A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 aconteceu em Lisboa – Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto, reunindo cerca de 1,5 milhão de pessoas. Peregrinos do mundo inteiro foram ao encontro do Papa Francisco, neste país do continente europeu. Não foi diferente com nosso Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, que, além da JMJ, também esteve como peregrino em Fátima, a Casa da Mãe, após a Jornada.
Ao chegar em Portugal no dia 3 de agosto, após o Curso do Clero realizado em nossa Diocese, Dom Luiz Antonio participou da acolhida e encontro com o Papa Francisco. Nestes dias, encontrou-se com os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB que participavam da JMJ. Também esteve com o Pe. Luis Antonio Fernandes, Assessor Eclesiástico do Setor Juventude da Diocese de Nova Friburgo.
No domingo (6/8), enquanto aguardava o início da Santa Missa de envio da JMJ, com o Papa Francisco, transmitiu uma mensagem à Diocese de Nova Friburgo. “Fomos acolhidos pelo irmão sol. Bom domingo da Transfiguração, enquanto peregrinamos para aquele sem ocaso. Trago vocês no olhar, no coração e no Altar. Unidos em Cristo. Gratidão sempre! Deus os abençoe. Viva os nossos jovens!”, disse Dom Luiz Antonio.
Como peregrino, o Bispo presidiu a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora de Fátima - Portugal, em 11 de agosto, Dia de Santa Clara.
- Queridos irmãos e irmãs. Paz e bem! Acabei de presidir a Santa Missa das 18h30 na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estou como peregrino desde o início do dia, na culminância de minha estada aqui em Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude 2023. Trago todos e todas, de modo especial a Diocese de Nova Friburgo, no olhar, no coração e no Altar. Unidos na Ação de Graças ao Senhor que fez em nós maravilhas. Ainda hoje, logo mais o Santo Terço e a Procissão das velas. Viva Nossa Senhora de Fátima! Gratidão sempre! – destacou Dom Luiz Antonio em mensagem enviada à Diocese.
Durante a homilia em Fátima, Dom Ricci expressou. “Que bom estarmos aqui hoje como peregrinos na Casa da Mãe, Nossa Senhora de Fátima, para coroar o nosso dia participando da Santa Missa. Ela é sempre o momento mais forte da nossa peregrinação, o ponto mais alto. Para mim também! Cheguei hoje pela manhã, vim como peregrino e estou coroando o meu dia presidindo esta Santa Missa aqui nesta Basílica de Nossa Senhora de Fátima”.
“Cheguei em Lisboa na última quinta-feira (3/8) para participar da Jornada Mundial da Juventude. Depois fiquei ainda alguns dias acolhido na casa de amigos e agora fui acolhido na Casa da Mãe. Então também estou coroando a minha presença aqui nesse país tão querido... Gratidão pela acolhida! Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui”, comentou Dom Luiz Antonio.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)
Fotos: Arquivo pessoal de Dom Luiz Antonio