Em 20 de agosto, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, situada em Olaria - Nova Friburgo, no Vicariato Episcopal Sede, acolheu o Encontro Diocesano de Catequistas. O evento teve início às 8h, contando com a expressiva participação dos catequistas. Devido ao momento pandêmico, cada paróquia pôde enviar cinco catequistas para participar do encontro.
Momentos de formação, adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, entre outras atividades deram vida à programação deste dia, inspirada no tema ‘Vocação e Missão de Catequista – compreender e levar adiante o projeto do Pai, do Filho e do Espírito Santa para caminhar todos juntos na construção do Reino de Deus’.
O Assessor Eclesiástico da Pastoral Catequética na Diocese, Pe. Wellington Moreira, presidiu a adoração ao Santíssimo Sacramento, convidando os catequistas a depositarem as suas causas e o seu serviço pastoral aos pés de Jesus Sacramentado. O Coordenador Diocesano de Catequese, Fabiano Paulino Fiel, também esteve presente durante toda a programação.
O Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, esteve presente no encontro levando uma palavra aos catequistas. “A Catequese que nós queremos é vivencial, experiencial, mistagógica. Catequese mistagógica leva ao encontro com Cristo”, frisou o Bispo. Dom Luiz Antonio também enfatizou a importância do testemunho. “Devemos ter a graça da coerência, falar aquilo que vivemos e viver aquilo que falamos. Senão caímos no farisaísmo, na hipocrisia. Ficamos na cultura da aparência... Jesus critica essa separação entre aquilo que se fala e o que se vive... Santo Antônio já dizia no século XIII: ‘cessem as palavras e falem as obras’”.
“O que vocês fazem é um serviço de amor. Fazem por amor a Cristo. Perseveram, lutam contra todas as adversidades. Como Bispo Diocesano agradeço por tudo e por tanto que vocês fazem em nossa Diocese”, complementou Dom Luiz.
Falando a respeito do Ministério do Catequista, instituído pelo Papa Francisco em maio de 2021, o Bispo Diocesano enfatizou que já foi iniciado na Diocese o processo de preparação para aqueles que serão instituídos no Ministério de Catequista.
Santa Missa
Presidindo a Missa de encerramento do evento, celebração da Assunção de Maria, o Bispo Diocesano, primeiramente, recordou que este é o dogma da esperança, pois estamos celebrando o nosso destino. “O destino de Maria é o nosso destino. Onde estão Jesus e Maria estaremos também nós”, ressaltou Dom Ricci, recordando que este dogma foi proclamado em 1950, em um contexto de pós-guerra, de reconstrução. “Estamos celebrando hoje a nossa salvação, realizada por Jesus Cristo. A certeza da vida eterna, a esperança cristã”, disse o Bispo.
Dirigindo-se aos catequistas, o Bispo manifestou a sua gratidão. “O Senhor chamou, escolheu e vocês estão perseverando! Quero agradecer a perseverança de vocês, o testemunho, o serviço. Este testemunho também atrai outras pessoas para a catequese, o serviço na Igreja, um serviço generoso, desafiador, não é fácil educar na fé”, finalizou Dom Luiz Antonio.
A Santa Missa foi concelebrada pelos Padres Wellington e Marcus Vinícius Falcão, Pároco da comunidade anfitriã.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)