Na quarta-feira (23/8), Dia de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, a Diocese de Nova Friburgo recebeu os restos mortais de seu terceiro Bispo, Dom Rafael Llano Cifuentes. Após a acolhida houve a Santa Missa, oração das Vésperas, oração do Santo Terço, conferência sobre a vida de Dom Rafael, e translado dos restos mortais para o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, para a continuidade das celebrações e sepultamento no dia seguinte.
A cerimônia de acolhida presidida por Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, atual Bispo da Diocese, contou com a presença de autoridades eclesiásticas, do Prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon Cordeiro Ribeiro; do Clero e leigos. Foi um momento de profunda emoção para todos os participantes. O evento começou às 15h, hora da Divina Misericórdia, diante do Círio Pascal acesso.
Após acolher os restos mortais de Dom Rafael à porta da Catedral junto ao Prefeito de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio manifestou sua gratidão.
- Onde reina o amor, Deus aí está! Quero, em primeiro lugar, saudar a família da Prelazia Opus Deis que está aqui conosco, na pessoa do Pe. Fábio Henrique Carvalheiro, Vigário Regional da Prelazia Opus Dei, que tanto nos ajudou neste processo, saudar também Monsenhor Stefano, Monsenhor Vicente e Dom Antônio Augusto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que também faz parte da prelazia Opus Dei. Muito obrigado por todo o apoio que deram para que pudéssemos realizar esse momento.
O Prelado agradeceu ainda ao Vigário Geral da Diocese, Pe. Jorge Eduardo Coimbra do Almo, ao Vigário Episcopal Litoral, Pe. Gleison Lima; e Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, que juntamente com uma equipe colaboraram para a realização deste momento. Dom Luiz Antonio agradeceu ainda a Dom Roberto Lopes, OSB, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que ajudou bastante na questão canônica.
“Estamos na semana na qual celebramos a Assunção de Maria, ontem Nossa Senhora Rainha. Onde estão Jesus Ressuscitado e Maria, está nosso querido Dom Rafael intercedendo por nós e um dia também estaremos nós. É a celebração da vida, da saudade e acima de tudo da gratidão pelo legado de Dom Rafael”, refletiu Dom Luiz Antonio.
E prosseguiu. “Jesus disse: ‘Eu mesmo vou acolher vocês e fazê-los sentar-se à mesa e passarei servindo’. Dom Rafael serviu O servidor, foi um bom pastor, e agora é servido pelo próprio Jesus. Ele que serviu a Jesus na Igreja como Bispo, intelectual, pastor, agora é acolhido por Ele”.
Dom Luiz Antonio prosseguiu com sua reflexão.
- Jesus disse: ‘Eu vou preparar um lugar para vocês’. No caso de Dom Rafael, aqui na Terra, ele preparou um lugar para ser sepultado. Ele vai ser colocado neste lugar que ele preparou, pelo amor que ele tinha ao Seminário e à nossa Diocese. Nos sentimos honrados de acolhê-lo e realizar este desejo... Gratidão Dom Rafael por tudo e por tanto! Junto de Deus interceda por nós, pela nossa Diocese e pela nossa Igreja.
O Prefeito de Nova Friburgo enfatizou que este momento homenageia uma pessoa que deixou grande legado em Nova Friburgo, marcando a história de muitas gerações.
- Em nome dos cerca de 200 mil friburguenses: muito obrigado Dom Luiz Antonio pela sua sensibilidade de ouvir o clamor, ainda em vida, de Dom Rafael, e neste momento estarmos aqui nesta celebração de gratidão, reflexão e cumprimento de um desejo do coração dele. Assim que chegaram os restos mortais dele, olhei e vi o está escrito (na urna), algo que na verdade ele ensinou muito quando esteve conosco aqui na Terra e que serve de inspiração e exemplo para todos nós, texto de João 11, 25: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá’. Nós nutrimos uma expectativa de vida eterna. Não tenho dúvidas de que um dia todos nós estaremos juntos de Dom Rafael numa grande celebração celestial. Que reflitamos todos os dias sobre tudo aquilo que Dom Rafael plantou de boas sementes em Nova Friburgo.
Santa Missa
Dom Ricci presidiu a Santa Missa realizada com a presença dos restos mortais de Dom Rafael Llano Cifuentes na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Além dos Clérigos já mencionados, concelebrou o Vigário Episcopal Sede, Pe. Gelcimar Petinati; demais presbíteros da Diocese de Nova Friburgo, da Arquidiocese de Niterói, e da Prelazia Opus Dei. O cerimonial foi preparado pelo Pe. Raphael Santos.
Na homilia, Dom Luiz Antonio expressou. “Aqui estamos para agradecer. Manifestar nossa gratidão pela vida e vocação de Dom Rafael, nosso terceiro Bispo Diocesano. A palavra é essa: gratidão! Por tudo o que ele fez nesse serviço tão frutuoso na Igreja, pelo Reino de Deus”.
Confira a transcrição da homilia na íntegra (clique aqui).
Antes da bênção final, o Vigário Geral da Diocese, Pe. Jorge Eduardo, que foi ordenado por Dom Rafael, expressou palavras de gratidão e sua emoção ao recordar o legado deste tão amado pastor.
Orações e conferência
Na programação noturna, com a presença dos restos mortais de Dom Rafael Llano Cifuentes, houve a oração das Vésperas, o Santo Terço, conduzido pelas integrantes do Terço das Mães da Catedral, e Palestra sobre a vida de Dom Rafael, ministrada por Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, amigo bastante próximo de Dom Rafael .
Dom Antônio Augusto enfatizou detalhes da vida de Dom Rafael, recordando o quanto este era voltado à natureza, inclusive grandes reflexões para pregações e até livros nasciam em momentos de mergulho no mar.
Ao término houve o translado dos restos mortais de Dom Rafael da Catedral Diocesana para o Seminário Imaculada Conceição, no bairro Tingly, em Nova Friburgo. Chegando à Casa de Formação idealizada e construída durante o pastoreio de Dom Rafael na Diocese. Às 21h teve início a oração das Completas e a Vigília.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)
Fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Lucas Lima
Acompanhe como foi a programação pelo YouTube da Diocese: