Celebrando o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, as comunidades do Vicariato Norte se reuniram no Tríduo Pascal: Quinta-feira Santa (6/4), Sexta-feira Santa (7/4) e Sábado Santo (8/4), assim como no Domingo de Páscoa (9/4). Vejamos como aconteceram as cerimônias nas diferentes comunidades.
Santuário Diocesano Santíssimo Sacramento – Cantagalo
O tríduo pascal se inicia com a Quinta-feira Santa, dia em que se celebra a instituição de dois importantíssimos sacramentos, a Santíssima Eucaristia e o Sacerdócio. Neste dia, o Santuário em comunhão com toda a Igreja, celebrou a Santa Missa da Ceia do Senhor com o Rito do Lava Pés, às 19h.
Logo após a homilia, Pe. Higor lavou os pés de 12 homens, recordando o gesto de Jesus na Última Ceia.
No dia seguinte, na Sexta Feira Santa, a Igreja celebrou a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A ação litúrgica teve início às 15h. Às 19h do mesmo dia, a comunidade junto com o Pároco iria realizar a procissão do Senhor Morto pelas ruas da cidade. No entanto, devido às chuvas, as 15 estações da Via Sacra foram rezadas e meditadas pela comunidade dentro do templo.
Contemplando o grande mistério da Morte de Cristo e sua descida à Mansão dos Mortos, durante o Sábado Santo aconteceu a veneração do Senhor Morto, das 8h às 16h. Às 20h, foi celebrada a Santa Missa da Vigília Pascal com a grande esperança da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, completando o terceiro dia do Tríduo Pascal.
Paróquia Santa Rita do Rio Negro – Euclidelândia/Cantagalo
O Tríduo Pascal na Paróquia Santa Rita do Rio Negro, em Euclidelândia/Cantagalo contou com a participação dos fiéis paroquianos. Dias de oração, piedade e reflexão na expectativa de celebrar a Ressurreição do Senhor Jesus.