Na noite de 15/4, o Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento, em Cantagalo, acolheu o Bispo Diocesano para a Santa Missa com Rito de Instituição ao Ministério de Acólito dos Seminaristas Paulo Sérgio Macedo, Pedro Henrique Rocha e Thomás Rosa.
A Santa Missa foi presidida por Sua Exma. Rev. Dom Luiz Antonio Lopes Ricci e concelebrada pelos padres presentes: Pe. Jorge do Almo, Vigário Geral da Diocese; Pe. Jandir Corrêa, Reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição; Pe. Raphael Santos, Vice-Reitor do Seminário; Pe. Higor Moraes, Reitor do Santuário; Pe. Marcus Vinícius Muros, Pe. Aurecir Junior e Pe. Sérgio Vitorino.
Estiveram presentes também os Seminaristas da nossa Diocese, familiares e comunidade paroquial de Cantagalo.
Segundo o Pontifical Romano, este ministério é confiado àqueles que desejam consagrar-se especialmente a Deus e à Igreja. O Acólito é instituído para o cuidado do serviço do altar, ajudar o Diácono e servir o Sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo na celebração da Santa Missa.
“A concessão do Ministério de Acólito implica uma participação mais profunda no mistério de Cristo que se doa e está presente na Eucaristia, na assembleia e no irmão” (Ratio Fundamentalis Instituitionis Sacerdotalis, 72).
Em sua homilia o Epíscopo ressaltou a importância do recebimento desse ministério em preparação ao Sacramento da Ordem, bem como exortou aos fiéis sobre a Festa Pascal da Ressurreição do Senhor, e de como devem viver esse tempo. Lembrou também sobre a importância do Ano Vocacional e das vocações.
Após a Comunhão, o Pe. Jandir agradeceu ao Padre Higor pela acolhida e à comunidade, e o Seminarista Pedro Henrique fez um agradecimento ao Bispo, seus formadores, padres presentes, família e comunidade, terminando esse momento com uma oração.
Dom Luiz concluiu a Missa agradecendo a todos e concedendo a Bênção Final.
Após a celebração foi servido um jantar aos seminaristas no FAC.
Texto e fotos: Pascom do Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento (Cantagalo)