É Natal, nasceu o Salvador! Neste 25 de dezembro, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci presidiu a Missa do Natal do Senhor na Catedral Diocesana São João Batista, em Nova Friburgo. Além dos paroquianos da Catedral, diversos católicos que estavam na cidade para celebrar o nascimento de Jesus com a família, participaram desta Missa.
Concelebraram os Padres Jorge Eduardo Coimbra do Almo, Vigário Geral da Diocese e Pároco da Catedral, e Marcelo Fróes, Vigário Paroquial da Igreja Mãe da Diocese. O Diácono Permanente, Luiz Carlos Capozzi, também estava presente.
O Bispo Diocesano iniciou a pregação recordando os 800 anos do primeiro presépio, idealizado por São Francisco de Assis, o qual apontou como o ‘santo da paz’. “Temos ainda um longo caminho para celebrar a paz autêntica e verdadeira, que vem do Príncipe da Paz (Jesus)... Assumamos um compromisso com a paz”, disse.
Prosseguindo, Dom Luiz propôs uma reflexão.
- Deus sempre falou conosco pelos profetas. Ele sempre teve um canal de comunicação conosco, quem sempre virou as costas foi o ser humano... Ele sempre enviou profetas, mas um dia enviou seu filho. Jesus é o caminho de comunicação do Pai conosco... Não vamos deixar de ouvir esse canal de comunicação que é o amor... O canal de comunicação com Ele está aberto. Temos muitas palavras soltas na internet... Precisamos nos deixar guiar pela palavra de Deus. Essa salva, essa liberta – acrescentou o Bispo.
Falando a respeito de seu cartão de Natal, sua mensagem, enfatizou que este traz a mesma temática do Sínodo que está em curso, e completou. “Vamos alargar o espaço da nossa tenda”. Concluindo a pregação manifestou sua gratidão a Deus. “Obrigado Senhor por assumir a nossa condição. Como é bom saber que temos um Deus tão próximo de nós”.
Ao final, o Prelado convidou crianças e gestantes para receberem uma benção e junto com ele entoar o ‘Parabéns para Jesus’.
Texto e fotos: Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação da Diocese)