As comunidades do Vicariato Episcopal Norte vivenciaram com fé e muita de vocação o dia dedicado à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Santa Missa, procissão, carreata, orações, entre outras atividades marcaram os festejos. Confira.
Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidelândia
No dia 12 de outubro, a Paróquia Santa Rita do Rio Negro celebrou o amor e a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nossa Mãe e protetora, com a Santa Missa às 10h, celebrada pelo Pároco, Pe. Rodolfo Leite, seguida de procissão, na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Areias. E, às 18h, seguimos em procissão luminosa para a Capela Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Maravilha, onde participamos da Santa Missa Campal, às 19h, celebrada pelo Pároco. Foram momentos de grande devoção e agradecimentos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Paróquia São João Batista - Macuco
O dia 12/10, foi um grande momento para todos nós, brasileiros, dia em que celebramos, com muita alegria, a Rainha e Padroeira do nosso Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida!
Somos um povo que ama Nossa Senhora e desejamos de diversos modos honrar e louvar a Deus por ter nos dado uma Mãe tão generosa.
A Paróquia São João Batista juntamente com a Capela Nossa Senhora Aparecida, iniciaram o dia dela com o Santo Terço, às 6h, na capela, logo após um delicioso café comunitário. Mais tarde, às 10h, Santa Missa Solene na Igreja Matriz e em seguida passeio motociclístico com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas da cidade e 12h almoço. Às 18h, procissão saindo do centro da cidade até a Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santos Reis, seguida da Missa Solene e coroação da nossa padroeira do Brasil.
Que Nossa Senhora possa rogar por nós! Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!
Paróquia São João Batista - Laranjais
Dando início às celebrações em honra à Padroeira do Brasil, nossa comunidade Paroquial teve a Santa Missa e Procissão na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Águas Claras.
No fim da tarde foi realizada a tradicional Procissão dos Pescadores nas águas do Paraíba do Sul, rio no qual a imagem da Gloriosa Mãe de Deus foi encontrada pelos pescadores em Aparecida do Norte. Foi celebrada a Santa Missa logo em seguida.
Às 18h, horário Mariano, como sinal de devoção e Igreja em Missão, foi meditado o Santo Terço na Praça de Laranjais e logo em seguida, na Igreja Matriz, Pe. Wellington Moreira encerrou as celebrações com a Santa Missa, obtendo da comunidade uma grande expressão de fé e devoção por Aquela que olha e abençoa esta Terra de Santa Cruz.
Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento – Cantagalo
No dia 12 de outubro, a Igreja celebrou o dia de Nossa Senhora Aparecida, Mãe e Padroeira do Brasil. O dia começou com a Santa Missa solene, às 8h, no Santuário. Pela manhã, às 10h, também foi celebrada a Santa Missa solene no bairro BNH. Às 15h, foi realizada a oração do Santo Terço pela comunidade cantagalense aos pés da imagem de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro do Planalto. Às 18h a procissão partiu do Santuário do Santíssimo Sacramento em direção a imagem de Nossa Senhora Aparecida no Planalto. Em seguida, foi celebrada neste mesmo local a Santa Missa presidida pelo Pároco e Reitor do Santuário, Pe. Higor Moraes de Jesus.
Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Cordeiro
A festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida foi vivida com grande alegria e participação massiva dos fiéis na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Cordeiro.
A programação teve início com o tríduo na capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida, no bairro Constantino, e contou com a presença de Pe. Jone, Vigário Paroquial, Pe. Cícero, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cordeiro, e Pe. Raphael dos Santos, Vice-reitor do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo, que presidiram a Santa Missa entre os dias 9 e 11 de outubro, respectivamente.
O dia 12, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, teve início com a Alvorada nas primeiras horas da manhã percorrendo as ruas do bairro, e às 18h, fiéis se reuniram para oração do Santo Terço na Escola Municipal Nelly de Rezende Maranhão, de onde partiram em procissão até a Capela. As celebrações deste dia foram presididas pelo Pe. Jone e Pe. Arnaldo, Pároco. Por também ser Dia das Crianças, os sacerdotes, em seus respectivos horários de Missa, deram uma bênção especial aos pequeninos presentes.
Em todos os dias de festa ocorreram apresentações musicais com os paroquianos e funcionamento de barraquinhas com comidas típicas.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom das Paróquias
Fotos: Pascom das Paróquias