17.10.2024
No último dia 17 de outubro, a Diocese de Nova Friburgo celebrou com grande alegria a Missa em Ação de Graças pelos 40 anos de Consagração de Maria Lúcia Jasmim, integrante da Ordo Virginum. Com o lema "Quero renovar o meu sim! Que Sua vontade se faça em mim!", Maria Lúcia reafirmou sua entrega total a Deus, renovando o compromisso de viver sua vocação de forma plena.
Durante a celebração, Dom Luiz Antonio, Bispo Diocesano, destacou a importância de Maria Lúcia na história da Igreja local, referindo-se a ela como uma “referência viva da história da diocese”, consagrada pelo primeiro bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Clemente J Carlos Isnard, OSB. Ele também refletiu sobre o discernimento necessário para ouvir o chamado divino: "Quantas vezes necessitamos do outro para perceber o chamado de Deus, o que é voz de Deus e o que não é. ‘Fala Senhor que teu servo escuta.’"
Em sua homilia, Dom Luiz enfatizou a necessidade de equilíbrio entre o serviço ativo e a escuta contemplativa, mencionando o exemplo das irmãs Marta e Maria: “Precisamos integrar Marta e Maria em nossa vida; Marta, o que tem hoje de melhor para oferecer; Maria, o que posso receber de Deus. Não podemos só produzir sem o descaso com o mestre.” Ele concluiu destacando a importância de escolher Jesus em todas as circunstâncias: "Quando escolhemos Jesus, produzimos bons frutos."
Além das homenagens e das palavras emocionantes de Dom Luiz Antonio, Maria Lúcia recebeu uma Benção Apostólica do Papa Francisco, que foi recebida com gratidão e reverência por todos os presentes. Em suas palavras de agradecimento, Maria Lúcia expressou seu profundo reconhecimento a Dom Luiz, afirmando que, mesmo em sua dor, ele foi capaz de lhe oferecer tamanha alegria neste momento de sua vida.
Foi uma celebração marcada pela gratidão, fé e renovação, onde Maria Lúcia Jasmim, com seu coração cheio de amor, reafirmou sua devoção ao Senhor, sendo um testemunho vivo do chamado à vida consagrada e à fidelidade ao Evangelho.
Texto e Fotos: Comunicação Diocesana