civil, corresponde a base em madeira, em forma de triângulo, usadas para os telhados de casas e construções em geral. Esta imagem, na heráldica, corresponde a São José, que é o patrono de todos os seminários, casas de formação dos futuros sacerdotes da Igreja Católica. São José é protetor e provedor das necessidades da Sagrada Família de Nazaré. Portanto, assim como a tesoura arquitetônica protege as construções, sendo suporte para seus telhados, assim também São José é protetor de nossa casa, como um dia foi da Sagrada Família.

Além do já dito, o primeiro versículo do Salmo 127 exprime a própria proteção e Providência de Deus para conosco, salientando a nossa dependência frente a seus cuidados paternais: "Se o Senhor não edificar a nossa casa, em vão trabalharão seus construtores." Abaixo, visualizamos a cor azul-marinho que, na heráldica cristã, sinaliza a Imaculada Conceição de Maria. A Imaculada Conceição é padroeira de nossa casa e a ela foi dedicada no dia 12 de setembro de 2006.

No centro do brasão, encontramos a flor de lis em dourado. Este elemento também está ligado à Virgem Maria, grande senhora das vocações sacerdotais.

No mote, abaixo do brasão, encontramos a passagem de Provérbios 9,1 em latim: "Sapientia aedificavit subi domum", que significa "A sabedoria ergueu para si uma casa." Escolhido por Dom Edney, este lema quer enunciar a busca necessária da sabedoria enquanto um dos dons do Espírito Santo, que nos ensina e nos faz amar a Deus e aos irmãos com perfeição, e também a formação intelectual dos seminaristas, parte importantíssima na preparação para o futuro exercício do sacerdócio ministerial..

Acima, encontramos o símbolo do cuidado, do pastoreio e da responsabilidade do Bispo Diocesano sob a casa de formação. É ele o primeiro formador e provedor da formação sacerdotal de todos os seminaristas.

Conheça a nossa Casa de Formação

Seja um Amigo

O Seminário Diocesano da Imaculada Conceição é mantido pelas paróquias e seminaristas da Diocese de Nova Friburgo pela contribuição mensal denominada OVS (Obra das Vocações Sacerdotais).

Entretanto, o Seminário necessita aumentar sua receita com donativos extras para melhor atender as necessidades de manutenção (despesas com energia elétrica, telefone, gás, material administrativo, funcionários e professores).

Lançamos esta campanha no intuito de obtermos colaboração extra dos que queiram ajudar ao Seminário.

Seja um Amigo do Seminário!!!

Sua colaboração poderá ser efetuada através de boleto bancário (mínimo R$ 10,00 ) pagável em qualquer agência bancária até o dia 30 de cada mês, ou através de depósito em favor do Educandário da Imaculada Conceição Banco Bradesco Ag. 0540-1 c/c 0117020-1.

Endereço: Estrada Tinguely s/n - Tinguely, Nova Friburgo - RJ, CEP 28610-974

Telefone: (22)2522-6502 (também WhatsApp)

E-mail: seminariodiocesano@diocesenf.org.br

Estamos esperando seu contato.