As comunidades paroquiais do Vicariato Norte celebram com alegria a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus nos dias 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024. Com espírito de gratidão, os fiéis renderam ação de graças pelo ano que se findava e acolheram com alegria o ano vindouro. Confira.
Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidelândia
Na última noite do ano de 2023, o Pároco, Pe. Rodolfo Leite, presidiu a Santa Missa das Vésperas de Santa Maria Mãe de Deus, juntamente com o Te Deum, hino de ação de graças, e teve a participação do Pe. Jone. Em união e com o coração cheio de gratidão pelo ano que se encerra, pedimos a Deus a sua graça e sua benção para o ano que se inicia.
Ao final da celebração, o Pe. Rodolfo expôs o Santíssimo Sacramento, juntamente com Pe. Jone e toda comunidade foi cantado o Te Deum, logo após foi dada a bênção com o Santíssimo Sacramento.
Paróquia São João Batista - Macuco
Celebraremos hoje a Solenidade mais importante reservada aos mistérios da nossa fé, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Inicia justamente com a Virgem Maria que, depois da Santíssima Trindade, é o mais alto grau de culto que nós prestamos.
Ao concluir mais um ano civil, é justo e agradável elevar a Deus nossa oração de ação de graças. Terminou um ano, está iniciando outro. Agradeçamos a Deus pela vida, o ano que vivemos e a proteção Divina que tivemos. Que Ele nos acompanhe e nos abençoe ao longo do novo ano que se inicia. Que o Louvor e o agradecimento façam parte das nossas vidas. Reconhecendo a presença e a atuação de Deus nos aproxima de Sua bondade.
Um Santo e abençoado Ano Novo!!
Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Cordeiro
Com profunda gratidão pelos benefícios recebidos do Senhor, encerramos o ano diante de Sua presença. Com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Arnaldo Carvalho na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, os fiéis se reuniram entoando festivamente o hino do Te Deum em ação de graças a Deus pelo ano que se finda.
Participando também da solenidade que marca o início da história da redenção da humanidade que passou pelo “Fiat” de Maria, celebramos o dia de Santa Maria Mãe de Deus começando o ano pedindo o amparo da Santíssima Virgem Maria.
Paróquia São João Batista - Laranjais
Tal como Sol que ilumina e aquece os que que se colocam sob suas luzes, os fiéis da Paróquia São João Batista, em Laranjais - Itaocara, se colocaram na presença Eucarística do Sol que ilumina e nutre nossas almas na noite do dia 31 de dezembro para celebrar às Vésperas Solenes da Santa Mãe de Deus.
Entoando o Te Deum, os paroquianos que enchiam a Igreja puderam, reunidos, agradecer a Nosso Senhor pelo ano que passou.
Na manhã de 1º de janeiro, com a Santa Missa celebrada pelo Pe. Wellington Moreira, a comunidade pode novamente entregar aos pés da Virgem Santíssima o ano que se inicia.
Área Pastoral Santo Antônio – Jaguarembé
A Área Pastoral de Santo Antônio, em Jaguarembé - Itaocara, celebrou, na segunda-feira (01), a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. A celebração foi presidida pelo Pe. Rafael Archetti, que destacou a importância do dogma da Maternidade Divina, defendido contra Nestório, no século V.
Na homilia, o Pe. Rafael explicou que o dogma da Maternidade Divina afirma que Maria é a Mãe de Jesus Cristo, que é ao mesmo tempo Deus e homem. Essa verdade é fundamental para a fé cristã, pois afirma que Jesus Cristo é plenamente homem e plenamente Deus. O sacerdote lembrou que Nestório, um patriarca de Constantinopla, defendia a ideia de que Maria era a mãe de Cristo homem, mas não a mãe de Cristo Deus. Essa heresia foi condenada pelo Concílio de Éfeso, em 431, que reafirmou o dogma da Maternidade Divina. "A Maternidade divina de Maria é um mistério de fé que nos revela a grandeza de Deus", afirmou o Padre Rafael.
"Maria é a mãe do Filho de Deus, e isso nos dá esperança e confiança no amor de Deus por nós, pois se torna também Mãe da Igreja, Corpo Místico de Cristo". A celebração da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, foi um momento de grande alegria para os fiéis da Área Pastoral de Santo Antônio e os fiéis participaram com muita devoção da celebração.
Na tarde anterior (31/12), houve a Celebração das Vésperas Solenes, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e a recitação do Te Deum, concluindo as atividades pastorais de 2023. Os fiéis puderam contemplar a presença de Jesus Cristo, que é plenamente homem e plenamente Deus, e que foi concebido no ventre de Maria. A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, é um dia especial para os cristãos. É um momento de celebrar a grandeza de Maria, que é a mãe do Filho de Deus, e consagrar o Ano que se inicia aos cuidados maternos da Virgem Santíssima.
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Pascom Paroquial
Fotos: Pascom Paroquial