Um dia, quatro Bispos Diocesanos! A Santa Missa com a Deposição dos restos mortais de Dom Rafael Llano Cifuentes terceiro Bispo da Diocese de Nova Friburgo, aconteceu na Capela do Seminário Diocesano Imaculada Conceição, em Nova Friburgo – RJ, na manhã de 24 de agosto. A cerimônia aconteceu no dia em que recordamos a Páscoa de Dom Clemente Isnard, OSB, primeiro Bispo da Diocese.
Presidiu a cerimônia o segundo Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Alano Maria Pena, OP, com a presença de Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, atual Bispo Diocesano; entre demais Epíscopos do Regional Leste 1 da CNBB, da Prelazia Pessoal Opus Dei; diversos presbíteros, diáconos, autoridades civis e leigos. Representando o Regional Leste 1 da CNBB estava presente o novo Secretário Executivo, Pe. Jovane da Rosa Carmo.
Na homilia, Dom Alano enfatizou características marcantes de Dom Rafael.
- Foi um homem ardoroso, apaixonado por Jesus com ardor, empolgado sempre em tudo comunicando sempre com aquela simpatia dele, com uma força espiritual muito grande, mesmo quando a sua saúde já o levava a se encurvar um pouco, a alma estava sempre vibrante. Um homem de Deus! Como ele externou isso em tudo aquilo que ele viveu! Livros maravilhosos, iluminados, cheios do Espírito Santo, para jovens e para adultos nas diversas circunstâncias. Como ele tratou disso!
E recordou.
- Me lembro dos retiros que ele pregou para a nossa Arquidiocese de Niterói, que coisa maravilhosa! Ele com aquele entusiasmo. Às vezes batia na mesa para sacudir a gente um pouco. Toda essa realidade que transbordava! Seu olhar era iluminado! Tenho certeza que agora na glória recebe o abraço do Senhor Jesus e ao mesmo tempo intercede por nós.
Para conferir a homilia na íntegra (Clique aqui).
Agradecimento
Em nome de toda Prelazia Opus Deis, o Vigário Regional, Pe. Fábio Henrique Carvalheiro, destacou diversos momentos da vida de Dom Rafael e agradeceu à Diocese de Nova Friburgo pela iniciativa de trazer os restos mortais de Dom Rafael para o local que ele mesmo desejava, e destacou. “Me emociona ver na Diocese todo carinho que há por Dom Rafael”.
Em seguida, Pe. Marcus Vinícius Moreira Falcão, presbítero da Diocese ordenado por Dom Rafael, falou em nome do Clero. É possível ler o discurso na íntegra (clique aqui).
Dom Luiz Antonio agradeceu a presença de todos, recordando que estes têm profundo “carinho e respeito por Dom Rafael”. Manifestou sua gratidão a Dom Rafael pelo seu “fecundo ministério”, agradecendo ainda aos que ajudaram na construção deste Seminário.
- Ontem havia muitas flores na Catedral e hoje aqui também. Nova Friburgo é também a Capital das Flores. Temos muitas flores aqui, não só as flores naturais, mas também o nosso povo. Dom Rafael foi um ipê amarelo neste jardim de Deus, pois o ipê amarelo se destaca. Eu vi uma frase que não há florestas de ipê, há um ipê na floresta. Dom Rafael foi um ipê para nós, uma referência.
Dom Luiz Antonio finalizou explicando como nasceu a iniciativa para o translado dos restos mortais de Dom Rafael Llano Cifuentes para o Seminário Diocesano de Nova Friburgo.
- Tinha isso no meu coração. Primeiramente, partilhei com meus irmãos bispos do Regional. Depois, pedi a Dom Antônio Augusto para fazer a mediação com o Pe. Fábio, que é o Vigário aqui no Brasil da Opus Dei. Imediatamente iniciamos o diálogo. Pe. Fábio não colocou nenhuma restrição para que trouxéssemos os restos mortais que estavam sepultados no Mausoléu da Opus Dei no Rio para cá... Tudo foi feito por amor e com amor, de uma maneira simples, mas tínhamos que prestar essa homenagem a Dom Rafael... Ele quis preparar o seu lugar aqui, entre o altar e o Sacrário. A partir de hoje não teremos mais tapete, o tapete será ele – concluiu Dom Luiz Antonio.
Sepultamento
No coração da Casa de Formação da Diocese, a Capela do Santíssimo, repousará Dom Rafael Llano Cifuentes, conforme desejou em vida. Seus restos mortais foram depositados na cripta que fica entre o sacrário e o altar, nos momentos finais da Santa Missa. Seja bem-vindo de volta Dom Rafael, agora para sempre!
Texto: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)
Fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese) e Lucas Lima
Acompanhe como foi a programação pelo YouTube da Diocese: