Devido à grande repercussão do primeiro retiro "Na Carpintaria de São José", a Área Pastoral de Santo Antônio realizou em 1º de novembro o segundo Retiro, dando continuidade ao seu objetivo, destinando-se às famílias.
O Retiro iniciou com uma Santa Missa, celebrada pelo Pe. Rafael Archetti. Após a Santa Missa, todos participaram de uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida a meditação sobre a Santidade na vida matrimonial e sobre a necessidade de recomeçar. O padre destacou dois aspectos, dois paradoxos de santidade. Primeiro: a necessidade de recomeçar e segundo: pedir ao Senhor que ilumine com sua graça para que o ato conjugal seja atos de santidade.
O padre usou o exemplo da família de Maria e José, que não faltou adversidade. E assim também acontece conosco, tantas vezes precisamos recomeçar. "Precisamos ter uma confiança inabalável na misericórdia de Deus. Isso nós vemos no exemplo de São José, que quando a sua vida parecia acomodar-se em uma circunstância, Deus lhe pede um recomeço " disse ele.
Padre Rafael conduziu as famílias a ter essa coragem de olhar para Jesus com a disposição de recomeçar. "Que possamos permitir que Deus modele nossos corações a partir dos recomeços". De maneira muito didática e com uma linguagem de fácil compreensão, o sacerdote falou sobre a santidade na vida conjugal. Deu uma verdadeira aula, uma catequese sobre esse tema. Ele falou sobre a importância de pedirmos a graça de Deus para não desvirtuar aquilo que é original dos planos de Deus. "Tudo isso nós vamos vendo com o olhar amoroso de São José, para encontar o amor de Deus na pureza do nosso coração".
Aos casais presentes, o padre falou firmemente sobre viver a castidade no matrimônio. "O vínculo de união casto supõe viver santamente os compromissos de seu matrimônio", disse Pe. Rafael com autoridade. Ao final do retiro o sacerdote pediu para as famílias ficarem unidas e deu a benção.
Segundo Lúcia Helena de Melo, esposa e mãe que estava presente no retiro, "parecia que estávamos no céu. Uma grande graça viver momentos como este na nossa comunidade, estávamos precisando desse retiro para avivar as famílias".
Texto e fotos: Pascom da Área Pastoral